Buscar

Mercado Futuro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Mercado Futuro
Mercado Futuro
 O Mercado Futuro é o ambiente onde você pode ganhar com a alta ou baixa de um determinado ativo, seja ele uma commodity (Milho, Café, Boi Gordo), uma moeda (como o dólar), um Índice (Bovespa, Índice S&P 500) ou mesmo uma taxa de juros.
Nele, são negociados contratos futuros. Eles representam acordos de compra e venda, por um determinado preço e período.
 Cada contrato tem um código de negociação e você compra e vende os contratos diretamente pelo Home Broker. O mesmo que você utiliza para comprar e vender ações. 
Home Broker, ferramenta utilizada por investidores na compra e venda de ações pela internet.
2
 Investir no Mercado Futuro é tão simples como investir em ações. Quando você compra um contrato futuro, passa a ganhar com a alta dos seus preços e perde dinheiro se o valor cair. 
A principal diferença é que no mercado futuro você não “paga” nem “recebe” pelo valor dos contratos que está operando. Você apenas arca com as oscilações daquele contrato, recebendo os ganhos ou pagando pelas perdas. O que pode trazer grandes vantagens.
O Mercado Futuro é um dos mercados mais apaixonantes e lucrativos que existem. E não faltam motivos para isso.
 5 vantagens principais:
1 – Diversificação
Com o Mercado Futuro você não fica preso só a ações.
Nele você tem liberdade para investir em bens de consumo muito importantes para a humanidade, como: milho, café, carne, assim como em moedas, juros e índices internacionais.
2 – Alavancagem
Para investir em futuros, você não precisa do valor do contrato operado em dinheiro, já que você não paga ou recebe por ele, mas sim pela sua oscilação. Sendo assim, você consegue investir muito com pouco dinheiro. 
Essa é a natureza do mercado futuro: você não paga nem recebe pelo ativo, mas apenas pelas oscilações de preço, o que permite um grande poder de alavancagem. 
3 - Facilidade
Negociar no Mercado Futuro é tão fácil quanto negociar ações. Você consegue fazer isso pelo Home Broker exatamente como faz com as ações.
 Alguns contratos são muito melhores de serem operados do que a maioria das ações. Alguns contratos, como o Dólar, chegam a movimentar cerca de R$ 40 BILHÕES por dia.
4 - Flexibilidade
No mercado futuro, você pode apostar tanto na alta quanto na baixa de um ativo sem nenhum custo adicional. Se a perspectiva para o dólar é de queda, você pode simplesmente vender ao invés de comprar. Assim quanto mais o dólar cair, mais você ganha. 
5 - Liquidez/ volume 
Enquanto o mercado de ações negocia em torno de 10 Bilhões de reais por dia, o mercado futuro chega a negociar 100 Bilhões de reais em um único pregão. Para investir em futuros, você não precisa do dinheiro propriamente dito, mas sim de uma margem de garantia. 
A Margem de garantia é uma espécie de “caução” para garantir que você será capaz de arcar com as oscilações de mercado. 
Algo muito interessante é que a margem de garantia não precisa ser em dinheiro, mas pode estar em outros ativos financeiros, como CDBs, Ações ou mesmo Títulos Públicos. 
 Características comuns a todos os contratos do mercado futuro: 
 O código de negociação; 
As 3 primeiras letras do código indicam qual é o ativo (Café, Boi, Milho, S&P, Dólar, Índice, etc.). 
Os vencimentos 
Cada contrato futuro tem uma data de vencimento. Ou seja, para um mesmo ativo, como o Milho, existem diversos contratos com vencimentos diferentes. Normalmente, o contrato mais próximo do vencimento é o que apresenta maior volume de negociação e portanto o mais indicado para operações de Day-Trade e Curto Prazo.
Por fim, acrescenta-se o ano no produto. Exemplo: BGIJ17 que é um contrato de boi gordo que vence em abril de 2017.
8
Os limites de Oscilação
Como existe um grande potencial de alavancagem nos mercados futuros, a bolsa usa um mecanismo automático que impõe percentuais máximos de flutuação de preços.
Características individuais de cada um dos principais contratos futuros : commodity, moeda e índice
BOI GORDO ( commodity)
 
