Ctb Entidades
9 pág.

Ctb Entidades


DisciplinaContabilidade de Entidades de Interesse Social31 materiais71 seguidores
Pré-visualização2 páginas
( V ) Baseado nas informações do orçamento de vendas, do orçamento de gastos e da política de recebimentos e pagamentos da empresa, o orçamento financeiro de caixa estabelece a previsão e o controle das efetivas entradas e saídas de caixa.
A F \u2013 V \u2013 V 
B V \u2013 F \u2013 V 
C F \u2013 F \u2013 V 
D F \u2013 F \u2013 V 
E V \u2013 F \u2013 F 
Questão 11 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
O Relatório de Atividades deve ser elaborado em todos os exercícios financeiros e também para cada gestão para o caso da prestação de contas englobar vários exercícios.
Analise as proposições marque (V). Verdadeira e (F). Falsa e marque a sequência correta.
De acordo com o CFC O Relatório de Atividades que deve ser mencionado as seguintes informações:
( F ) As demonstrações contábeis e as notas explicativas
( V ) Programas realizados pela entidade,
( V ) O número de pessoas beneficiadas,
( V ) Os meios utilizados para atingir as finalidades
A F \u2013 V \u2013 V \u2013 F 
B V \u2013 F \u2013 F \u2013 V
C F \u2013 V \u2013 V \u2013 V 
D V \u2013 F \u2013 F \u2013 F 
E F \u2013 V \u2013 F \u2013 V 
Questão 12 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
De acordo com Freitag 2012: O estudo de Martin, Barbosa Neto e Araújo (2008), aplicado em uma instituição sem fins lucrativos da Paraíba revelou que um grande problema enfrentado pela Bacharelado em Ciências Contábeis 87 organizações é custeamento de cada serviço disponibilizado por ela. Que o serviço de Contabilidade era terceirizado, e a implantação de um sistema de custos estava sendo implantada
Sobre o método de absorção é correto afirmar que:
A Tem seu fundamento na separação dos custos e das despesas.
B Atribuem apenas os custos variáveis ao produto.
C Também chamado de custeio direto, atribuem apenas os custos variáveis ao produto
D Pode ser estruturado em no mínimo dois estágios
E Aquele que atribui aos produtos apenas os custos de fabricação.
Questão 13 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
De acordo com Freitag 2012: A prestação de contas é exigida pelos órgãos e autoridades ou entidades fornecedoras de recursos e a extensão das exigências variam de um órgão a outro, no entanto os documentos são semelhantes. De forma geral se exige, o relatório de atividades, o conjunto de demonstrações contábeis, informações bancárias.
Analise a questão e marque a alternativa correta:
Sobre as Notas explicativas é correto afirmar que:
A Tem a função de explicar os principais critérios adotados na elaboração das demonstrações contábeis, serve de esclarecimento de operações realizadas pela organização, que refletem no resultado e na evolução patrimonial da entidade.
B Esse documento de forma regista a impressão do auditor sobre às práticas contábeis geralmente aceitas, quanto à evidenciações e suas respectivas notas e se conteúdo das demonstrações refletem a realidade da entidade.
C É apresentada de forma vertical e dedutiva, partindo das receitas, subtraindo custos e despesas até obter o resultado.
D É possível observar a variação no Capital Circulante Líquido da organização, como os recursos foram rearranjados de um período para o outro.
E É possível acompanhar a evolução por forma de ingresso, se doação, subvenção, ou contribuições, em que medida cada uma dessas origens contribui para formação do Patrimônio Social, entre outros dados relevantes para tomada de decisão.
Questão 14 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
De acordo com Freitag 2012: O Controle é uma fase do processo decisório em que, é avaliada a eficácia empresarial e década área, resultando em ações que se propõe a corrigir eventuais distorções.
Sobre o Controle Interno é correto afirmar que:
I \u2013 A legislação brasileira determina que as instituições do terceiro setor em parceria com o Estado sejam submetidas à fiscalização do Ministério Público, que o exercerá com o auxílio do tribunal de contas.
II \u2013 O controle interno, consiste em estabelecer instrumentos e métricas que permitam à entidade acompanhar os recursos empregados para atingimento dos objetos.
III \u2013 O controle administrativo compreende o plano de organização e todos os métodos e procedimentos relacionados à eficiência operacional, em obediência às diretrizes da entidade e relacionam-se de forma indireta com os registros contábeis.
IV \u2013 O controle contábil, engloba o plano de organização e todos os procedimentos relacionados coma a fidedignidade e consistência dos registros contábeis.
Estão corretas somente no que se referem ás proposições:
A I \u2013 II \u2013 III
B I \u2013 III \u2013 IV
C II \u2013 III
D II \u2013 III \u2013 IV
E III \u2013 IV
Questão 15 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Uma entidade do terceiro setor, na área de educação e pesquisa, aproveitaram a oferta de uma grande rede varejista para adquirirem material para realização de seus cursos que iriam iniciar em dezembro de 2015, a aquisição ocorreu em novembro de 2015, sua aquisição de material era suficiente para três anos de atividade, desta forma seu consumo total apenas iria acontecer em meados de 2018. Tal aquisição foi motivada, pelos preços baixos e pelo longo prazo de pagamento da primeira parcela que apenas iria ocorrer em janeiro de 2018, e a última em junho de 2018.
O valor da compra foi de R$ 500.000,00. Descreva o lançamento contábil que o contador deve fazer na escrituração da entidade para registra estes lançamentos?
D \u2013 ativo despesa a apropriar
C \u2013 passivo fornecedor
Questão 16 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
O patrimônio líquido entende-se como a diferença entre ativo e passivo. Descreva porque foi incluído o termo sócia na descrição do patrimônio das entidades do terceiro setor se tornando \u201cPatrimônio Social\u201d?
O termo \u201cSOCIAL\u201d tem por objetivo caracterizar a quem realmente pertence a entidade sem fins lucrativos, ou seja, pertence a sociedade.
Questão 17 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
O terceiro setor consiste em organizações cujo objetivos principais são sociais, em vez de econômicos. A essência desse setor engloba instituições de caridade, organizações religiosas, fundações, entidades voltadas para as artes, organizações comunitárias, sindicatos e associações profissionais e outras organizações voluntárias. Cite quais são as fontes de recursos que financiam as atividades das entidades de terceiro setor?
Através de doações e eventos que a renda será revertida para as ações da entidade social.
Questão 18 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
O terceiro setor consiste em organizações cujo objetivos principais são sociais, em vez de econômicos. A essência desse setor engloba instituições de caridade, organizações religiosas, fundações, entidades voltadas para as artes, organizações comunitárias, sindicatos e associações profissionais e outras organizações voluntárias. Como ocorre a constituição das Associações?
O art. 53 da Lei 10406/2002 rege a constituição das associações, criada pela união de pessoas que se organizam para fins não econômicos, não havendo entre associados, direitos e obrigações.
Questão 19 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Conforme previsto pelo regulamento do imposto de renda, define que as entidades inseridas no terceiro setor são imunes e isentas. Qual a diferença entre imunidade e isenção quando voltado para o terceiro setor?
A diferença é que imunidade está prevista na Constituição Federal enquanto a isenção é concedida por lei.