apol  Instrumentos Legais
7 pág.

apol Instrumentos Legais


DisciplinaAvaliação da Aprendizagem2.470 materiais92.195 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cA escola, de forma geral, dispõe de dois tipos básicos de estruturas: administrativas e pedagógicas. As primeiras asseguram, praticamente, a locação e a gestão de recursos humanos, físicos e financeiros. Fazem parte, ainda, das estruturas administrativas todos os elementos que têm uma forma material como, por exemplo, a arquitetura do edifício escolar e a maneira como ele se apresenta do ponto de vista de sua imagem\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995. p. 24.
A partir do conteúdo apresentado no texto-base Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva, podemos afirmar que as estruturas pedagógicas se referem:
Nota: 10.0
	
	A
	à gestão de equipamentos e materiais didáticos.
	
	B
	à gestão do mobiliário, distribuição das dependências escolares e espaços livres, limpeza e saneamento básico.
	
	C
	às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo.
	
	D
	à locação e à gestão de recursos humanos, físicos e financeiros.
	
	E
	à gestão dos equipamentos e materiais didáticos, mobiliário, distribuição das dependências escolares e espaços livres.
 
Questão 2/10 - Gestão Escolar
Leia o trecho a seguir:
\u201cA LDBEN 9394/96, elaborada em consonância com os princípios da Constituição Federal, trouxe profundas mudanças para o sistema brasileiro ao consagrar como princípios a liberdade, a autonomia, a flexibilidade e a democracia, abrindo novas possibilidades a gestão escolar\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Marcos Aurelio da Silva. Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2012. p. 20.
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, sobre o trabalho dos gestores escolares no contexto atual, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	O contexto atual tornou sem sentido a presença de um gestor escolar, pois as escolas estão dominadas pela indisciplina.
	
	B
	Atualmente são os pais que fazem a gestão escolar, pois os gestores escolares apenas colocam em prática o que os pais solicitam.
	
	C
	O contexto atual exige dos gestores escolares uma reflexão sobre a gestão educacional e seus fundamento
	
	D
	A gestão escolar atualmente exige dos gestores e demais agentes escolares o retorno às práticas tradicionais de gestão que sempre produziram resultados satisfatórios.
	
	E
	A gestão escolar atualmente exige dos gestores as práticas tecnicistas de gestão.
 
Questão 3/10 - Gestão Escolar
Leia o excerto a seguir:
\u201cO conselho de classe surge embasado no pressuposto de que, num processo coletivo em que existem diferentes óticas dos diversos profissionais, conseguir-se-á, através da soma dessas óticas, o maior conhecimento do objeto que se avalia, para obter, consequentemente, tomadas de decisões mais acertadas\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004. p. 111.
Segundo o livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: quais são os objetivos do conselho de classe?
Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Relacionar os alunos que apresentaram dificuldades de aprendizagem e mal comportamento no decorrer do ano, para que seja direcionados para outra instituição de ensino.
	
	B
	Avaliar a prática pedagógica e organizar as necessidades de aprendizagem das turmas coletivamente.
	
	C
	Articular a direção escolar com a equipe pedagógica para separar os alunos com necessidades educativas especiais.
	
	D
	Repassar regras e avisos estabelecidos no decorrer do ano letivo.
	
	E
	Comunicar à comunidade o consenso docente em relação aos alunos com dificuldades de aprendizagem, para que se registre em ata.
Questão 4/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA implementação de processos e práticas de participação coletiva, bem como a avaliação destas, é fundamental para romper com a lógica autoritária em que se estruturam as concepções e práticas dominantes de organização e gestão escolares\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad5.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.
Conforme o texto-base A escola como lócus de formação docente, a gestão escolar é mediadora da formação contínua dos professores. Qual alternativa apresenta os grandes desafios vividos pelos gestores escolares, na busca por uma gestão democrática? Analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A dificuldade para promover relações humanas de cooperação e solidariedade no interior da escola.
	
	B
	A quantidade elevada de alunos em sala de aula.
	
	C
	A dificuldade de administrar o tempo para se envolver com o profissionalismo docente.
	
	D
	A insuficiência de professores em busca de formação continuada.
	
	E
	O contato excessivo com a prática e a reflexão insuficiente sobre a teoria.
Questão 5/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o excerto a seguir: 
\u201cA gestão democrática não é só um princípio pedagógico. É também um preceito constitucional. O parágrafo único do artigo primeiro da Constituição Federal de 1988 estabelece como cláusula pétrea que \u2018todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente\u2019\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://institutogate.com.br/download/artigos/Luciana%20Machado.pdf> Acesso em 16 set. 2016.
De acordo com o texto-base Projeto político-pedagógico e gestão democrática, a gestão democrática exige uma ruptura na prática administrativa da escola com o enfrentamento das questões da exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares. Esse compromisso implica:
Nota: 10.0
	
	A
	a transferência da responsabilidade de construção do projeto político-pedagógico aos pais.
	
	B
	a necessidade de abordagens behavioristas, como forma de estimular o bom comportamento.
	
	C
	a construção coletiva de um projeto político-pedagógico ligado aos interesses e necessidades da população.
	
	D
	a valorização da meritocracia, pois os alunos que permanecem no ambiente escolar sem dificuldades devem ser premiados.
	
	E
	o controle total do ambiente escolar, requerendo dos profissionais da educação planejamento e previsão impecáveis.
Questão 6/10 - Gestão Escolar
Leia o extrato de texto a seguir:
\u201cO conselho de classe constitui um momento próprio de reflexão sobre a prática educativa escolar, constituído em um espaço prioritário da discussão pedagógica, composto principalmente, pelos docentes e pela equipe técnico-pedagógica\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004. p. 57.
Sabemos que o conselho de classe é uma instância avaliativa. Nessa perspectiva, de acordo com o livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: quais devem ser as ações do educador nesse processo? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Levantar dificuldades em relação ao desempenho dos alunos.
(  ) Avaliar e vigiar a competência e desempenho dos outros professores, para denunciar os profissionais de ensino que estão aprovando alunos inaptos.
(   ) Identificar lacunas no processo de ensino-aprendizagem.
(  ) Apontar alternativas de superação e se