Buscar

estudar microbiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

produzirem  enzimas e toxinas. Complete o quadro abaixo com  exemplos de enzimas e toxinas dos Staphylococcus e Streptococcus 
	STAPHYLOCOCCUS
	STREPTOCOCCUS
	Enzimas
	Toxinas
	Enzimas
	Toxinas
	Coagulase
	Esfoliativa
	Hemolisina
	Eritrogênica
	Hemolisina
	Endotoxina
	Protease
	Estreptoquinase
	Catalase
	Leucocidina
	Hialuronidase
	Dnase
	Hialuronidase
	TSST-1[1]
	Estreptolisinas
	
	Estafiloquinase
	
	
	
	Proteinase
	
	
	
	Lipases
	
	
	
	Quais as toxinas implicadas nas doenças estafilocócicas? RESP= toxinas esfoliantes, leucocidina,  toxina da síndrome do choque tóxico, enterotoxina 
	Quais são os fatores predisponentes para a infecção por Staphylococcus? RESP= Defeito quimiostáticos dos leucócitos, defeito na opsonização dos anticorpos, defeitos na destruição intracelular bacteriana, lesões cutâneas, presença de corpos estranhos 
	Qual a relação que existe entre o glicocálise e infecções por Staphylococcus epidermidis: RESP= A glicocálise é estrutura da parede celular e da cápsula que afeta a opsonização, inibe a quimiotaxia induz a degranulação. 
	Descreva o gênero Staphylococcus com suas características morfológicas, fisiológicas, bioquímica e genética RESP=morfológica: cocos isolados agrupados em cacho; Fisiológica: fisiologia não exigente nutricionalmente, cresce em meio simples a 37C ou 24C, 48Hs; Bioquímica: catalase positivo, tolerância a nel positivo, manitol(positivo) novobiocina (positivo); Genética: DNA tipo circular cromossomal, presença de plasmidios 
	Quais as principais provas funcionais que caracterizam os Staphylococcus e os Streptococcus. RESP= Staphylococcus:coagulase, catalase, tolerância ao NaCl, monitol, novobiocina;   Streptococcus: hemólise, catalase, bile eucalina - bacitracina, opitocina 
	Qual o papel do Staphylococcus epidermidis em infecção associadas a próteses? Qual a propriedade de virulência que ajuda no estabelecimento destas infecções? RESP= Como bactéria faz parte da microbiota normal, coloniza mais facilmente as proteases devido principalmente sua alta capacidade de adesão a mesma. 
	Qual a infecção causada por Staphylococcus saprophyticus? Qual a população mais susceptível a esta infecção?  RESP= Infecção hospitalar, infecção oportunista / + susceptível a infecção: pessoas imunodeprimidas, idosos e  pacientes hospitalizados 
	Um estudante percebe que a amostra de Staphylococcus aureus usada no controle de qualidade e uma amostra de Escherichia coli crescem e produzem uma cor amarela no ágar manitol salino, meio este seletivo para estafilococos. O que o acadêmico pode concluir em relação à preparação do meio de cultura? RESP = O meio não contém cloreto de sódio a 10%, pois somente os Staphylococcus são tolerantes a NaCl. 
	Após a caracterização de uma colônia como sendo estafilococos, um estudante de Farmácia, observou reação positiva nos testes de coagulase, fermentação do manitol e DNAse, bem como resistência à novobiocina. Que conclusão pode tirar? Resp= Trata-se do Staphylococcus aureaus. 
	Faça comentários sobre a síndrome do choque-toxico  RESP A síndrome do choque toxico e uma doença potencialmente fatal, causada por Staphylococcus aureus e uma forma de contaminação do sangue resultante da liberação de toxinas pelas bactérias. Pode ocorrer por ferimentos ou Infecções na garganta, pulmões, pele ou osso. Entretanto e mais comum acometer mulheres em idade fértil principalmente as mulheres que usam absorventes internos (Ob, Tampax, etc.) Estes podem alojar a bactéria e fornecer o meio ambiente para o seu desenvolvimento, principalmente quando o absorventes internos são deixados no local por tempo muito prolongado. Além disso, as fibras superabsorventes de alguns absorventes internos podem causar ferimentos microscópicos na vagina, que permitem transmissão da toxina bacteriana para o sangue. Apesar de não ser comum, a síndrome do choque toxico pode ocorrer após cirugias, incluindo mulheres que foram submetidas a parto cesáreo. 
	Faça comentários sobre as seguintes doenças: impetigo bulhoso, síndrome  do choque tóxico, Síndrome da pele escaldada estafilocócica e Intoxicação alimentar estafilocócica. Resp=Impedigo bulhoso: causado por Staphylococcus Aureaus, que se desemvolvem na pele produzindo lesões com bolhas de gás; Síndrome da pele escaldada: caracteriza-se pelo deslocamento de extensas áreas da epiderme, o que ocorre quando a pele é banhada por água fervente; Intoxicação: Causada pela presença de endotoxina 
	As cepas bacterianas coagulase negativa identificadas pelos métodos ordinários,  S. epidemidis e S. saprophyticus, têm sua diferenciação através da prova: ....................   RESP = Novobiocina 
	Faça comentários sobre Foliculite. RESP= A foliculite é uma inflamação dos folículos pilosos causada por uma infecção por Staphylococcus. Nos folículos pilosos, ocorre o acúmulo de uma pequena quantidade de pus, o que faz com que eles se tornem irritados e hiperemiados (avermelhados). A infecção danifica os pêlos, os quais podem ser facilmente arrancados. A foliculite tende a se tornar crônica nos locais em que eles se encontram profundamente enraizados na pele (p.ex., na área da barba). Os pelos rígidos podem encurvar e penetrar na pele, produzindo irritação mesmo sem uma infecção importante. 
	Faça comentários sobre FURUNCULOS. RESP=Os furúnculos são áreas grandes, elevadas, dolorosas e inflamadas causadas por uma infecção por Staphylococcus em torno dos folículos pilosos. Mais freqüentemente, os furúnculos ocorrem no pescoço, nas mamas, na face e nas nádegas e são particularmente dolorosos quando se formam em torno do nariz, das orelhas ou nos dedos. Geralmente, os furúnculos apresentam pus no centro. Geralmente, eles eliminam um exsudato esbranquiçado e discretamente sanguinolento. Alguns indivíduos apresentam furúnculos incômodos e recorrentes (furunculose) e, ocasionalmente, ocorrem epidemias de furúnculos entre adolescentes que vivem em bairros po pulosos e carecem de uma higiene adequada. 
	46. Em relação as manifestações clinicas da E.coli Produtora de Toxina Shiga (STEC), considere as seguintes afirmativas:
	I – STEC se destaca por causar um amplo espectro de doenças no homem, que compreende desde casos assintomáticos, diarréia branda, até casos mais graves de colite hemorrágica (CH) que podem evoluir para complicações extra-intestinais, sendo a de maior gravidade a síndrome hemolítica urêmica (SHU); II – STEC também pode ser responsável por outras complicações, como a púrpura trombocitopênica trombótica (PTT), apendicite, cistite hemorrágica e anormalidades neurológicas; III – A infecção por STEC tem geralmente inicio após a ingestão de alimentos ou água contaminados, algumas vezes em doses infectantes muito baixas, especialmente nos surtos causados pelo sorotipo O157:H7, em que se estima que menos de 100 organismos são capazes de causar a doença. Conclui-se que:
	a) Somente as afirmativas I e II estão corretas;
b) Somente às afirmativas I e III estão corretas;
c) Somente às afirmativas II e III estão corretas;
d) Somente à afirmativas II está correta;
e) Toda afirmativas estão corretas.
Resposta: e) Toda afirmativas estão corretas.
	47. Em relação as toxinas da Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC), considere as seguintes afirmativas:
	I - As enterotoxinas LT e ST produzidas por ETEC compreendem duas grandes famílias de toxinas de natureza protéica que diferem quanto a sua tolerância à temperatura, estrutura, imunogenicidade e mecanismos de ação; II – A termobilidade está relacionada à perda da atividade tóxica após aquecimento a 45ºC durante 15 minutos, enquanto a termoestabilidade significa a manutenção da atividade da toxina nestas condições; III – Algumas amostras de ETEC são capazes de produzir as duas toxinas, enquanto outras produzem apenas uma delas. Conclui-se que: 
	a) Somente as afirmativas I e III estão corretas;
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas;
c) Somente as afirmativas I
e II estão corretas;
d) Somente a afirmativa II está correta;
e) Todas afirmativas estão corretas.
Resposta: a) Somente as afirmativas I e III estão corretas;
	48. Grupo de Escherichia coli que causa ceratoconjuntivite experimental em cobaias e invade as células do colon do homem provocando uma infecção smelhante à provocada pelas espécies de Shigella:
	
