Buscar

Escore de condição corporal de ovinos e caprinos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Uberlândia
Resumo: Escore de Condição Corporal
Estagiaria: Mariana Tizzo
Escore de condição corporal (ECC) é um método prático que estima o estado nutricional dos animais por meio de uma avaliação visual e/ou tátil. O método é rápido, prático e barato, reflete as reservas energéticas dos animais e serve como auxiliar na indicação de práticas a serem adotadas no manejo nutricional do rebanho. A avaliação é baseada na palpação da região dorsal da coluna vertebral, verificando a quantidade de gordura e músculo, onde as notas são dadas aos animais de acordo com a quantidade de reservas de tais. 
A importância da avaliação do escore corporal decorre do conhecimento sobre a partição de nutrientes da dieta de acordo com a priorização das necessidades do animal. O conhecimento do ECC do rebanho contribui para a tomada de decisões sobre medidas de impacto na produção e nos custos do empreendimento pecuário. De fato, é possível ajustar épocas de desmamar as crias ou definir quando e quanto suplementar a dieta de matrizes, visando a reduzir o período de anestro pós-parto Além disso, conhecer o ECC é útil até mesmo na predição do desempenho produtivo e reprodutivo.
As notas são dadas aos animais de acordo com a quantidade de reservas teciduais, especialmente de gordura e de músculos. 
Para o animal ter a nota de ECC 1, ele é considerado caquético ou emaciado e a avaliação para tal e quando os processos transversos e os processos espinhosos estão proeminentes e visíveis. Há total visibilidade das costelas, a cauda está totalmente inclusa dentro do coxal e os íleos e os ísquios mostram-se expostos. 
Para o animal ter a nota 2, ele é considerado magro e sua avaliação é de ossos estão bastante 
salientes, com certa proeminência dos processos dorsais e dos íleos e dos ísquios. As costelas têm pouca cobertura, os processos transversos permanecem visíveis e a cauda está menos inclusa nos coxais. 
Para animal nota 3, ele é considerado médio ou ideal e sua avaliação é de acordo com a suave cobertura muscular com grupos de músculos à vista. Os processos dorsais estão pouco visíveis; as costelas, quase cobertas; e os processos transversos, pouco aparentes. Ainda não há camadas de gordura; a superfície do corpo está macia e a pele está flexível. 
Para animal nota 4, ele é considerado gordo e sua avaliação é de boa cobertura muscular, com alguma deposição de gordura na inserção da cauda. As costelas e os processos transversos estão completamente cobertos. As regiões individuais do corpo ainda são bem definidas, embora as partes angulares do esqueleto pareçam menos identificáveis.
Para animal nota 5, ele é considerado obeso e sua avaliação é quando todos os ângulos do corpo estão cobertos, incluindo as partes salientes do esqueleto, onde aparecem camadas de gordura (base da cauda e maçã do peito). As partes individuais do corpo ficam mais difíceis de ser distinguidas e o animal tem aparência arredondada. Este estado só é aceitável para animais terminados, prontos para o abate.

Outros materiais