FÍSICA TEÓRICA III
11 pág.

FÍSICA TEÓRICA III


DisciplinaFísica III16.110 materiais190.803 seguidores
Pré-visualização4 páginas
e , consequentemente, duas forças distintas agindo no mesmo ponto.
Em um laboratório de elétrica, desenvolveu-se o experimento que consistia em colocar duas cargas elétricas positivas, de Q1=4 \u3bcC e Q2=5 \u3bcC, em vácuo separadas pela distância de 20cm. (Considere k0 =9x109N.m2/C2)
90N
A teoria de Processos de eletrização nos permite afirmar que não é possível eletrizar uma barra metálica ao segurarmos a mesma com a mão. Esse fato possui a seguinte explicação
 tanto a barra metálica como o corpo humano são bons condutores
Uma lâmpada incandescente (de filamento) apresenta em seu rótulo as seguintes especificações: 60 W e 120V. Determine:
a) a corrente elétrica i que deverá circular pela lâmpada, se ela for conectada a uma fonte de 120V.
Os dados do exercício são a potência elétrica e a tensão elétrica da lâmpada.
P = 60 W
U = 120V
Para encontrar a corrente elétrica com estes dados utilizamos a equação da potência elétrica em um resistor.
P = U.i
i = P / U
i = 60 / 120
i = 0,5 A
b) a resistência elétrica R apresentada pela lâmpada, supondo que ela esteja funcionando de acordo com as especificações.
Agora que temos a corrente elétrica utilizamos a equação do resistor para encontrarmos o valor da resistência elétrica.
U = R.i
R = U / i
R = 120 / 0,5
R = 240\u3a9
O conceito de potencial representa um sofisticado recurso matemático para a resolução de problemas de eletromagnetismo.
Considere o campo elétrico gerado por uma carga puntiforme Q=16\u3bcC no vácuo. Determine o potencial elétrico no ponto A a 8 cm da carga.
1.800V
Um aparelho quando ligado a uma rede elétrica que fornece uma tensão de 120 V, dissipa uma potência de 30 W. A corrente estabelecida nesse aparelho tem valor igual a:
 250 mA
De acordo com a lei de Faraday-Lenz, pode-se afirmar que: 
i) Existirá uma corrente elétrica induzida em uma espira circular quando houver variação no fluxo magnético que atravessa a espira; 
ii) Se o fluxo magnético através da espira não variar com o passar do tempo, então, não haverá corrente elétrica induzida na espira; 
iii) A corrente elétrica induzida em uma espira circular terá o mesmo sentido da variação do fluxo do campo magnético. A única alternativa correta é?
 i e ii estão corretas e iii está errada.
A luz é uma energia radiante que impressiona os olhos e é chamada, de forma mais técnica, de onda eletromagnética. Uma onda eletromagnética é:
 Um tipo de onda formada por um campo elétrico e outro campo magnético que são perpendiculares entre si e que se deslocam em uma direção perpendicular às duas primeiras.
Amperímetro é um aparelho que serve para medir
 intensidade de corrente elétrica;
Campo Magnético pode ser entendido de forma qualitativa como a influência que um material magnético exerce ao seu redor. Assim como associamos a influência elétrica, ao campo elétrico, associaremos a influência magnética ao campo magnético,
Levando em conta o exposto anteriormente, determine a intensidade da força magnética que atua sobre a carga positiva de 10C, atravessando o vácuo com velocidade igual 100m/s e que forma um ângulo de 30o com o vetor campo magnético B de intensidade igual a 20T.
10.000N
A lei de Du Fay avalia a interação elétrica (repulsão e atração) entre duas cargas. Avalie a interação de duas cargas elétricas que possuem:
a) mesmo sinal: Ocorrerá repulsão
b) sinais opostos: Ocorrerá atração
Intensidade de corrente elétrica num condutor é igual à carga elétrica total que atravessa uma:
 secção transversal do condutor na unidade de tempo;
Um resistor ôhmico quando submetido a uma ddp de 6 V é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade 2 A. Qual é a ddp que deve ser aplicada ao resistor para que a corrente elétrica que o atravesse tenha intensidade 3,2 A?
V = R x i
6 = R x 2
R = 3
 