	a) ETEC;
b) EPEC;
c) EHEC;
d) EIEC;
e) EAEC;
Resposta: d) EIEC;
	49. Muitos microrganismos Gram-negativos produzem substâncias bactericidas que agem sobre outras cepas de mesmas espécies ou de espécies estreitamente relacionadas, recebendo o nome generalizado de bactericinas, e conforme a bactéria, um nome específico. Assim, Escherichia coli, Serratia marcencens e Pseudomonas aeruginosas, produzem, respectivamente:
	
	a) Colicinas, marcescinas e piocinas;
b) Piocinas, serratinas e colicinas;
c) Colicinas, serracinas e pseudomicinas;
d) Colicinas, piocinas e marcinas;
e) Piocinas, marcinas e colicinas;
Resposta: a) Colicinas, marcescinas e piocinas;
	50. O local mais comum de infecção por Escherichia coli é:
	
	a) Vesícula biliar;
b) Trato urinário.
c) Trato gastrintestinal;
d) Peritônio;
Resposta: b) Trato urinário.
	51. Produz uma doença muito semelhante a shigelose, que afeta comumente as crianças em países em desenvolvimento. Produz doença ao invadir a célula epitelial da mucosa intestinal. São características da Escherichia coli:
	
	a) ETEC;
b) EPEC;
c) EHEC;
d) EIEC;
e) EAEC;
Resposta: d) EIEC;
	52. Produz uma verotoxina (ação em células renais de macaco verde africano), associada a colite hemorrágica e a síndrome hemolítico-urêmica, uma doença que resulta em insuficiência renal aguda, anemia hemolítica microangiopática e trombocitopênia. Estas são características da Escherichia coli:
	
	a) ETEC;
b) EPEC;
c) EHEC;
d) EIEC;
e) EAEC;
Resposta: c) EHEC;
	53. Quais as principais bactérias que se busca em uma coprocultura de um paciente com diarréia?
	
	Resposta: ESCHERICHIA COLI, SALMONELLA, SHIGUELLA E YERSINIA ENTEROCOLITE
	54. Quais as principais bactérias que se busca em uma coprocultura de um paciente com diarréia?
	
