Buscar

ciclo de krebs (resumo)- bioquimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bioquímica: Ciclo de Krebs (resumo)
- Definição (conceito geral):
O ciclo de Krebs, também conhecido como ciclo do ácido tricarboxílico (TCA) ou ciclo do ácido cítrico, é uma via central comum (ou seja, está presente em vários processos do nosso organismo), sendo uma das principais vias do nosso metabolismo de produção energética (ATP).
- Onde ocorre:
O ciclo de Krebs ocorre, nos seres humanos, na mitocôndria (ou mais especificamente, na matriz mitocondrial da célula), permitindo, assim, que intermediários idênticos sejam utilizados dentro e fora da mitocôndria com propósitos diferentes. Embora o ciclo do TCA não utilize oxigênio em nenhuma das reações, ele necessita do metabolismo oxidativo na mitocôndria para a reoxidação das coenzimas reduzidas.
- Como ocorre:
O ciclo de Krebs tem início com a Acetil-CoA (produto comum do catabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas), através da qual retira oxidativamente elétrons para a produção da maioria das coenzimas reduzidas, que são usadas para gerar o trifosfato de adenosina (ATP) na cadeia transportadora de elétrons. 
- Defeitos no ciclo:
Os defeitos metabólicos envolvendo enzimas do ciclo do TCA são raros, porque o funcionamento do ciclo é absolutamente essencial para a manutenção da vida. Porém, quando ocorrem, limitam a produção de ATP, e as células, quando privadas de ATP, morrem rapidamente ou são altamente prejudicadas funcionalmente. Os tecidos que utilizam oxigênio em alta velocidade, como o sistema nervoso central e os músculos, são os mais suscetíveis a esses defeitos. 
- Funções:
Redução de coenzimas (principal função);
Produção de CO2;
Produção de GTP (possui a mesma equivalência energética do ATP);
Fornecer grande quantidade de energia livre para a síntese de ATP pela fosforilação oxidativa;
Produção de energia (ATP);
Participação na biossíntese (produção de compostos químicos complexos).
- Enzimas importantes no ciclo:
Citrato sintase: inicia o ciclo do TCA catalisando a condensação da acetil-CoA para formar ácido cítrico;
Aconitase: atua com o intuito de aumentar a especificidade das moléculas (isomeria/possuem carbono quiral (ou seja, se ligam a 4 moléculas diferentes));
Isocitrato desidrogenase e α-cetoglutarato desidrogenase: catalisam duas reações sequenciais, nas quais o NAD+ é reduzido a NADH e o CO2 é liberado (a isocitrato desidrogenase produz α-cetoglutarato desidrogenase, que, por sua vez, atua como um complexo).
- Conceitos importantes:
Ácidos graxos e muitos aminoácidos formam acetil-CoA por vias que não incluem o piruvato. É por essa razão que se afirma que o ciclo do TCA é iniciado com a acetil-CoA, não com o ácido pirúvico;
 A atividade do ciclo do TCA é rigorosamente regulada pelo suprimento de substrato, por efetores alostéricos (são enzimas que contêm uma região separada daquela em que se liga o substrato, na qual pequenas moléculas regulatórias (efetores) podem ligar-se e modificar a atividade catalítica das mesmas) e pelo controle da expressão gênica, de tal modo que o consumo de combustível esteja coordenado com a produção de energia;
No seu papel biossintético, o ciclo do TCA fornece intermediários essenciais para a síntese de glicose, ácidos graxos, aminoácidos e heme, assim como o ATP necessário para sua biossíntese;
Reações anapleróticas do ciclo: também chamadas de reações de “preenchimento”, as reações anapleróticas, por meio de enzimas, abastecem o ciclo do TCA com outros intermediários, que não acetil-CoA (mas que sejam similares a esta), para manter a atividade do ciclo.
- Casos clínicos:
No ciclo, a descarboxilação (quebra de C-C) do piruvato (que depois é transformado em Acetil-CoA, dando início ao ciclo), é dependente da tiamina (também conhecida como vitamina B1, que é hidrossolúvel). A “quebra” do ciclo de formação dessa vitamina pode levar a sérias complicações em nosso organismo, tais como:
Beriberi: fraqueza muscular, problemas gastrointestinais, dificuldades de respiração, etc;
Alcoolismo: o consumo de álcool, em excesso e sem a ingestão de alimentos, inibe o transporte de tiamina e de outras vitaminas hidrossolúveis através da mucosa intestinal.

Outros materiais