Buscar

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Aula 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ 
CAMPUS SÃO JOSÉ - SANTA CATARINA 
CURSO DE DIREITO 
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - 2016.1 
PROFESSORA MONICA MORAES GODOY 
Aplicação Prática Teórica - Aula 03
CASO CONCRETO
De acordo com Kelsen, o Ordenamento Jurídico são Normas emanadas pelo Estado, de forma escalonada, e dispostas em diferentes níveis hierárquicos. Assim, a Constituição de 1988 é uma Norma Superior que reflete uma Norma Fundamental, mas não confundindo-se com ela. Nessa estruturação do ordenamento jurídico as Normas Superiores se desdobram em outras de menor nível hierárquico a fim de regulamentar e detalhar as suas prescrições normativas. Dessa forma a validade jurídica de uma norma é determinada pela compatibilidade com as normas de nível superior fundamentando-a até chegar a Norma Fundamental. 
O Código Civil de 2002 também é uma Norma Superior, porém, enquanto Lei deve estar subordinado e fundamentado na Constituição de 1988. De forma alguma o Código Civil pode ir contra a Constituição, pois isso significaria que ele é ilegítimo. 
Também existem as Normas Intermediárias, como os Decretos e as Normas Inferiores como os Acórdãos, Sentenças e Portarias. Todas essa são desdobramentos das Normas Superiores e são legitimadas por estarem de acordo com elas. As normas seriam válidas, conforme Kelsen, pela forma de produção e não pelo conteúdo. A aferição (medição) da validade da norma jurídica não se deveria à prescrição nela contida, mas sim à sua posição topográfica na estrutura do ordenamento jurídico e a sua harmonia com as demais normas.
QUESTÕES OBJETIVAS
a) falso
b) verdadeiro
c) verdadeiro
d) verdadeiro
e) Fato - relacionado a sociologia (errado)
2. Objeto do direito para Kelsen: “Como deve ser o direito.”

Outros materiais