	Resposta: ESCHERICHIA COLI, SALMONELLA, SHIGELLA E YERSINIA ENTEROCOLITE
	55. Quanto a estrutura antigênicas das Enterobacteriaceae, pode-se afirmar:
	
	a) Os flagelos, o LPS e as cápsulas são antigênicas;
b) Os flagelos são chamados antígenos H e as cápsulas, antígenos capsulares ou antígeno K;
c) As moléculas de LPS contém antígeno O que corresponde ao polissacarídeo da cadeia lateral da molécula;
d) Os antígenos representam a base da identificação sorológica dos membros da família Enterobacteriaceae, que muito contribui para o conhecimento da epidemiologia das infecções e da patogenicidade de muitas delas;
e) Todas estão corretas;
Resposta: e) Todas estão corretas;
	56. São aspectos estruturais da família Enterobacteriacea, exceto:
	
	a) São bacilos Gram-negativos cuja células apresentam membrana citoplasmática, espaço periplasmático, peptídeo glicana ou mureína e membrana externa;
b) Fermentam a lactose e degrada os aminoácidos sulfurados, produzindo gás sulfídrico;
c) A maioria apresenta filamento flagelar que nasce no citoplasma e muitas possuem cápsulas ou estrutura tipo capsular conhecidas como antígeno K;
d) A membrana externa contém o LPS, porinas e diferentes tipos de fimbrias;
e) O cromossomo é único e circular e diferentes tipos de plasmídios são transportados por muitas amostras.
Resposta: a) São bacilos Gram-negativos cuja células apresentam membrana citoplasmática, espaço periplasmático, peptídeo glicana ou mureína e membrana externa;
	57. São fatores de virulência das EPEC:
	
	a) Fimbrias do tipo IV (BFP);
b) Proteínas adesiva intimina;
c) Sistema de secreção do tipo III (SSTT);
d) Fimbrias Bundle-forming;
e) Todas estão corretas
Resposta: e) Todas estão corretas
	58. São sorogrupos pertencente as EIEC, exceto:
	
	a) 055:H6, 086:H34 e O111:H2
b) O124:H30,O143:H-, O29:H- e O112: H-
c) O112ac H-, O152: H- e O121 H-;
d) O124: H-, O144:H-, O135: H- e O136: H-;
e) O:103:H2, O:111:NM, O:111:H8, O:113:H21 e O:26:H11
Resposta: e) O:103:H2, O:111:NM, O:111:H8, O:113:H21 e O:26:H11
	59. São sorogrupos pertencente as EPEC, exceto:
	
	a) 055:H6, 086:H34 e O111:H2
b) 08:H9, 025:H42 e 027:H7
c) O119:H6, O127:H6 e O142:H6;
d) O142:H34, 026 e O114;
e) O125, O126, 0128 e O158;
Resposta: b) 08:H9, 025:H42 e 027:H7
	10. Como é feito o diagnóstico de infecções causadas por Esherichia coli?
	
	Resposta: É feito pela cultura de amostras dos líquidos infectados e observação microscópica om análises bioquímicas. São usadas técnicas genéticas para identificar genes presentes no genoma da E.coli.
	11. Com relação ao mecanismo de patogenicidade das EPEC, podemos afirmar:
	
	a) Causam diarréias não sanguinolentas epidémicas em crianças, especialmente em países pobres;
b) Têm um fator de adesão aos enterócitos;
c) Produzem enterotoxinas, resultando em destruição dos vilos do intestino delgado, com mal absorção dos nutrientes e consequente diarreia osmótica;
d) Há também febre, náuseas e vômitos;
e) Todas estão corretas
Resposta: e) Todas estão corretas
	12. Conhecida como Diarréia do viajante e uma causa muito importante de diarréia em lactentes de paises desenvolvidos; Algumas cepas produzem uma exotoxina termolábil (LT) que ativa a adenil-ciclase e outras produzem a enterotoxina termoestável (ST) que ativa a guanilil-ciclase. Estas são características da Escherichia coli:
	
	a) ETEC;
b) EPEC;
c) EHEC;
d) EIEC;
e) EAEC;
Resposta: a) ETEC;
	13. Constitui uma importante causa de diarréia em lactentes, adere as células da mucosa, ocorrem perda das microvilosidades, formação de filamentos de actina ou estruturas semelhantes a taças e por vezes ocorre a interiorização, . São características das Escherichia coli:
	
	a) ETEC;
b) EIEC;
c) EPEC;
d) EHEC
e) EAEC
Resposta: c) EPEC;
	14. Das espécies de Providencia a seguir, qual a que parece ser enteropatogênica?
	
	a) Providencia alcalifaciens
b) Providencia rettgeri;
c) Providencia stuarti;
d) Providencia rustigiani;
e) Todas estão corretas
Resposta: e) Todas estão corretas
	15. Descreva o mecanismo de patogenicidade da Escherichia coli Enteropatogênica Clássica ( ETEC)
	
	Resposta: ETEC ("Enterotoxic E.coli"): são a causa mais comum de diarreia do turista, sendo ingeridas em grandes números em comida mal cozinhada ou água contaminada com detritos fecais. Resolve com imunidade durante vários meses, logo o turista normalmente só é apanhado uma vez. Infectam principalmente o intestino delgado. Sintomas adicionais são dores violentas abdominais, vômitos, náuseas e febre baixa. Produzem enterotoxinas semelhantes à toxina da cólera, com atividade de adenilato ciclase. O aumento do GMPc (um mediador) dentro do enterócito causa aumento da secreção de electrólitos como cloro e sódio para o lúmen intestinal, seguidos de água por osmose. O resultado é diarreia profusa aquosa, tipo água de arroz, sem sangue. A bactéria tem fímbrias que lhe permite aderir fortemente ao epitélio e não ser completamente arrastada pela diarreia volumosa. A doença é perigosa para crianças pequenas devido à desidratação. Deve lhes ser administrada bastante água (mais é melhor que menos) com um pouco de sal e açúcar.
	16. Do ponto de vista da medicina humana Edwardsiella tarda é a espécie das Enterobacteriaceae mais importante. É incorreto afirmar:
	
