Buscar

Respostas questinario Alexandre Copia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Respostas 
Uma das possíveis explicações para essa escassez na produção doutrinária, ou mesmo acadêmica, no campo da antropologia jurídica é geralmente atribuída ao fato de que para os antropólogos o estudo do direito parece exigir uma preparação especial, principalmente no que diz respeito à linguagem e técnica jurídica.
Objetos da antropologia jurídica. A antropologia jurídica estuda as restrições sócio-culturais que organizam e possuam sanções executáveis pela sociedade. ... Pluralismo Jurídico: área de estudo da coexistência de vários sistemas jurídicosem uma mesma sociedade.
 Compreendem normas formais (não necessariamente positivadas) garantidas pela organização social e dotadas de poder de sanções negativas (punições) ou sanções positivas (prêmios) àqueles que desviam das normas comuns.Regras executáveis compreendem tanto seu processo de positivação, sua conceituação ideal, sua aplicação e os desvios dessas regras.
. É o caso de quem rouba galinhas ou passa em um concurso  público. Nesses casos, as regras executáveis são regidas por leis:  se cumprindo a lei, um vai para a cadeia e outro assume um cargo  público.
Uns dos pioneiros da antropologia jurídica, E. Adamson Hoebel distinguia “uma norma social é legal se quando há ameaça ou fato negligência ou infração resulta regularmente em aplicação de forças físicas por um indivíduo ou grupo possuindo a prerrogativa socialmente reconhecida de assim agir”. Defendia a teoria realismo legal.
Autoridade , universalidade, obrigações e sanção .
Autoridade: o direito socialmente reconhecido de julgar e punir formal (tribunal, líder) ou informal (parentela, autocomposição).
Universalidade: a predicabilidade de ter casos semelhantes serem consistentemente punidos.
Obrigação: as violações são definidas pela relação de direitos e obrigações das partes.
Sanção: a punição é manifestada na forma ou de prejuízo físico, material ou psicológico ou de retirada de favores, como o banimento, a fofoca e o ostracismo.
Pode ser formal e informal.  punir formal (tribunal, líder) ou informal (parentela, autocomposição)
As sanções podem ser positivas( prêmio) e negativa (punição ).
Mecanismo de controle de comportamento e garantia de paz social. 
Normas sociais – regras de comportamentos esperável , louvável ou reprovável cujo a violação é uma mera gafe, sem expectativas de sanções . Normas jurídicas – regras executáveis de sanções esperadas e conhecidas.
Estão na origem e no entorno da conduta criminosa , nas formas e mecanismo das questões do antagonismo sociedade, cárcere e nas estratégias proposta para análise criminosa . Para ele o o crime se origina com o homem .’’ nasce com o homem’’.
Palavra de origem grega composta por:
a = ausência, falta, privação, inexistência;
nomos = lei, norma. Entende-se que teoria da anomia é uma situação social que surge pela ausência da ordem, normas e valores sociais.
Conformidades – o individuo age em conformidade com a sociedade para alcançar as metas , porem quando não alcança , também não rompe os meios institucionais , aceitando a situação alcançada .
Inovação – o individuo aceita as metas porem quando não alcançado seu objetivo , rompe o sistema para alcançar tais objetivos. 
Ritualismo – o individuo age em conformidade com a sociedade , semelhante a conformidade porem mesmo acreditando nunca alcançar seu objetivo permanece respeitando os meios institucionais .
Evasão – são anômicos doentes, mendigos , bêbedos e drogados crônicos que vivem em uma situação péssima porem não adere nem as metas nem aos meios institucionais para alcançar seus objetivos , pois esta satisfeito com a situação.
Rebelião –os indivíduos acham insuficientes os meios e as metas rejeitando-as e na não conformidade luta por outras ‘’mais justas’’em seu ponto de vista assim como os reivindicantes.
Obs: Significado de Anômico - Relacionado com anomia .Que é a consequência da falta de organização. 
 Significado de Anomia - Que não possui norma; desprovido de lei(s); sem regra(s); anarquia ou desorganização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais