Buscar

ATPS Adm 8º Semestre 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capital Humano: peça valiosa no mundo contemporâneo
Apenas pegando um flash do tradicional filme “Tempos Modernos” dirigido por Charles Chaplin em 1936, relata uma realidade que aconteceu nos Estados Unidos após a crise de 1929, quando ocorreu uma depressão por parte da sociedade levando-a ao desemprego e à fome. Aconteceu porque antigamente não existia colaborador de uma empresa ou indústria, eram apenas nomeados “chefes de setor”, que ostentavam a burguesia e comando sobre o proletariado; e os operários, que trabalhavam em uma linha de montagem, fazendo sempre as mesmas tarefas repetitivas pensando apenas no poder do seu salário e em ideias que nunca eram ouvidas. Os chefes não trabalhavam em prol de uma melhor gestão de pessoas, mesmo as desigualdades sociais sendo tão elevadas. Para eles o melhor funcionário era aquele que realizava a tarefa em menos tempo e pronto, não planejavam treinamentos, não eram líderes integrados em suas equipes, não queriam ver até onde e o que o colaborador poderia oferecer, novas ideias, para um futuro melhor da empresa.
Com a introdução do Partido Democrático com o Presidente Franklin Delano Roosevelt em 1932, foi estabelecido o “New Deal”, o “novo curso”. Este tinha por objetivo recuperar a economia abalada pela crise. Para este foi feito novos mecanismos como: “códigos de concorrência honrada”, que monitorava a quantidade a ser produzidos os produtos, preços e salários; e a redução da semana de trabalho, pois ajudavam a trazer de volta a mão de obra. Isso ainda resultou em sua reeleição, porque fez parte de novas iniciativas para salvar o sistema capitalista. 
Ao passar dos anos, esses projetos vem ficando cada vez mais impactantes. Os antigos “chefes” estão se tornando “gestores” e percebendo que o capital intelectual é mais importante que qualquer outra ferramenta dentro das empresas. Assim os gestores precisam aprender a lidar melhor com as mudanças que cada vez mais vem surgindo. Tendo como objetivo colocar parte das práticas tradicionais e inovadoras com as novas tecnologias dentro das organizações. Os gestores têm que está preparado para atuar em novo conceito inovador de gestão de pessoas. 
Os aspectos fundamentais das mudanças organizacionais foram às pessoas serem valorizadas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros da empresa capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso. Com as novas mudanças o profissional de gestão de pessoas passou a ter como objetivo administrar os comportamentos internos potencializando o capital humano passou agregar, aplicar, recompensar, remunerar. Para que esta administração fosse totalmente eficaz nos objetivos foi necessário que as pessoas viessem ser tratadas como fontes de sucesso tornando-as peças fundamentais nas organizações, ou seja, agentes ativos no processo organizacional. Hoje a gestão de pessoas tem como base seis processos dinâmicos que são: Processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. O foco não está mais nas tarefas, e sim nos processos que transitam de ponta a ponta. 
A reestruturação deve ser envolvida a organização como todo focando nas partes mais afetadas e procurando correção as partes que ainda não foram atingidas e não apenas em suas partes, mas destacadas. Este processo de reorganização empresarial sempre provocou a substituição funcional pela rede de equipes desfocadas no processo. O gestor de pessoas tem um papel de gerenciar pessoas e uma responsabilidade de linha observando, identificando, detectando, avaliando novos riscos. O gestor ou líder depende da organização de como e chamado deve descrever e aplicar grandes ações e tarefas e motivando a sua equipe para realização de cumprimento das metas, fazendo a equipe entenderem e tomar medidas corretivas para analisar o marco do aprendizado e assim fazendo a chamada coparticipação entre lideres e subordinados fazendo a perceber que ambos estão trabalhando para uma mesma linha de direção. 
A integridade e desenvolvimento da empresa dependem exclusivamente de seus colaboradores a prestação de serviço depende de sua equipe de gerentes, supervisores e funcionários para execução de seus projetos para que o sucesso seja efetivo. Para que aconteçam mudanças e os projetos venham ser concluídos e chegue a sua fase final o gestor de pessoas deve habitualmente analisar e verificar dentre sua equipe quais são as peças fundamentais para que a execução não tenha perda em sua linha de produção, pois a base para fundamento e a chamada avaliação, mas e preciso para obter claramente estes dados a visibilidade do todo deixando as influencias negativas de lado e buscando cada vez mais as mudanças necessárias para cada funcionário. 
É importantíssimo ressaltar que, quanto à descentralização as organizações vêm ganhando espaço dentro das organizações que anteriormente eram limitadas dispersam entre si estratégias, ganhando visão das práticas de RH e passa a ter necessidade de cada vez mais buscar atividades que venham dar funcionalidade nas tarefas burocráticas.

Outros materiais