Buscar

Prova "Exame" Resp. Social e Meio Ambiente Versão 949401

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Prova Exame 16/12
Eventos climáticos extremos ou ameaças naturais incluem enchentes, tempestades, tsunamis, avalanches e desmoronamentos. Ecossistemas e organismos vivos criam amortecedores contra desastres naturais, prevenindo assim possíveis danos
R: A) Terras úmidas podem absorver água de enchentes, ao passo que árvores podem estabilizar encostas. Recifes de coral e manguezais ajudam a proteger o litoral de danos causados por tempestades.
Serviços de regulação são os serviços que os ecossistemas fornecem ao agirem como reguladores, como por exemplo, regulando a qualidade do ar e do solo ou fornecendo controle de enchentes e doenças. Enquanto árvores e plantas crescem, removem dióxido de carbono da atmosfera e efetivamente o retêm em seus tecidos. Neste sentido, ecossistemas florestais são estoques de carbono. A biodiversidade também desempenha importante papel ao melhorar a capacidade de adaptação dos ecossistemas aos efeitos da mudança climática.
R: B) “Sequestro” e armazenamento de carbono
Em 2012, foi aprovado o segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto, que vai de 2013 a 2020, cujas metas de redução correspondem a 18% de emissões dos países desenvolvidos em relação às taxas de 1990. Os Estados Unidos, Canadá, Japão, Rússia e Nova Zelândia não estão participando do segundo período, enfraquecendo o novo acordo. O Protocolo de Quioto propôs mecanismos para auxiliar os países a cumprir suas metas ambientais, dos quais se destaca o Mercado de Créditos de Carbono ou Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
R: A) Mercado de projetos, mercado de permissões
Assinale a alternativa que contempla a PEGADA HIDRICA.
R: A) Calcula a quantidade de água necessária para produzir os bens e serviços consumidos individualmente, por cada nação ou por tipo de produto e produção. 
Algumas importantes empresas brasileiras fazem grandes investimentos em projetos sociais, culturais e ambientais. Tais investimentos refletem uma preocupação que vai além das questões que permeiam a distribuição de renda desigual na sociedade. Eles fazem parte de um projeto maior que tem como objetivo
R: B) Cuidar da reputação corporativa 
No Brasil, a grande desigualdade social e a impossibilidade do Estado de atender às diversas demandas sociais impulsionaram o surgimento de entidades voltadas para a mobilização do setor privado, a partir dos anos 1980.
R: A) Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).
Seus indicadores são fundamentados em um sistema de avaliação do estágio em que se encontram as práticas de responsabilidade social em uma empresa, e os indicadores econômicos que não possuem relação com questões sociais e ambientais não são levados em consideração. A empresa deve preencher um questionário que embasará a avaliação de seu desempenho.
R: B) Indicadores Ethos de Responsabilidade Empresarial
A) Ações de filantropia corporativa
A visão sistêmica cria condições para a educação para a sustentabilidade florescer, ou seja, proporciona espaços formais e informais de ensino e aprendizagem para que, diante de problemas de qualquer ordem, as posturas individuais divergentes sejam substituídas por posturas coletivas inovadoras e orientadas para soluções sustentáveis.
R: A) Integrando todas as pessoas para que elas assumam a responsabilidade para a criação de um futuro sustentável que exige
D)

Outros materiais