Buscar

Aplicação Prática Teórica HDB aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ 
CAMPUS SÃO JOSÉ - SANTA CATARINA 
CURSO DE DIREITO
HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO CCJ0105 - 2016.1 
PROFESSOR SAMUEL SCHMIDT FIGUEIRA DOS SANTOS
Aplicação Prática Teórica - Aula 2
a) O que foi e o que representou o fenômeno das Grandes Navegações? É possível relacionar o descobrimento do Brasil com este fenômeno?
As grandes navegações ocorreram entre os séculos XV e XVI capitaneadas pelos portugueses e espanhóis. Tinham como objetivos a descoberta de novos territórios e principalmente a descoberta de uma nova rota comercial para as Índias, visando o comércio de especiarias. Foram muitos os impactos causados ou influenciados pelo empreendimento das grandes navegações. Podemos citar a mudança do paradigma que considerava a terra como plana. Outro impacto foi o desenvolvimento da cartografia e a ampliação dos conhecimentos astronômicos e das tecnologias de navegação. As grandes navegações também podem ser consideradas um marco do renascimento comercial da Europa já no fim da Idade Média. 
Mas sem dúvida o maior impacto foi a descoberta de portugueses e espanhóis de novos territórios. O Brasil foi descoberto, ou achado, pelos portugueses em uma expedição das grandes navegações. A partir do momento em que Portugal passa a colonizar as terras brasileiras, deixa uma marca cultural na identidade de todos os brasileiros até os dias de hoje. Da mesma forma, os povos indígenas estão presentes no patrimônio cultural de todos os brasileiros, assim como os negros que vieram de nações africana como escravos. Também grande parte do território americano foi “descoberto” durante as grandes navegações. Isso significa que para entendermos melhor a identidade de cada país que forma os continentes Americanos precisamos refletir sobre o choque cultural que existiu com a chegada dos europeus em terras já habitadas e como se deu essas relações em um momento posterior de colonização e exploração.
b) Qual o direito aplicado pelos portugueses na colônia brasileira?
Em um primeiro momento não existia interesse de Portugal em investir recursos na colonização do território brasileiro. Uma solução de baixo custo que foi encontrada para ocupar as terras brasileiras e protegê-la do domínio de estrangeiros foi o loteamento de terras em Capitanias Hereditárias. Criadas em 1534 essas grandes faixas de território administradas por um Capitão Donatário, era uma técnica descentralizada de administração. No total eram 15 as capitanias, contudo apenas duas prosperaram.
Para estabelecer a ordem na colônia a metrópole estabeleceu algumas instituições jurídicas que legitimavam a existência das capitanias hereditárias. Podemos citar a “carta de doação” que era um documento jurídico que formalizava a doação de terras do rei para um capitão donatário. Existia também o “Foral”, que estabelecia os direitos e deveres do capitão donatário em relação à coroa portuguesa e a sua capitania, estabelecendo o valor dos impostos por exemplo. Ou ainda as “Sesmarias”, um documento jurídico pelo qual o capitão donatário doava terras de sua capitania para terceiros.
c) Faça uma pesquisa e procure saber se o território onde está localizada a cidade na qual você mora poderia ser considerado como território da colônia portuguesa na América na virada do Século XVI para o Século XVII?
O território onde hoje se localiza a cidade de Florianópolis já podia ser considerado território de colônia portuguesa no fim do século XVI e início do século XVII. Ele fazia parte da Capitania Hereditária de Santana, ela possuía 40 léguas e começava aproximadamente na divisa litorânea dos atuais Estados de São Paulo e do Paraná e se estendia até Laguna(Santa Catarina).
Questões Objetivas
2- d)
3- b)
4- e)

Outros materiais