	a) É encontrada em animais aquáticos, répteis, cobra e foca;
b) É conhecida como agente de gastenteritides e infeccções de feridas;
c) É conhecida como agente de doenças sexualmente transmissíveis;
d) Embora não seja incluída entre os enteropatógenos, vários estudos tem demonstrado que ela pode causar diarréia;
e) Tem a capacidade de invadir e destruir células HeLa;
Resposta: c) É conhecida como agente de doenças sexualmente transmissíveis;
	17. Em relação a diarréia causada pelas ETEC, considere as seguintes afirmativas:
	I - O aumento do GMPc (um mediador) dentro do enterócito causa aumento da secreção de eletrólitos como cloro e sódio para o lúmen intestinal, seguidos de água por osmose. II - A colonização resulta na diarréia profusa aquosa, tipo água de arroz, sem sangue; III - A doença é perigosa para crianças pequenas devido à desidratação. Conclui-se que: 
	a) Somente as afirmativas I e III estão corretas;
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas;
c) Somente as afirmativas I e II estão corretas;
d) Somente a afirmativa III está correta;
e) Todas afirmativas estão corretas.
Resposta: e) Todas afirmativas estão corretas.
	18. Em relação a Escherichia coli enteroinvasora (EIEC), considere as seguintes afirmativas:
	I – Interage preferencialmente com a mucosa do colon, sendo este o sítio de interação parasito-hospedeiro; II – Clinicamente a doença é acompanhada e febre, mal-estar, cólicas abdominais e diarréia aquosa seguida de disenteria consistindo de poucas fezes, muco e sangue; III – Todos os sorotipos são móveis, apresentando flagelo, sendo  o gene fliC responsável pela expressão de flagelina. Conclui-se que:
	a) Somente as afirmativas I e III estão corretas;
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas;
c) Somente as afirmativas I e II estão corretas;
d) Somente a afirmativa III está correta;
e) Todas afirmativas estão corretas.
Resposta: c) Somente as afirmativas I e II estão corretas;
	19. Em relação a Escherichia coli enteroinvasora (EIEC), considere as seguintes afirmativas:
	I -  São estreitamente relacionadas a Shigella, tendo como fatores de virulência as proteínas de invasão Ipa, IcsA e IpgC contidas nos plasmidios denominados plnv; II -  Apresentam enterotoxina termolábil de 62KDa, denominada ShET2, que é codificada pelo genes cromossomais; III -  A capacidade de invasão e sobrevivência das EIEC depende de genes contidos noplasmidio plnv bem como genes cromossômicos. Conclui-se que:
	a) Somente as afirmativas I e III estão corretas;
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas;
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas;
d) Somente a afirmativa III está correta;
e) Todas afirmativas estão corretas.
Resposta: e) Todas afirmativas estão corretas.
	20. Em relação a Escherichia coli Enterotoxigenica (ETEC) é correto afirmar:
	
	a) Infectam principalmente o intestino delgado;
b) Apresenta sintomas tais como dores violentas abdominais, vómitos, nauseas e febre baixa;
c) Produzem enterotoxinas semelhantes à toxina da cólera, com actividade de adenilato ciclase;
d) A bacteria tem fímbrias que lhe permite aderir fortemente ao epitélio e não ser completamente arrastada pela diarreia volumosa;
e) Todas estão corretas;
Resposta: e) Todas estão corretas;
	21. Em relação a Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC) é incorreto afirmar:
	
	a) Foi definida por sua capacidade em produzir as enterotoxinas termolábil (LT) e termoestável (ST);
b) Apresenta características clínicas, epidemiológicas e patogênicas similares a EHEC O157:H7, considerada como protótipo do grupo;
c) Constitui uma das principais causas da diarreia aguda em crianças menores de 5 anos de idade em todo mundo;
d) Principal agente da ? diarreia do viajante? , acometendo adultos que transitam desde países industrializados até regiões tropicais e subtropicais;
e) Figura como importante patógeno em animais, sendo agente de disenteria em bovinos, diarreia neonatal e pós-desmame em suínos;
Resposta: b) Apresenta características clínicas, epidemiológicas e patogênicas similares a EHEC O157:H7, considerada como protótipo do grupo;
	22. Em relação ao Gênero Citrobacter é incorreto afirmar:
	
	a) Este grupo de bactérias tem pouca importância clínica, porém as mais importantes são C.freudii e C.diversus;
b) Existe 11 espécies descritas e todas são consideradas enteropatógenos;
c) C.freudii tem sido ligadas a infecções urinárias, bacteremia e infecções respiratórias;
d) A espécie C.diversus é suspeita de estar envolvida em casos de meningites em recém-nascidos;
e) C.rodentium, apesar de não causar infecção em humanos, compartilha fatores de virulência (intimina) semelhante a EPEC e EHEC;
Resposta: b) Existe 11 espécies descritas e todas são consideradas enteropatógenos;
	23. Em relação ao gênero Klebsiella é correto afirmar:
	
	a) Entre as variedade de infecção extrapulmonares à K. pneumoniae a infecção urinária, tanto em crianças quanto em adultos, é a mais prevalente;
b) A meningite é observada em neonatos portadores de derivação ventrículo-peritoneal e em pacientes com procedimentos neurocirúrgicos de grande porte, relacionados ou não a extravassamento de líquido cefalorraquidiano;
c) K. pneumoniae também pode causar endocardite, infecções dos tecidos moles, feridas cutâneas e enterite;
d) No ambiente hospitalar, as taxas de colonização por K.pneumoniae aumentam em razão direta ao tempo e internação do paciente;
e) Todas estão corretas
Resposta: e) Todas estão corretas
	24. Em relação ao gênero Klebsiella é correto afirmar:
	
	a) Altas taxas de colonização por Klebsiella podem estar mais associadas ao uso de antimicrobianos do que com os procedimentos hospitalares em si;
b) Surtos hospitalares provocados por organismos multirresistentes a antibióticos, como cepas de K. pneumoniae produtoras de ?-lactamases de espectro estendido (extended-sprectrum beta-lactamases ? ESBL), têm sido relatados em diversos países nos últimos anos;
c) K.rhinoscleromatis é o agente etiológico do rinoescleroma, uma granulomatosa crônica que afetar as mucosas do nariz, os seios paranais, a faringe, a laringe e as vias aéreas inferiores;
d) Atribue-se a K.ozenae à etiologia da ezena, que corresponde a uma rinite atrófica crônica, acompanhada de secreção nasal mucopurulenta fétida;
e) Todas estão corretas.
Resposta: e) Todas estão corretas.
	25. Em relação ao gênero Klebsiella, é correto afirmar:
	
