Buscar

Questão 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
Cabe, portanto, aos poderes públicos, da esfera federal, estadual, municipal, em conjunto com as demais redes e agências, dentre as quais o Sistema S, desenvolverem uma intensa política nacional de universalização da educação básica, de natureza pública e gratuita ao conjunto dos jovens e trabalhadores que desejarem e necessitarem, na perspectiva de formação da autonomia intelectual, política e ética.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: GABROWSKI, Gabriel; RIBEIRO, Jorge Alberto Rosa. Reforma, legislação e financiamento da educação profissional no Brasil. In: MOLL, Jacqueline (org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. (p. 281)
O Governo, nas esferas federal, estadual e municipal se responsabiliza pelo sistema educacional brasileiro. No que diz respeito às funções das prefeituras, nesse contexto, é correto afirmar que:
	
	A
	Os municípios são responsáveis por oferecer o ensino médio.
	
	B
	Os municípios são responsáveis pela manutenção das escolas técnicas.
	
	C
	Os municípios devem auxiliar na manutenção de órgãos estudantis estaduais.
	
	D
	Os municípios são responsáveis por oferecer a educação infantil.
	
	E
	Os municípios devem oferecer transporte para todos os alunos da escola pública.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Os movimentos sociais por moradia, transporte, saúde, educação, terra etc. reiteradamente marcam presença no cenário sociopolítico brasileiro. Além disso, houve um aumento da participação privada na educação nacional, em especial na educação superior. Acrescentemos que os programas de Educação de jovens e adultos (EJA) sofreram impulso nos anos de 1990, mediante parcerias dos governos municipal, estadual e federal com os diversos atores organizados da sociedade civil, na intenção de promover alfabetização e escolarização às pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SOUZA, Maria Antônia de. Educação de jovens e adultos. Curitiba: Intersaberes, 2012. (p. 55)
Com base no conteúdo das aulas e no livro-base da disciplina, sobre os princípios e finalidades da Educação, para a EJA, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I – (  ) Embora pensada para os que não tiveram acesso na idade considerada adequada, a legislação para EJA não prevê questões relacionadas ao acesso e permanência na escola.
II – (  ) A educação de jovens e adultos é uma modalidade de educação ofertada gratuitamente para todos os que não tiveram acesso à educação escolar na idade apropriada.
III – (  ) A LDB determina que a educação de jovens e adultos seja ofertada em modalidades  e características que sejam adequadas às necessidades dos estudantes.
Agora assinale a sequência correta:
	
	A
	V – F – V.
	
	B
	F – V – V.
	
	C
	F – F – V.
	
	D
	V – V – F.
	
	E
	 F – V – F.
_1528656676.unknown
_1528656678.unknown
_1528656679.unknown
_1528656677.unknown
_1528656674.unknown
_1528656675.unknown
_1528656672.unknown
_1528656673.unknown
_1528656671.unknown
_1528656670.unknown

Outros materiais