Plágio
1 pág.

Plágio


DisciplinaPortuguês70.915 materiais1.675.907 seguidores
Pré-visualização1 página
Plágio
	Plágio é um ato criminal que consiste na cópia de textos na integra ou parciais como também das ideias centrais dos assuntos redigidos pelos autores. Esse crime gera graves consequências para o criminoso, pois além de não ter o domínio do conhecimento do assunto e com isso não apresentará soluções adequadas para os problemas para enfrentara na vida profissional.
	Antes da invenção da imprensa muito dos méritos das obras inventadas eram dados aos copiadores, pois na maioria das vezes eram eles que recebiam as remunerações. Após a invenção da imprensa a publicação de artigos e textos começou a ser feita em massa e com isso os problemas com cópia aumentaram tendo que ser criadas as leis que garantissem a proteção do direito ao patrimônio da obra e também a proteção a sua integridade. Sendo assim a sua proteção passou a ser toda vida do autor e inclusive passada aos seus herdeiros legais.
	A lei da constituição brasileira que se refere ao plágio é a Lei número 9.610, de fevereiro de 1988, lei essa que garante totais direitos aos autores mesmo que seus estudos sejam apoiados financeiramente. Obras que são protegidas pela lei são: textos literários, artísticos, obras teatrais, musicas, obras cinematográficas, obras de arte, programas de computadores, adaptações literárias, entre outras. Perante a lei a pessoa que tem os direitos autorias sobra qualquer texto é sempre a pessoa física que a gerou e não a pessoa jurídica. Após que ocorra a morte do autor a lei prevê que a proteção dessa obra durara 70 anos contados desde o primeiro dia de janeiro do ano subsequente e os direitos pertenceram para os herdeiros legítimos. Nesta mesma lei informa que quando textos forem citados: Na imprensa diária ou periódica; Em discursos de qualquer natureza; Retratos ou qualquer outra forma de representação de imagem; Em obras literárias ou cientificas; Citação em livros, jornais, revistas ou qualquer do gênero; Representação visual ou musical; não serão considerados plágios, mas sim pequenas citações. No Brasil o ato de plagiar é considerado um crime, que como a lei prevê com pena de multa e prisão.