APOL  NOTA 100 ETICA E FUND. FILOSOFICOS
5 pág.

APOL NOTA 100 ETICA E FUND. FILOSOFICOS


DisciplinaGeografia21.669 materiais868.196 seguidores
Pré-visualização2 páginas
pp. 303-308.Piaget, observando crianças, estabeleceu quatro etapas da formação da consciência moral dos indivíduos.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, relacione corretamente as etapas da formação da consciência moral às suas características.
Anomia 2.	Heteronomia 3.	Socionomia 4.	Autonomia
( ) Etapa em que se obedece as normas para receber recompensa ou evitar o castigo.
( ) A criança já interiorizou as normas morais e passa agir conforme elas.
( ) As normas morais vão se firmando por meio da relação com outras crianças.
( ) Etapa do comportamento puramente instintivo, de fuga da dor e busca pelo prazer.
 
A	4, 1, 3, 2 B 1, 2, 3, 4 C 2, 3, 1, 4 D 3, 4, 2, 1 E	 2, 4, 3, 1 correta
Questão 8/10 As realizações de Kant deveram-se ainda ao fato de que ele representou muito bem o espírito crítico do Esclarecimento do século XVIII. Trata-se de um espírito de radical questionamento e auto-reflexão, que exige de toda atividade humana que possa justificar-se ante o tribunal da razão. Kant aplicou esse espírito em cada área da vida: às ciências, à crítica estética, à moralidade, à política e acima de tudo à religião. [...]. Na teoria do conhecimento, Kant é um racionalista, mas limita o conhecimento humano ao que pode ser dado pela experiência. [...]
Fonte: WOOD, Allen W. Kant. São Paulo: Artmed, 2008.
De acordo com o fragmento de texto apresentado e com os conteúdos do livro-base, qual a compreensão do Kant para a questão do conhecimento?
 
Assinale a alternativa correta:
A Kant compreendia a objetividade do conhecimento como totalidade da realidade histórica, o que era sempre visto como ponto indispensável para a validação do saber como filosófico e científico.
B	Kant concebia o conhecimento como objetivista, ou seja, como algo que constrói relações objetivas a partir das práticas e das representações das práticas, o que conferia ao mundo social o seu caráter de evidência natural.
C	Kant entendia que o conhecimento não é resultante apenas do objeto ou do sujeito, mas sim da ação dinâmica entre sujeito e objeto, sendo que a experiência é aquilo que mantém o conhecimento sempre atualizado. correta
D	Kant deduzia que a reflexão filosófica acerca do conhecimento deveria harmonizar-se com a experiência e a consciência moral, pois estes seriam os únicos guias confiáveis para a ação da ciência.
E	Kant percebia o conhecimento como atitude investigativa da realidade, a serviço de um objetivo prévio, posto em prática intencionalmente; a partir da qual resulta a prática consciente do humano no mundo social.
Questão 9/10 Leia o fragmento de texto a seguir: [...] Certeza se opõe a indecisão. A certeza indica, afirma Comte, a eliminação das dúvidas, dos problemas insolúveis da antiga metafísica: não existem problemas que não possam ser resolvidos com os resultados da ciência - nem o homem deve pôr-se outros problemas, estes seriam, na linguagem moderna, pseudoproblemas. [...]
ROVINGHI, Sofia Vanni. Filosofia contemporânea: do século XIX à neoescolástica. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2004.(p. 120)
De acordo com o texto e com o conteúdo e livro-base da disciplina, qual motivo faz com que a metafísica seja, pouco a pouco, substituída pelo método positivo, da ciência?
A Segundo Comte, a metafísica, enquanto método, não chega a explicar, de fato, coisa alguma. correta
B Segundo Comte, a metafísica explica apenas mistérios da natureza, baseados em elementos sobrenaturais.
C Segundo Comte, a metafísica busca apenas uma reinterpretação das ideias de Marx e Engels.
D Segundo Comte, a metafísica inspirava o fortalecimento do clero e a valorização dos ideais burgueses.
E Segundo Comte, a metafísica, enquanto método, postula um retorno à verdadeira essência humana.
Questão 10/10
\u201cToda moral é uma longa e audaciosa falsificação, graças à qual se torna possível uma alegria perante o espetáculo da alma\u201d.
NIETZSCHE, F. Para Além do Bem e do Mal. São Paulo: Martin Claret, 2003. p. 206
A citação acima retoma a ideia de Aristóteles de que o bem agir e o desenvolvimento de atributos e qualidades é que levam o ser humano a ser feliz. Com base no livro da disciplina, podemos dizer que a esses atributos e qualidades ele deu o nome de...
A	Valores
B	Virtudes correta
C	Normas morais
D	Boas ações
E	Teleologia