Buscar

Av2 patologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Professor:
	THIAGO DUTRA VILAR
	Turma: 9013/M
	Nota da Prova: 5,8 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 07/06/2013 17:20:41
	
	 1a Questão (Cód.: 44948)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em tecidos necrosados, a alcalinidade está aumentada, provocando uma diminuição da solubilidade do carbonato de cálcio, facilitando sua precipitação. Que tipo de calcificação pode ocorrer em tecidos necrosados?
		
	 
	hiperplásica.
	
	displásica.
	
	metastática.
	
	metaplásica.
	 
	distrófica.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 41590)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Selecione a alternativa que corresponde ao conceito de Metaplasia:
		
	
	Aumento do volume das células decorrente de alteração patológica
	
	Mutação de uma espécie celular embrionária para outro tipo de célula de linhagem diferente
	
	Condição adquirida caracterizada por alteração do crescimento e da diferenciação celular
	 
	Mudança de um tipo de célula adulta e madura para outro tipo também adulto e maduro
	 
	Aumento da quantidade de células no tecido decorrente de alteração patológica
	
	
	 3a Questão (Cód.: 77268)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Normalmente a aterosclerose é relacionada apenas aos danos causados no coração, que levam ao infarto do miocárdio. No entanto, a falta de irrigação sanguínea no cérebro causa danos irreversíveis como a atrofia senil, que diminui muito a capacidade cerebral. Podemos afirmar que o córtex cerebral responde a falta de circulação, com:
		
	
	Hipertrofia
	
	Displasia
	 
	Atrofia
	 
	Necrose
	
	Metaplasia
	
	
	 4a Questão (Cód.: 38343)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O derrame pericárdico constitui-se do extravasamento exagerado de fluido límpido, diluído, derivado do plasma sanguíneo devido a um processo inflamatório. Sobre esse tipo de inflamação, é CORRETO dizer que se trata de:
		
	
	inflamação ulcerativa
	
	inflamação fibrinosa
	
	inflamação supurativa
	 
	inflamação serosa
	
	inflamação piogênica
	
	
	 5a Questão (Cód.: 77238)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre os tipos de inflamações agudas, julgue as premissas I- A inflamação serosa é caracterizada pela deposição de um fluído fino derivado do plasma ou de secreções celulares II- Bolhas na pele resultantes de uma queimadura é um exemplo de inflamação fibrinosa III- A inflamação supurativa, como no caso de formação de abscessos é caracterizada por formação de pus, formado por leucócitos mortos, tecido lesionado e bactérias mortas Assim a única alternativa verdadeira sobre as afirmações acima é:
		
	
	II e III apenas
	
	I e a II apenas
	 
	I e III apenas
	
	Apenas a II
	
	Todas
	
	
	 6a Questão (Cód.: 39213)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Saúde e normalidade não têm o mesmo significado. A palavra saúde é utilizada em relação ao indivíduo, enquanto o termo normalidade é utilizado em relação a:
		
	
	Variações metabólicas
	 
	Conceito biológico de adaptação
	
	Variações do meio ambiente
	
	Aspectos das doenças
	 
	Parâmetros estruturais e funcionais
	
	
	 7a Questão (Cód.: 39671)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale o item que NÃO representa o processo de reparo tecidual por cicatrização:
		
	 
	Presença abundante de mastócitos.
	
	Crescimento do epitélio;
	 
	Angiogênese;
	
	Síntese de colágeno;
	
	Proliferação de fibroblastos;
	
	
	 8a Questão (Cód.: 36291)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação a transtornos do crescimento e do desenvolvimento celular, é incorreto afirmar que:
		
	
	A atrofia muscular que ocorre em pacientes que ficam com membros engessados é reversível.
	
	A displasia de colo uterino é a mais comum, e depois de certo tempo pode se transformar em neoplasia.
	 
	Na hipertrofia cardíaca, causada por hipertensão arterial, o coração está aumentado devido ao aumento do tamanho das células.
	
	Os músculos de um halterofilista apresentam-se hipertróficos.
	 
	Fumantes apresentam mais pneumonia porque seu epitélio brônquico ciliado sofre metaplasia, sendo substituído por outro escamoso estratificado, menos resistente, mas eficiente na produção de muco.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 39481)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A inflamação é a reação de um tecido e de sua microcirculação a uma agressão patogênica, caracterizada pela produção de mediadores inflamatórios e movimentação de líquido e leucócitos do sangue para os tecidos extravasculares. Por meio desse mecanismo, o hospedeiro localiza e elimina metabolicamente células alteradas, partículas estranhas, microorganismos ou antígenos. Em certas circunstâncias, a capacidade de eliminar substâncias estranhas e tecidos lesados fica comprometida, ou os mecanismos reguladores da resposta inflamatória são alterados. Portanto, as RESPOSTAS FISIOLÓGICAS dos tecidos lesionados devem ser levadas em consideração no processo de intervenção, para uma eficaz REABILITAÇÃO. Com base nessas informações, indique quais são as alterações características em processos inflamatórios agudos e crônicos:
		
	
Resposta:
	
Gabarito: INFLAMAÇÃO AGUDA - o início da resposta inflamatória ocorre em virtude da lesão direta ou estimulação dos componentes estruturais ou celulares de um tecido,caracterizada por duração curta que pode durar minutos, horas ou alguns dias. Aparecimento dos sinais cardinais típicos (tumor, rubor, calor) assim como alterações da microvasculatura, da permeabilidade vascular e emigração de leucócitos. INFLAMAÇÃO CRÔNICA - reação persistente que desencadea uma resposta imunológica contra os produtos microbianos residuais ou contra os componentes teciduais alterados, que pode durar semanas ou meses, normalmente seguida de uma inflamação aguda, mas pode iniciar-se de modo insidioso e assintomático. Como característica têm-se a presença de leucócitos, macrofágos e proliferação celular.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 38394)
	Pontos: 0,8  / 1,5
	A estenose de válvula aórtica é uma condição patológica em que a válvula aórtica, que fica entre o ventrículo esquerdo e a artéria aorta, fica impossibilitada de abrir completamente. Perante essa situação, as células miocárdicas estão sujeitas a um processo de adaptação que pode implicar em repercussões de importância clínica. Tomando como base os seus estudos sobre adaptações celulares, qual é a alteração morfológica esperada que aconteça com o ventrículo esquerdo? Justifique a sua resposta, descrevendo mecanismos envolvidos nesse processo.
		
	
Resposta: hipertrofia.
	
Gabarito: O ventrículo esquerdo vai hipertrofiar. A estenose da válvula aórtica impede a passagem do fluxo sanguíneo do ventrículo para a aorta, portanto, mais sangue fica acumulado na câmara cardíaca. Desse modo, para ejetar o volume de sangue normalmente bombeado a cada sístole, as células musculares têm que vencer a resistência mecânica pressórica imposta pela obstrução da válvula. Como haverá aumento da demanda funcional das células musculares cardíacas, estas vão aumentar a produção de mitocôndrias e síntese de proteínas estruturais, resultando no aumento do volume celular, o que caracteriza a hipertrofia. A hipertrofia do ventrículo esquerdo, que se torna bem espessado e rígido, desencadeia manifestações clínicas revelantes como por exemplo a insuficiência cardíaca.

Outros materiais