Buscar

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0615_AV_201702228703 » COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201702228703 - EDNA ANDREA DA SILVA
	Professor:
	LUCIA CORDEIRO CHAGAS DE OLIVEIRA
	Turma: 9007/AC
	Nota da Prova: 8,5    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 23/11/2017 16:20:25
	
	 1a Questão (Ref.: 201703094629)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	De acordo com a teoria do sociólogo Kurt Lewin, chamada de teoria de campos de força social, o status quo é definido como a diferença entre forças impulsoras e forças de resistência. Os diferentes ritmos de interação entre essas forças geram três estágios de mudança. Cite 1(um) e descreva.
		
	
Resposta: Descongelar, mudar. Recongelar, Descongelar primrira fase da mudança abrange a propagação da organização para aceitar que é necessária e envolve a quebra só status quo existente antes de construir um noca forma de operar. Mudar- fase que AZ pessoas começam a resolver suas incertezas e procurar novas maneiras de fazer as coisa,.começam a agir de forma a apoiar a nova direção apontada. Recongelar - quando as alterações tiverem tomado forma e as pessoas abracaremanova foram a de trabalhar ,a organização estará pronta a recongelar.
	
Gabarito: De acordo com a teoria do sociólogo Kurt Lewin, chamada de teoria de campos de força social, o status quo é definido como a diferença entre forças impulsoras e forças de resistência. Os diferentes ritmos de interação entre essas forças geram três estágios de mudança, definidos por: Descongelar - combate à inércia e ao modo de pensar. Mudar - reconfiguração de comportamentos em prática. Recongelar - novo padrão de comportamento é alcançado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702485081)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para obter o melhor desempenho das equipes possível, é preciso realizar sempre quatro ações. Cite 3(três) ações.
		
	
Resposta: Delegar,feedback,avaliar e motivar..conhecer o perfil dos menbros e equipe propiciar e valorizar coesão dos grupos,revisar e verificar os processos, reduzira ociosidade da equipe.
	
Gabarito: 1) Conhecer o perfil dos membros da equipe; 2) Propiciar e valorizar a coesão do grupo; 3)Revisar e verificar os processos; 4) Reduzir a ociosidade da equipe.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702825367)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Matias e Natalia estão participando de uma palestra sobre Comunicação Interpessoal. Neste momento está sendo citada uma das suas funções básicas: estabelecer responsabilidade e autoridade, fixar padrões e esclarecer deveres. Aponte-a:
		
	
	Avaliação.
	
	Desenvolvimento.
	
	Descrição.
	
	Função.
	 
	Controle.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702825435)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias, entre as quais podemos citar: o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar a partir do parâmetro da velocidade do seu membro mais lento. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de tarefa descrita:
		
	
	Abstrata.
	 
	Conjuntiva.
	
	Aditiva.
	
	Inversa.
	
	Disjuntiva.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702304906)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo de rever a atividade produtiva passada para avaliar a contribuição que os indivíduos fizeram para o alcance dos objetivos do sistema administrativo é chamado de:
		
	
	Avaliação de interesse.
	
	Avaliação comportamental.
	
	Avaliação organizacional.
	 
	Avaliação de desempenho.
	
	Avaliação de potencial.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702909677)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O feedback, ou retorno, é essencial para o processo de avaliação de desempenho. O empregado avaliado deve receber o retorno da sua avaliação, isto é, deve ser informado sobre como o seu desempenho foi avaliado, suas deficiências técnicas e comportamentais, o que deve melhorar, o que é esperado dele para a próxima avaliação, etc. O objetivo do retorno pode ser descrito como sendo o de permitir
		
	
	O ganho de eficiência das equipes pela simples aplicação de métodos de avaliação subjetivas garantindo a conquista dos objetivos organizacionais
	
	A ampliação do campo de ação da organização no mercado, melhorando o desempenho de produtos e serviços, além da rentabilidade e do lucro
	 
	O alinhamento do comportamento do empregado com as metas organizacionais estabelecidas proporcionando a melhoria dos resultados e gerando a motivação do empregado
	
	A melhor percepção do cliente daquilo que a organização se esforça para lhe oferecer. Deste modo, a organização aumenta os seus resultados permitindo a melhor remuneração e, portanto, aumentando a satisfação do empregado
	
	A ampliação da motivação do empregado, mas apenas quando recebe elogios pelo desempenho avaliado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702826081)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Mudanças fazem parte do universo corporativo. A chegada de um novo gerente, um processo de fusão empresarial e a implementação de um sistema de informação avançado são exemplos de situações que mudam a rotina das corporações. Neste caso, para ter sucesso,a empresa deve se preocupar com:
		
	
	os gestores que geralmente têm uma ideia errônea de como a mudança está sendo percebida pelos colaboradores.
	
	todas as áreas que devem ser envolvidas, uma vez que o comprometimento das lideranças, nem sempre gera a mudança e simplesmente, com isto, esta não acontece.
	 
	um plano de comunicação muito bem estruturado e elaborado para que se defina o processo de mudança.
	
	que a mudança tão profunda aconteça e mais do que nunca, a comunicação eficaz e o completo implemento das lideranças vitais.
	
	um plano que pode ser estático, pois não precisa ser revisto continuamente para que atinja, de forma adequada, cada público-alvo no momento certo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702826865)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para atingir objetivos de alto rendimento, as empresas vinculam pessoas que se integram aos grupos, desenvolvendo uma sinergia própria para transformá-los em equipes de alto desempenho, cumprindo esses objetivos. Enquanto os grupos de trabalho baseiam seus resultados na somatória dos melhores colaboradores para o seu desempenho, as equipes:
		
	
	constroem a confiança necessária para emitir opiniões e juízos mediante o que e como proceder, e de juízos em relação à determinada pessoa.
	
	permitem uma relação entre os integrantes e observadores, isto é, uma ação de avaliação que passa por juízos, afirmações e declarações
	
	são grupos que cumprem todas as condições das verdadeiras equipes e reúnem membros que também nem sempre estão profundamente comprometidos
	 
	de alto desempenho buscam produtos de trabalho coletivo que requerem um esforço conjunto
	
	demonstram a forma como pensamos, sentimos e queremos algo e assim, na equipe descobrimos que há outros que pensam, sentem, querem e atuam de modo semelhante.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702480753)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as quatro opções citadas como técnicas de gerenciamento do tempo, encontramos?
		
	
	Disciplina;
	
	Força de vontade;
	
	Administração;
	
	Organização;
	 
	Planejamento e execução;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702825443)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	Todo gestor capaz de elaborar planos de trabalho é um líder.
	
	Nem todos os líderes são administradores.
	
	As organizações precisam de lideranças questionadoras e que forneçam visões inspiradoras aos liderados.
	
	Nem todos os gestores são líderes.
	
	Nem o fato da empresa conferir poderes aos seus gestores garantem que esses sejam líderes.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes