Buscar

analise de imp. amb prova 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0655_AV_201602225711 » ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201602225711 - VANDERLEI DA SILVEIRA JUNIOR
	Professor:
	ELIANA SGARBI DE CARVALHO
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 16/11/2017 10:22:14
	
	 1a Questão (Ref.: 201603085596)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O grande objetivo da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) foi a responsabilização criminal do poluidor ou do degradador do meio ambiente, sem qualquer pretensão de derrogar a Lei nº 6.938/81, que continua a ocupar lugar de destaque no Direito Ambiental Brasileiro. Discorra sobre os crimes ambientais mais frequentes relacionados às atividades de licenciamento ambiental.
		
	
Resposta: Emissões atmosféricas, de acordo com a legislação federal e estadual específica há uma certa quantidade de material particulado e outros componentes que podem ser emitidos para a atmosfera; Crimes contra a fauna, agressões cometidas contra animais silvestres como caçar,pescar, matar,etc.; Crimes contra a flora, destruir ou danificar florestas de preservação permanente mesmo que em formação;
	
Gabarito: São considerados crimes ambientais a omissão ou sonegação de dados técnico-científicos num processo de licenciamento ou a concessão de autorização ou licença em desacordo com as leis ambientais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603077428)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo o material didático "risco é o potencial prejudicial que pode resultar de um perigo, tomando como referência o pior cenário possível". Leia com atenção a situação a seguir: 
"Um estudo dirigido por Jos Lelieveld, diretor do Instituto Max Planck de Química, da Alemanha, concluiu que um acidente nuclear catastrófico como o de Chernobyl ou de Fukushima pode ocorrer em qualquer lugar do mundo uma vez a cada 10 ou 20 anos, o que significa uma probabilidade 200 vezes superior às estimativas realizadas nos EUA nos anos 90 do século passado." (esquerda.net, 24/04/2016) 
Qual é o risco e qual o perigo presente nesse trecho?
		
	
Resposta: MUITAS CENTRAIS NUCLEARES NOVAS; MILHÕES DE MORTES
	
Gabarito: O risco é a possibilidade de ocorrência dos acidentes nucleares, que são muito graves. E o perigo é o próprio acidente nuclear.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602315958)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os recursos naturais, após seu uso, podem ser renováveis, isto é, voltar a ser disponíveis, ou não-renováveis, isto é, nunca mais ficarem disponíveis.  Assinale a alternativa verdadeira.
		
	
	Um recurso renovável não pode se tornar um recurso não renovável.
	 
	Como recurso não renovável temos o exemplo do combustível fóssil, que depois de ser utilizado para mover um automóvel está perdido para sempre.
	
	O capim, evidentemente, é um recurso não renovável (biomassa).
	
	Como recurso não renovável temos o exemplo do combustível fóssil, que depois de ser utilizado para mover um automóvel ainda é útil para a natureza.
	
	O capim, evidentemente, não é um recurso renovável pois não é biomassa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602975637)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos mais importantes fenômenos causados pela poluição do ar é a chuva ácida, relacionada à emissão de gases poluentes de indústrias, veículos e outras fontes poluidoras com concentração elevada de dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e dióxido de cloro. Uma das consequências das chuvas ácidas é a destruição de construções e outros itens de valor histórico. Este tipo de impacto deve ser classificado como:
		
	 
	Adverso e de longo prazo.
	
	Neutro e de longo prazo.
	
	Adverso e imediato.
	
	Benéfico e de longo prazo.
	
	Benéfico e imediato.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602945896)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A certificação ambiental no Brasil é realizada com base nas normas da família ISO 14000, tendo sido este conjunto normativo desenvolvido por diversos profissionais pertencentes ao:
		
	
	Comitê Organizacional para assuntos de Meio Ambiente.
	
	ABNT.
	
	IBAMA.
	 
	Comitê Técnico TC 207.
	
	Ministério do Meio Ambiente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602387417)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Constituição Federal de 1988 definiu as competências dos integrantes da federação (União, Distrito Federal, estados e municípios), incorporando ao texto artigos que disciplinam como legislar em situações locais. Considerando essas definições de competência, é possível afirmar que:
		
	
	aos municípios compete a tarefa de legislar de acordo com os princípios estabelecidos pela União e pelo Distrito Federal, ao contrário dos estados, que legislam sem obedecer a tais princípios.
	
	cabe aos estados promover o adequado ordenamento territorial mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.
	
	todas as competências se excluem quando o órgão fiscalizador ambiental, de nível federal, toma a frente de processos de licenciamento.
	 
	a iniciativa teve o objetivo de promover a descentralização da proteção ambiental, dando aos integrantes da federação competência para legislarem sobre suas questões ambientais.
	
	a competência dos estados, municípios e Distrito Federal para legislar sobre questões ambientais não está submetida à Constituição Federal.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602948625)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A unidade biológica ou o espaço geográfico caracterizado de acordo com o clima, a vegetação, o solo e a altitude específicos, que também pode ser entendido como um conjunto de ecossistemas, chama-se:
		
	
	Litosfera
	 
	Bioma
	
	Biosfera
	
	Hidrosfera
	
	Biota
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603019644)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere as seguintes afirmativas: I. Os métodos de avaliação de impactos ambientais são ferramentas de que dispomos para identificar e avaliar os impactos causados ao ambiente pelo desenvolvimento de um projeto. II. A escolha do método adequado e sua aplicação devem ser feitas a partir das informações coletadas sobre o local e dos seus principais aspectos culturais, sociais e econômicos. III. Os métodos conhecidos atualmente organizam em si parâmetros para estudos, por isso servem de base para avaliar quaisquer ambientes. São verdadeiras as afirmativas:
		
	
	II e III
	
	I e III
	 
	I, II e III
	
	Apenas a afirmativa I
	
	I e II
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602840732)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A capacidade de agir sobre um evento tanto pode reduzir a vulnerabilidade como reduzir a ameaça através de ações, o que nos leva a considerar os desastres. Os desastres põem em evidência a vulnerabilidade e abalam o equilíbrio necessário para viver. Com relação a classificação dos desastres, marque a alternativa ERRADA:
		
	
	Um acidente que atingiu os domínios físicos exteriores à indústria ou empreendimento, pode ser considerado um acidente tecnológico.
	
	Os desastres tecnológicos são caracterizados pela intervenção do homem. São as explosões industriais ou contaminações.
	
	Os desastres naturais se referem aos eventos da Natureza: terremotos, deslizamento de terras, corrida de massas, enchentes, trombas d´água, e outros mais.
	 
	Os desastres naturais, do ponto de vista industrial, são denominados acidentes ampliados,
	
	As situações complexas envolvem guerra, rebeliões, insurreições e similares.  
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602821742)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marcelo Braga é Gestor Ambiental e está prestando consultoria no licenciamento ambiental para a implantação de um grande shopping Center que será construído em uma área com histórico de severa degradação ambiental. Ainda que esta atividade não seja mencionada na Resolução CONAMA n. 1/86 comoobrigatória para a realização de EIA/RIMA, o órgão de controle ambiental está exigindo o estudo para a emissão da Licença Prévia do empreendimento. Com relação ao fato, é INCORRETO afirmar:
		
	
	O EIA deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, que deverá identificar os impactos ambientais relacionados à natureza, patrimônios cultural e histórico e ao meio ambiente de trabalho.
	
	O EIA deve contemplar o meio socioeconômico, o que inclui a investigação de sítios arqueológicos no local e entorno.
	
	O EIA é um estudo sigiloso, efetuado com base em literatura legal e científica e também em levantamentos de campo.
	 
	A exigência de EIA não é cabível neste caso, sendo o estudo obrigatório apenas para as atividades mencionadas na Resolução CONAMA n. 1/86.
	
	O RIMA reúne as informações do EIA, sendo elaborado com linguagem mais simples e menos técnica.

Outros materiais