	( ) É uma bactéria com relevância crescente nas infecções hospitalares e na condição de patógeno oportunista, frequentemente causa infecções em pacientes imunocomprometidos;
( ) A facilidade para colonizar mucosas privilegia K. pneumoniae como patógeno oportunista;
( ) Infecções por K. pneumoniae comprometem, principalmente, o trato urinário, levando a bacteremia grave e à pneumonia aspirativa, com altas taxas de mortalidade e morbidade;
( ) A pneumonia adquirida na comunidade, principalmente por indivíduos etilistas crônicos e com compromentimento da função pulmonar, acontece na maioria das vezes em virtude das dificuldade destes pacientes eliminar as secreções das vias aéreas superiores, sendo este material aspirado para as vias aéreas inferiores, causando infecção;
(X) Todas estão corretas
	26. Em relação ao gênero Klebsiella é incorreto afirmar:
	
	a) K.granulomatis é o agente do granuloma inguinal, uma doença transmitida sexualmente que secaracteriza por ulcerações nos órgãos genitais e nas regiões inguinal e perianal;
b) K.granulomatis cresce facilmente nos meios de cultura, como Agar simples;
c) K.granulomatis pertencia ao gênero Calimmatobacterium, mas foi transferida para o gênero Klebsiella devido a semelhanças moleculares;
d) K.granulomatis produz lesão com semelhanças anatomo patológicas entre o garnuloma inguinal, o rinoescleroma e a ozena;
e) Atribue-se a K.ozenae à etiologia da ezena, que corresponde a uma rinite atrófica crônica, acompanhada de secreção nasal mucopurulenta fétida;
Resposta: b) K.granulomatis cresce facilmente nos meios de cultura, como Agar simples;
	27. Em relação ao gênero Klebsiella, é incorreto afirmar:
	
	a) São frequentemente isoladas de materiais biológicos humano;
b) A espécie mais isolada é K.pneumoniae;
c) Não é encontrada nas fezes dos indivíduos normais e, em maior freqüência,
na nasofaringe;
d) Nas fezes de crianças e depois do uso de antibióticos, a freqüência é mais elevada;
e) K.pneumoniae é uma causa importante de pneumonia, bacteremias e de infecções em outros órgãos;
Resposta: c) Não é encontrada nas fezes dos indivíduos normais e, em maior freqüência, na nasofaringe;
	28. Em relação ao gênero Providencia, é incorreto afirmar:
	
	a) É mais frequente em crianças com diarréia do que em controles e um dos seus ribotipos invade células HeLa;
b) Diversas espécies foram isolados de líquor de pacientes com septicemia;
c) Uma das espécie, P.alcalifaciens, parece ser enteropatogênica;
d) Além da espécie P.alcalifaciens, outras espécies foram isoladas de pacientes com infecção urinária;
e) A primeira amostra da espécie envolvida com quadro diarréico foi isolada das fezes de uma criança em São Paulo.
Resposta: b) Diversas espécies foram isolados de líquor de pacientes com septicemia;
	29. Em relação aos fatores de colonização da Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC), é incorreto afirmar:
	