A carne é algo que a humanidade sempre consumiu e que irá continuar sendo um dos mais importantes e valorizados alimentos do planeta. Praticamente todo mundo come carne. O contrato vence todo último dia do mês.
Commodity, produtos que funcionam como matéria-prima, produzidos em escala e que podem ser estocados sem perda de qualidade.
10
MILHO ( commodity)
O Milho se tornou uma das commodities mais importantes do mundo por ser utilizada tanto para consumo humano, ração e até combustível. 
Um dos principais fatores que aumentou a relevância do Milho na vida das pessoas é o fato da sua produção responder muito bem ao uso da tecnologia.
Tudo isso faz do Milho uma commodity muito negociada na bolsa, chegando a movimentar 80 milhões de reais em um bom dia.
O vencimento ocorre sempre no 15º dia útil. 
11
CAFÉ ( commodity)
O Café hoje faz parte do dia a dia de grande parte da população humana. Além de ser uma das bebidas preferidas de grande parte das pessoas, ele oferece excelentes oportunidades como um dos contratos de commodity mais negociados no mercado futuro.
Hoje, o café é uma das commodities mais importantes do mundo. Para você ter uma ideia, em vários períodos da década de 80, o café foi a segunda mercadoria mais negociada do mundo, atrás apenas do petróleo. 
Em alguns dias, o Café chega a movimentar 150 milhões de reais na BM&F.
Ele vence no 6º dia útil anterior ao último dia útil nos meses de março, maio, julho, setembro e dezembro.
12
DÓLAR (moeda)
Com os contratos futuros de Dólar você vai poder negociar a moeda mais sólida do mundo, emitida pela maior potência econômica da história da humanidade: os Estados Unidos da América.
Como todos os outros contratos futuros com grande negociação, o Dólar respeita muito bem os padrões de análise técnica e, por isso, também é excelente de ser operado, tanto para Day-Trade quanto para Curto Prazo.
Moeda, instrumento legal de pagamento. Contratos vencem no 1º dia útil de cada mês.
13
 BOVESPA (índice)
O Índice Bovespa é formado por 70 empresas. Com os contratos futuros de índice, fica fácil comprar e vender apostando na alta ou na baixa do Ibovespa. Desta forma, você consegue comprar e vender estes ativos muito facilmente, tornando-os extremamente lucrativos para operações de Day-Trade e Curto Prazo.
Índice, produto representa os pontos de alta ou baixa de mercados. O vencimento se dá sempre nos meses pares (4º feira mais próxima do dia 15).
14
S&P 500 (índice)
O S&P 500 é considerado o Índice mais importante do Mundo. Isso porque ele representa a oscilação das 500 empresas mais importantes da maior economia do planeta, os Estados Unidos da América. 
Isso quer dizer que quando você compra o contrato futuro de S&P 500, estará negociando um índice atrelado a empresas como: Coca Cola, Apple, Disney, Google, Microsoft, Nike...
O último dia de negociação do contrato será a data de vencimento. A data de vencimento do contrato será a terceira (3º) sexta-feira do mês de vencimento que
coincide com o vencimento no CME Group. Se nesse dia for feriado na Bolsa, a data de vencimento do contrato será o próximo dia útil
após o feriado. Março, junho, setembro e dezembro, são os meses de vencimento
15
Começar a Investir no mercado futuro é tão simples como investir em ações. 
Passo 1: Abrir Conta em uma CORRETORA
Passo 2: Investir na sua DECISÃO
RISCO DE OSCILAÇÃO
Quando lidamos com alavancagem, o risco é aumentado na mesma proporção que o potencial de ganho. Ou seja, se você pode ganhar 10x mais, você também precisa assumir o risco de perder 10x mais.
Dessa forma, é preciso estar ciente dos riscos antes de começar a investir.
A diferença entre o veneno e o remédio é a dose. Saber controlar riscos é fator chave para o sucesso no mercado futuro. Só “entre” em uma operação quando souber quanto pode perder nela e apenas se estiver plenamente confortável
com este risco.
COMO ME PROTEGER DOS RISCOS
O risco não é ruim. Ruim é não conhecer o risco. Em todo momento na vida, precisamos assumir riscos. Podem ter pequenos riscos como atravessar uma rua ou grandes riscos como abrir um negócio em um ramo novo da economia.
Em um caso ou no outro, riscos fazem parte da vida e assumi-los faz parte do processo de evolução de uma pessoa, assim como de um investidor. Investir naquilo que conhecemos, de forma estratégica e consciente não é certeza de ganho, mas é certeza de adequação e de alinhamento ao cenário de maior probabilidade. 
Correr riscos compatíveis com nosso perfil de investidor faz sentido e pode fazer de nossa carteira de aplicações uma importante ferramenta para a busca de nossa felicidade.
 Aquele que não luta para ter o futuro que quer deve aceitar o futuro que vier.
 
 OBRIGADA!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais