Buscar

Recursos Ambientais AP2 2017 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Presencial – AP2
Período – 2017/2º
Disciplina: Recursos Ambientais e Naturais e Desenvolvimento Sustentável
Coordenador: Marcio Silva Borges
Respostas:
Questão 1
Tem por objetivo principal dar conhecimento à sociedade de um modo geral – portanto, usuários indiferenciados – sobre os resultados das ações da organização que traduzam sua concepção de responsabilidade social ampliada. Esse balanço é constituído de indicadores sociais (internos e externos), ambientais, do corpo funcional e de informações quanto ao exercício da cidadania empresarial.
(...) o Ibase realiza uma consulta pública para receber opiniões sobre a organização que pretende obter o selo. Assim, a auditoria deste modelo de balanço social para efeito de concessão do selo é auditada pela sociedade e pelos próprios colaboradores da empresa. (Aula 10, pág. 13)
Questão 2
O Pacto Global (PG), ou Global Compact, das Nações Unidas é um dos mecanismos globais que buscam o compromisso das empresas com sua responsabilidade social de forma a ajudar na solução dos problemas da sociedade. (Aula 10, pág. 17)
Em meio a um cenário de crescente preocupação sobre os efeitos da globalização, o ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, propôs o Pacto Global no Fórum Econômico Mundial, em 31 de janeiro de 1999. Convocou lideranças empresariais a se unirem a uma iniciativa internacional que aproximaria empresas das agências das Nações Unidas, organizações do trabalho, organizações não governamentais e outros atores da sociedade civil, para a promoção de ações e parcerias na busca de uma visão desafiadora: uma economia global mais sustentável e inclusiva. (Aula 10, pág.18)
Questão 3
A Oceania é o primeiro continente em área de agricultura orgânica, com 45%, seguido pela Europa, com 25%, e pela América Latina, com 22%. Além disso, é uma boa arma para fixação do homem no campo. A Alemanha possui 8.000 produtores rurais sob o método orgânico, e a Itália possui 29.390 produtores. (Aula 11, pág. 15)
Questão 4
A chamada “Revolução Verde”, iniciada na década de 1960, orientou a pesquisa e o desenvolvimento dos modernos sistemas de produção agrícola para a incorporação de pacotes tecnológicos de supostas aplicações universais, que visavam à maximização dos rendimentos dos cultivos em distintas situações ecológicas. Propunha-se a gerar ao máximo as condições ecológicas ideais, afastando predadores naturais via utilização de agrotóxicos, contribuindo, por outro lado, com a nutrição de culturas através da fertilização sintética. (Aula 12, págs. 11/12)

Outros materiais