Buscar

USO DE FERTILIZANTES NO SOLO

Prévia do material em texto

UFMT – UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO
POLUIÇÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
GRUPO 2 – O USO DE FERTILIZANTES MINERAIS E O MEIO AMBIENTE
DISCENTES: AYSSANA, BRUNA E ITALO.
1.Qual o impacto dos fertilizantes na estrutura do solo? E na água e no ar? 
2. Que tipos de substâncias tóxicas podem estar presentes nos fertilizantes além dos nutrientes? Porque eles estão presentes? 
3. Qual a relação entre a aplicação dos fertilizantes e a absorção e perda de nutrientes pela planta?
 4. Considere a situação em que você foi contratado para solucionar um problema de grande lixiviação de nutrientes por meio da aplicação de fertilizantes. Qual seria sua recomendação para minimizar este impacto? 
5. Existe alguma forma de substituir os fertilizantes minerais por outros menos nocivos?
RESPOSTAS:
Os fertilizantes têm a ação do aumento da proliferação de raízes e da maior quantidade de resíduos formados pelas culturas bem adubadas tornando o solo mais friável e fácil para cultivar e também receptivo à água. Assim, a aplicação continua de matérias fertilizantes no solo é um fator importante. Já na água existe sim uma preocupação com os fertilizantes estarem ou não poluindo as águas mas não está claramente definido. Países adotaram normas que tratam da proteção das águas causadas por fontes agrícolas; apesar de os fertilizantes serem necessários, qualquer uso em excesso constitui em um risco ambiental. No ar existem três tipos de maneiras de ocorrer poluição; perda de nitrato por lixiviação, volatilização de amônia e perda de oxido nitroso durante os processos de desnitrificação. 
O Cádmio(Cd) está presente nos fertilizantes, sendo ele tóxico, porque o Cd não é essencial para as plantas ou animais. Estão presentes nos fertilizantes fosfatados pois sua origem é de rochas fosfáticas.
Quando o produto final é um material de valor relativamente alto para uso, os elementos potencialmente prejudiciais são removidos, mas, até hoje, não foram encontrados processos para remover, economicamente, esses elementos na produção de fertilizantes.
Quando se tem uma aplicação eficiente de fertilizantes, é o mesmo que minimizar perdas de nutrientes para o ambiente, enquanto se obtêm rendimentos ótimos da cultura, ou seja, é importante para os aspectos econômicos e ambientais. As quantidades e proporções requeridas de diferentes nutrientes, por cada cultura e cada solo em particular, devem ser respeitadas. Quando se tem uma aplicação ineficiente, gera uma perda econômica significativa. Por exemplo, considerando que aproximadamente 80 milhões de toneladas de N foram utilizadas na agricultura mundial em 1996, uma perda de 20% com um preço por atacado nos E. U. A. de US$0,66 por kg de N na forma de uréia, representaria US$ 10,6 bilhões. Nutrientes em excesso não absorvidos causam um risco ambiental. Excesso de nitrogênio e fosfato vão para as águas e de nitrogênio para a atmosfera.
Utilizar fertilizantes que contenham nutrientes com carga positiva, por que os cátions passam para a solução do solo e são absorvidos pelas plantas determinando ai a fertilidade química do solo de acordo com a CTC.
Fertilizantes minerais são substituíveis no sentido de que um aumento no uso de fertilizantes permite uma redução na área cultivada e vice-versa. O uso de fertilizantes minerais tem custos ambientais, mas em toda atividade agrícola, como na maioria das atividades humanas, existe um impacto ambiental. Os fertilizantes minerais são necessários para o bem-estar da humanidade. Existem riscos ambientais, mas eles são secundários em relação aos benefícios.

Outros materiais