	a) São estruturas filamentosas de natureza proteica, antigênicas e que se encontram distribuídas de forma peritríquia na superfície bacteriana;
b) Embora ocorram em amostras de ETEC patogênicas tanto para o homem como animais, são distintos entre si e apresentam especificidade em relação ao hospedeiro;
c) Diferem através de propriedades morfológicas, antigênicas e também em relação a sequência de aminoácidos da região n-terminal;
d) Pertencem à classe de fimbrias do tipo IV, cujos monômeros (pilinas) apresentam uma sequência N-terminal com alta homologia e contém um resíduo de metionina ou fenilalanina como primeiro aminoácido;
e) Podem apresentar uma estrutura fimbrial, fibrilar ou helicoidal, mas algumas tem uma estrutura não definida sendo então considerada afimbrial.
Resposta: d) Pertencem à classe de fimbrias do tipo IV, cujos monômeros (pilinas) apresentam uma sequência N-terminal com alta homologia e contém um resíduo de metionina ou fenilalanina como primeiro aminoácido;
	30. Em relação aos fatores de virulência das EPEC, considere as seguintes afirmativas
	I – Os principais fatores de virulência das EPEC típicas incluem uma Fimbrias do tipo IV denominada BFP (Bundle forming pilus), a Proteínas adesiva intimina, um Sistema de secreção do tipo III (SSTT) e várias proteínas secretadas; II – BFP  é encontrada em apenas algumas amostras de EPEC típicas; III – O operon que codifica BFP localiza-se no plasmidio EAF e compreende 14 genes, dos quais o primeiro, bfpA, codifica pilina. Conclui-se que:
	a) Somente às afirmativas I e II estão corretas
b) Somente às afirmativas I e III estão corretas
c) Somente às afirmativas II e III estão corretas
d) Somente à afirmativas II está correta;
e) Todas as afirmativas estão corretas;
Resposta: c) Somente às afirmativas II e III estão corretas
	31. Em relação aos fatores de virulência das EPEC, considere as seguintes afirmativas
	I – Além da Tir, uma série de outras proteínas é secretada por EPEC através do complexo de proteínas que compõem o  SSTT, as quais são conhecidas pelas siglas Esp (EPEC secred protein);  II – EspA, EspB e EspD participam da estrutura do SSTT, enquanto as demais Esp ( F,G,H e Z), bem como proteínas Map (Mitochondrial-associated protein), são injetadas juntamente com tir no citoplasma do enterócito; III – Tir tem dupla função, funciona como receptor da intimina e como elemento de ligação e mobilização de filamento de actina no enterócito. Conclui-se que: 
	a) Somente às afirmativas I e II estão corretas;
b) Somente às afirmativas I e III estão corretas;
c) Somente às afirmativas II e III estão corretas;
d) Somente à afirmativas II está correta;
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta: e) Todas as afirmativas estão corretas.
	32. Em relação aos fatores de virulência das EPEC, considere as seguintes afirmativas:
	I  – Após ser secretada pelo SSTT, a proteína Tir é fosforilada por quinases específicas do eritrócito; II – Para atuar como receptor de intimina, a molécula insere-se na membrana do eritrócito com suas extremidades orientadas para o citoplasma e sua porção média (TirM) localizada externamente à membrana; III – A essência da infecção por EPEC deve-se à interação entre a região C-terminal da intimina e TirM, na superfície da célula eucariótica, que desperta uma intensa resposta celular. Conclui-se que:
	a) Somente às afirmativas I e II estão corretas;
b) Somente às afirmativas I e III estão corretas;
c) Somente às afirmativas II e III estão corretas;
d) Somente à afirmativas II está correta;
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta: e) Todas as afirmativas estão corretas.
	33. Em relação aos fatores de virulência das EPEC, considere as seguintes afirmativas:
	I – Intimina é uma proteína de membrana externa de 94KDa, que apresenta uma alta variabilidade na composição de aminoácidos da sua C-terminal; II – A porção C-terminal da intimina liga-se a seu receptor, a proteína Tir (Translocated intimina receptor), que é translocado e inserido na superfície do enterócito, produzindo uma adesão intima e irreversível à célula epitelial; III – Alguns estudos in vitro sugere que os diferentes subtipos de intimina podem determinar tropismo por diferentes sítios  intestinais (sítios preferenciais de aderência). Conclui-se que: 
	a) Somente às afirmativas I e II estão corretas;
b) Somente às afirmativas I e III estão corretas;
c) Somente às afirmativas II e III estão corretas;
d) Somente à afirmativas II está correta;
e) Todas as afirmativas estão corretas;
Resposta: e) Todas as afirmativas estão corretas;
	34. Em relação aos fatores e determinantes genéticos de virulência das E.coli Produtora de Toxina Shiga STEC, considere as seguintes afirmativas:
	I – A toxina Shiga (Stx) é o principal fator de virulência das STEC e constitui uma familia de citotoxinas estruturalmente relacionadas e com atividades biológicas similares; II -  Dois grupos distintos de toxinas Shiga são descritos, Stx1 é praticamente idêntica à toxina Stx produzida por S.dysenteriae 1, e Stx2 apresenta menos de 60% de homologia com a sequência de aminoácidos de Stx1; III – A informação genética para produção de Stx1, Stx2 e algumas variantes de Stx2 está localizada no genoma de fagos temperados do tipo lambda, estão integrados ao cromossomo bacteriano, enquanto a produção de Stx de S.dysenteriae 1 e da variante Stx2e são codificados por genes cromossômicos. Conclui-se que:
	a) Somente às afirmativas I e II estão corretas;
b) Somente às afirmativas I e III estão corretas;
c) Somente às afirmativas II e III estão corretas;
d) Somente afirmativas II está correta;
e) Toda as afirmativas estão corretas.
Resposta: e) Toda as afirmativas estão corretas.
	35. Em relação a patogênese das E.coli Produtora de Toxina Shiga STEC, considere as seguintes afirmativas:
	I – A toxina é absorvida pelo epitélio intestinal, entra na circulação e liga-se rapidamente aos leucócitos polimorfonucleares; II – Nas células alvo Stx se liga ao receptor glicolipidico globotriacilceramida (Gb3) que é expresso principalmente nos pequenos vasos das células endoteliais do rim, intestino e cérebro; III – A internalização de Stx por endocitose mediada pelo receptor é seguida pela interação da toxina com componentes subcelulares, resultando na inibição da síntese protéica ou apoptose. Conclui-se que:
	a) Somente às afirmativas I e II estão corretas;
b) Somente às afirmativas I e III estão corretas;
c) Somente às afirmativas II e III estão corretas;
d) Somente à afirmativas II está correta;
e) Toda as afirmativas estão corretas.
Resposta: e) Toda as afirmativas estão corretas.
	36. Em relação a patogênese das E.coli Produtora de Toxina Shiga STEC, considere as seguintes afirmativas:
	I – A patogênese das infecções por STEC é complexa, multifatorial e fica evidente que a atuação sinérgica de diversos fatores de virulência muito
provavelmente deve contribuir para um pior prognóstico das doenças causadas por algumas destas amostras; II - O processo de adesão deve ocorrer em três fases, sendo que na primeira fase é adesão, na segunda ocorre a transmissão de sinais e, na terceira, uma aderência mais íntima é estabelecida; III – Após ultrapassar a barreira gástrica, devido a presença de um eficiente sistema de regulação que permite adaptação e sobrevivencia à acidez do estômago, as STEC atinge o intestino grosso, onde aderem à mucosa, proliferam e produzem Stx. Conclui-se que:
	a) Somente às afirmativas I e II estão corretas;
b) Somente às afirmativas I e III estão corretas;
c) Somente às afirmativas II e III estão corretas;
d) Somente à afirmativas II está correta;
e) Toda as afirmativas estão corretas.
Resposta: e) Toda as afirmativas estão corretas.
	37. Em relação a patogênese das EPEC,considere as seguintes afirmativas:
	I – Depois que atravessam a barreira gástrica, as EPEC aderem à mucosa do intestino delgado e grosso determinando alterações que levam à diarréia; II – O processo de adesão deve ocorrer em três fases, sendo que na primeira fase é, na segunda ocorre a transmissão de sinais e, na terceira, uma aderência mais íntima é estabelecida; III – Em infecções  graves, ocorre completa destruição do epitélio absortivo intestinal, com acentuada atrofia vilositária e afinamento da camada mucosa. Conclui-se que:
	a) Somente às afirmativas I e II estão corretas;
b) Somente às afirmativas I e III estão corretas;
c) Somente às afirmativas II e III estão corretas;
d) Somente à afirmativas II está correta;
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta: e) Todas as afirmativas estão corretas.
	38. Em relação a patogênese Escherichia coli enteroinvasora (EIEC) é incorreto afirmar:
	