V = R x i
V = 3 x 3,20 = 9,60V.
Quantidade de carga elétrica que passa por um condutor em 1 segundo é conhecida como
 corrente elétrica;
James Clerk Maxwell, conhecido atualmente pelas suas famosas equações, ou equações de Maxwell, conferiu tratamento matemático às equações de Ampère, Faraday e Gauss, prevendo teoricamente a existência de uma onda que é resultante de dois efeitos, a variação de campo magnético e a variação de campo elétrico.
Com relação ao exposto, identifique a opção INCORRETA.
 As ondas eletromagnéticas, entre as quais a luz, possuem velocidades de propagação diferentes no vácuo.
O campo elétrico gerado em P, por uma carga puntiforme positiva de valor +Q a uma distância d, tem valor absoluto E. Determinar o valor absoluto do campo gerado em P por uma outra carga pontual positiva de valor +2Q a uma distância 3d, em função de E.3
E' = 2 E/9
No circuito esquematizado a seguir, a diferença de potencial entre os terminais da bateria é de 12 V. Qual a corrente elétrica que flui no resistor de resistência igual a 60 ohms ?
0,2 A
As micro-ondas são exemplos de ondas eletromagnéticas com frequência na faixa de 108 a 1012 Hz. Suponha que um tipo de micro-onda tenha frequência f igual a 1010 Hz. Determine o seu comprimento de onda \u2022em centímetros. Considere a velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas igual a 3.108 m/s.
Dado: v = \u3bb.f
3 cm.
Uma carga puntiforme de -10 x 10-6 C é lançada em uma campo elétrico de intensidade 10 6 N/C e a mesma adquire um sentido horizontal. Podemos afirmar que a intensidade da força que atua sobre a carga neste caso é igual a:
10 N
Uma pequena esfera metálica carregada toca em uma esfera metálica isolada, muito maior, e inicialmente descarregada. Pode-se dizer que
 a esfera pequena perde a maior parte de sua carga;
Um corpo apresenta-se eletrizado com carga Q = 48 \u3bcC. Determine o número de elétrons retirados do corpo para que ficasse com esta carga
DADO: módulo da carga do elétron: 1,6.10-19 C
3.1014 elétrons
Um condutor metálico é percorrido por uma corrente elétrica contínua e constante de intensidade 32 mA. Determine:
Dado: carga elétrica elementar e = 1,6.10-19 C
a) a carga elétrica que atravessa uma seção reta do condutor por segundo;
 i = Q / tempo
32 x 10-3 = Q/1
Q = 3,20 x 10-2C.
b) o número de elétrons que atravessa uma seção reta do condutor por segundo.
Q = n x e- 
3,20 x 10-2 = n x 1,60 x 10-19
n = 2,0 x 1019 elétrons.
A primeira lei de Ohm diz que a tensão elétrica é igual ao produto da corrente elétrica com a resistência elétrica. A respeito dos conceitos de tensão, corrente e resistência elétrica, podemos afirmar que
 corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons e é diretamente proporcional à tensão elétrica.
Dois resistores, A e B, estão ligados em paralelo e sua resistência equivalente é 8 ohms. Sendo a resistência de A quatro vezes maior que a de B, podemos afirmar que a resistência de A, em ohms, é:
 40.
Joana penteia seu cabelo. Logo depois verifica que o pente utilizado atrai pequenos pedaços de papel. A explicação mais plausível deste fato é que:
 o pente se eletrizou;
Considere três pequenas esferas condutoras idênticas A, B e C. As cargas de cada uma dela são qA = 4C, qB = - 2C e qC = 3C. A esfera A é colocada em contato com a esfera B e, depois separadas. Logo em seguida, a esfera A é encostada à esfera C. Determine a carga de cada uma das estferas ao final deste procedimento.
DADO: Em sistemas fechados eletricamente a carga é conservada, ou seja Q1 + Q2 = (Q´)1+(Q´)2
 (Q´)A = 2C
(Q´)B = 1C
(Q´)C = 2C
Considere um fio longo reto, percorrido por uma corrente elétrica constante. Sendo o módulo do vetor indução magnética produzido pela corrente a 5,0 cm do fio igual a 2,0T, a intensidade do vetor indução magnética a 10 cm do mesmo fio, quando percorrido pela mesma corrente será igual a.
DADO: O VETOR INDUÇÃO MAGNÉTICA É INVERSAMENTE PROPORCIONAL À DISTANCIA.
1,0 T
O gráfico a seguir mostra a variação da carga Q que atravessa um condutor em um determinado intervalo de tempo. Com base nos dados colhidos deste gráfico, podemos afirmar que a corrente elétrica que circula no condutor é igual a:
4 mA 
Em seus trabalhos, no ano de 1820, o físico dinamarquês
TIAGO
TIAGO fez um comentário
Quando se analisa a estrutura de custos de uma empresa, é possível perceber que os custos são divididos em duas categorias: custos fixos e custos variáveis. Os custos variáveis só ocorrem quando a produção inicia suas atividades: se a produção sobe, eles sobem junto e se a produção cai, eles caem na mesma proporção. Inclusive o raciocínio é válido para o caso de a produção parar, nesta situação não há custos variáveis ocorrendo. O pesadelo de todo gestor financeiro chama-se custo fixo, afinal, esse é o custo que acontece com produção alta, baixa e até sem nenhuma produção. É exatamente o custo fixo que precisa ser diminuído ao máximo e controlado diariamente, pois ele é capaz de consumir todo o lucro gerado pela operação em caso de descontrole. Exatamente pelo temor do peso do custo fixo na empresa, os gestores financeiros calculam periodicamente o índice de cobertura de pagamentos fixos, que tem a seguinte fórmula:... Veja mais
0 aprovações
Carregar mais