	a) Bactérias sem plasmidios de invasão são virulentas, causando ceratoconjuntivite em cobaias;
b) A patogenicidade de EIEC é muito semelhante à de Shigella;
c) Em EIEC, não há estudos suficientes que caracterizem as proteínas de invasão, a sinalização celular e as perturbações do metabolismo das células do hospedeiro;
d) EIEC possuem uma baixa infectividade em células HeLa, quando comparadas com amostras de Salmonella, yersínia e Shigella;
e) Embora a disenteria bacilar devido a EIEC seja clinicamente indistinguível daquela causada por Shigella, estudos com voluntários humanos mostraram que a dose infectante de EIEC é muito menor do que Shigella.
Resposta: a) Bactérias sem plasmidios de invasão são virulentas, causando ceratoconjuntivite em cobaias;
	39. Em relação a patogenicidade da Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC), considere as seguintes afirmativas:
	I – A importância da capacidade de colonização não está restrita apenas ao estabelecimento da região de infecção, como também facilita a interação enterotoxina-receptor, evitando a degradação da toxina por enzimas proteolíticas; II – As enterotoxinas provocam alterações nos níveis intracelulares de nucleotídeos cíclicos levando à alteração do equilibrio hidrossalino do lúmen intestinal, resultando na secreção de eletrólitos e, consequentemente, na redução de absorção de água; III – A eliminação de água na diarreia não é decorrente do mecanismo de ação das enterotoxinas, e sim do desequílibrio eletrolítico. Conclui-se que: 
	a) Somente as afirmativas I e III estão corretas;
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas;
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas;
d) Somente afirmativa III está correta;
e) Todas afirmativas estão corretas.
Resposta: b) Somente as afirmativas I e II estão corretas;
	40. Em relação a patogenicidade da Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC), considere as seguintes afirmativas:
	I – O mecanismo de patogenicidade compreende basicamente a colonização da mucosa intestinal e a produção de enterotoxinas; II – A colonização está relacionada à capacidade desta bactéria em aderir a receptores específicos presentes na superfície do epitélio intestinal através de estruturas denominadas geneticamente de fatores de colonização (CFs); III – A importância da capacidade de colonização está restrita apenas ao estabelecimento da região de infecção. Conclui-se que: 
	a) Somente as afirmativas I e III estão corretas;
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas;
c) Somente as afirmativas I e II estão corretas;
d) Somente afirmativa III está correta;
e) Todas afirmativas estão corretas.
Resposta: c) Somente as afirmativas I e II estão corretas;
	41. Em relação as enterotoxinas da Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC), considere as seguintes afirmativas:
	I – As enterotoxinas LT apresentam semelhanças estruturais, antigênicas e funcionais com a toxina colérica (CT) e constituem os determinantes de virulência mais bem caracterizados em ETEC; II – Como membros da família de enterotoxinas do tipo AB5, as toxinas LT são proteínas oligoméricas de aproximadamente de 86KDa, compostas de 5 subunidades B idênticas de 11,5KDa, arranjadas em uma estrutura de anel, e em associação uma subunidade A central de 28KDa; III -  As subunidades A são responsáveis pelo reconhecimento e ligação da toxina ao receptor gangliosídicos presente na mucosa intestinal.  Conclui-se que:
	a) Somente as afirmativas I e III estão corretas;
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas;
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas;
d) Somente a afirmativa III está correta;
e) Todas afirmativas estão corretas.
Resposta: b) Somente as afirmativas I e II estão corretas;
	42. Em relação as enterotoxinas da Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC), considere as seguintes afirmativas:
	I – Reações de identidade imunológica e análise de similaridade da sequência de aminoácidos das subunidades A e B, permitiram a subdivisão das toxinas LT em duas classes distintas, LT-I e LT-II; II – As toxinas LT I apresentam alta similaridade (79%) com toxina CT, tanto na subunidade A como subunidade B e reconhecem o gangliosídeo GM1 na superfície dos eritrócitos; III – As toxinas LT-II apresentam atividade biológica similar a LT-I/CT, mas são imunologicamente distintas destas, uma vez que anticorpos anti-LT-I/CT não reconhecem LT-II. Conclui-se que:
	a) Somente as afirmativas I e III estão corretas;
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas;
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas;
d) Somente a afirmativa III está correta;
e) Todas afirmativas estão corretas.
Resposta: e) Todas afirmativas estão corretas.
	43. Em relação as enterotoxinas da Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC), considere as seguintes afirmativas:
	I – As subunidades B são responsáveis pelo reconhecimento e ligação da toxina ao receptor gangliosídicos presente na mucosa intestinal; II – A subunidade A é formada por 2 dominios distintos, A1 e A2, ligados por uma ponte de dissulfeto; III – O domínio A1 (componente tóxico) apresenta atividade de ADP-ribosil transferase, enquanto o dominio A2 medeia a interação de A1 com pentâmero da subunidade B. Conclui-se que:
	a) Somente as afirmativas I e III estão corretas;
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas;
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas;
d) Somente afirmativa III está correta;
e) Todas afirmativas estão corretas.
Resposta: e) Todas afirmativas estão corretas.
	44. Em relação as enterotoxinas da Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC), considere as seguintes afirmativas:
	I – Após ser secretada pela bactérias, a toxina LT se liga aos seus receptores na célula alvo e é internalizada por um mecanismo de endocitose; II – As vesículas endocíticas sofrem o transporte trans-Golgi, no qual ocorre a separação das subunidades A e B; III – A redução da subunidade A nos domínios A1 e A2 ocorre no retículo endimunológicaoplasmático (ER) e A1 é translocada através da membrana do ER para o compartimento citosólico. Conclui-se que:
	a) Somente as afirmativas I e III estão corretas;
b) Somente as afirmativas II e III estão
corretas;
c) Somente as afirmativas I e II estão corretas;
d) Somente a afirmativa III está correta;
e) Todas afirmativas estão corretas.
Resposta: e) Todas afirmativas estão corretas.
	45. Em relação as estruturas antigênicas das Enterobacteriaceae, podemos afirmar:
	
	a) O antígeno O constituem a parte mais externa do lipossacarideo da parede celular e consistem em unidade repetidas polissacarídeos;
b) Os antígenos O são resistentes ao calor e ao álcool, e em geral são detectados por aglutinação bacteriana;
c) Os anticorpos dirigidos contra o antígeno O são predominantemente IgM;
d) Os antígenos K são externos aos antígenos O em alguns mais não em todas as Enterobacterias;
e) Todas estão corretas
Resposta: e) Todas estão corretas
	Que são carbúnculos? Os carbúnculos são aglomerados de furúnculos que produzem grandes úlceras cutâneas e a formação de cicatrizes. Os carbúnculos evoluem e curam mais lentamente que os furúnculos isolados e podem causar febre e fadiga por se tratar de uma infecção mais grave. Os carbúnculos ocorrem mais freqüentemente nos homens e mais comumente na região posterior do pescoço. Os indivíduos idosos, os diabéticos e aqueles com doenças graves apresentam uma maior tendência a apresentar carbúnculos
	
	Resposta: I - II - III - IV - V - VI
	2. A toxina EAST (Enteroagregative E.coli Stable Toxin) é um pequeno peptídeo da família das toxinas ST codificados por genes cromossômicos ou plasmideais muito comum em quais das seguintes categorias de E.coli diarreiogênicas:
	
	a) EPEC e EIEC;
b) EAEC e EHEC;
c) EPEC e EAEC;
d) ETEC e EIEC;
e) Todas estão corretas
Resposta: b) EAEC e EHEC;
	3. Categoria de Echerichia coli caracterizada pela produção de potentes citotoxinas que apresentam a capacidade de inibir proteínas em cultura de células Vero:
	
	a) EPEC;
b) ETEC;
c) EIEC;
d) STEC
e) EHEC;
Resposta: d) STEC
	4. Comente sobre as principais doenças causadas por Escherichia coli.
	
	Resposta: Intoxicação alimentar: a E.coli é uma causa importante de Gastroenterites. Infecção do trato urinário (ITU): é a mais frequente (cerca de 80% dos casos) causa desta condição em mulheres jovens, podendo complicar em pielonefrite. Resultam da ascensão do organismo do intestino pelo ânus até ao orifício urinário e invasão da uretra, bexiga e ureteres. Frequentemente causadas pelo serovar UPEC. Também conhecida como cistite da lua de mel devido à propensão para aparecer em mulheres sexualmente ativas. Escherichia coli junto a muito maiores leveduras da cerveja ('Saccharomyces cerevisiae) Colecistite . Apendicite Peritonite: se perfurarem a parede intestinas ou do trato urinário. A mortalidade é alta. Meningite: a maioria dos casos de meningite em neonatos é causada pela E.coli. Infecções de feridas Septicemia: causam 15% dos casos da multiplicação sanguínea frequentemente fatal; contra 20% por Staphylococcus aureus. É uma complicação de estágios avançados não tratados de doença nas vias urinárias ou gastrointestinais. A mortalidade é relativamente alta.
	5. Comente sobre o mecanismo de patogenicidade da Escherichia coli Enteroagregativa (EAEC)
	
	Resposta: EAEC ("Enteroaggregative E.coli"): Têm fímbrias, produzem toxinas semelhantes às da ETEC, resultando em diarreia aquosa ou hemorrágica persistente em crianças. As bactérias têm aparência característica, aglutinando-se umas ás outras em "muros de tijolos".
	6. Comente sobre o mecanismo de patogenicidade da Escherichia coli Enterohemorrágica (EHEC)
	
	Resposta: EHEC ("Enterohemorragic E.coli"): causam diarréia aquosa inicial que pode progredir em colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urémico (que ocorre em 5% das infecções por EHEC). Têm [fímbria]]s aderentes e produzem uma toxina semelhante à shiga-toxina produzida pela Shigella. Podem provocar anemia, trombocitopenia e insuficiência renal aguda potencialmente perigosa.
	7. Comente sobre o mecanismo de patogenicidade da Escherichia coli Enteroinvasora (EIEC)
	
	Resposta: EIEC ("Enteroinvasive E.coli"): são invasivas e destrutivas da mucosa intestinal, causando úlceras e inflamação. O resultado é diarreia aquosa inicial seguida em alguns doentes de diarreia com sangue e muco, semelhante à da disenteria bacteriana.
	8. Comente sobre o mecanismo de patogenicidade das UPEC ( Escherichia coli Uropatogênica)
	
	Resposta: UPEC ("Uropathogenic E.coli"): causa frequentemente infecções do trato urinário (ITUs) em mulheres jovens. Têm receptores específicos para moléculas da membrana de células do epitélio da pelve renal. Produzem hemolisinas que lisa os eritrócitos.
	9. Como é feito o diagnóstico de infecções causadas por Esherichia coli?
	
	Resposta: É feito pela cultura de amostras dos líquidos infectados e observação microscópica om análises bioquimicas. São usadas técnicas genéticas para identificar genes presentes no genoma da E.coli.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais