Buscar

Correção 2ª prova de AP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria M Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios. Todas às pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente às gestantes, pois a sífilis congênita resulta em várias repercussões negativas para o feto.
CORRETA
A Vasectomia e a laqueadura tubária são considerados métodos de barreira e pode ser feito pelas vias mini laparotomia, laparoscopia, colpotomia. Em uma relação conjugal, a esterilização depende do consentimento de ambos.
NÃO são métodos de barreira, e sim métodos definitivos.
Os recém nascidos tratados para sífilis devem ser avaliados ao menos uma vez no primeiro ano de vida.
Consultas ambulatoriais mensais até o 6° mês de vida e bimensais do 6° ao 12° mês;
O DIU é um método de barreira e deve ser colocado na mulher 5 dias antes de menstruar. Há dois tipos: o de cobre e o hormonal. Segundo a literatura, o hormonal é mais eficaz que o de cobre.
A colocação deve ser preferencialmente no período da menstruação. 
No pré-natal de baixo risco, o enfermeiro deve estar atento a diversas questões de gestante como o risco de infecção do trato urinário. Esta é uma das principais causas de partos prematuros.
CORRETA
Em todos os casos de infecção urinária, deve-se realizar cultura de urina para controle de cura de uma a duas semanas após o término do tratamento, para confirmar erradicação da bacteriúria. Se a urina for estéril e não houver sintomas urinários presentes, esta deve ser repetida 30 dias após o término da antibioterapia.
Se a urina for estéril e não houver sintomas urinários presentes, esta deve ser repetida mensalmente até o parto.
A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) é indicada, para jovens do sexo feminino, para imunização contra o câncer do colo do útero, vulvar, vaginal e anal, lesões pré-cancerosas ou displásicas, verrugas genitais e infecções. Segundo o Calendário de Vacinação, a idade indicada para o procedimento é de 9 a 14 anos.
CORRETA
A dose de reforço de dTpa adulto deve ser agendada sempre que houver nova gestação.
CORRETA
Durante a gestação a mulher deve tomar uma dose de reforço da vacina Hepatite B, mesmo que tenha completado as três doses anteriormente.
Não há necessidade de reforço se as três doses já foram tomadas anteriormente.
A vacina influenza imuniza contra a influenza sazonal e H1N1. A vacina é aplicada em dose única. É indicada para todas às gestantes e a dose deve ser renovada em cada gestação.
CORRETA
A resolução do COFEN nº 381/2011 normatiza a execução, pelo enfermeiro, da coleta de material para colpocitologia oncótica pelo método de Papanicolau. Em seu artigo 1º consta: “no âmbito da equipe de enfermagem, a coleta de material para colpocitologia oncótica pelo método de Papanicolau é privativa do enfermeiro, observadas às disposições legais da profissão”.
CORRETA
A diabetes é uma doença crônica não transmissível que inspira constante vigilância da equipe de saúde da família, quanto ao controle glicêmico. O conhecimento do enfermeiro sobre a glicemia do usuário assistido, possibilita ajustes da prescrição de enfermagem. A meta glicêmica, na glicemia em jejum, do usuário com diabetes é de 100 a 150 mg/dl.
A meta glicêmica, na glicemia em jejum, do usuário com diabetes é de 100 a 126
T.H.A, 32 anos, veio a consulta de enfermagem pegar seu resultado do exames papanicolau. O resultado mostra que há lesões precursoras NICII. Nesse caso a mulher deve ser encaminhada para realização de biópsia e colposcopia.
CORRETA
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete a população feminina mundial e brasileira. Houve um aumento de 30% no número de exames de detecção precoce realizados em mulheres de 50 a 69 anos. Quanto aos sintomas a dor mamária representa um sintoma característico do câncer de mama.
CORRETA
O exame clínico das mamas (ECM) é empregado para detectar alterações mamárias e funciona como um instrumento de avaliação diagnóstica de forma a diagnosticar diversas patologias no órgão, inclusive o câncer. O ECM deve ser substituído pelo autoexame. Compõe obrigatoriamente a inspeção estática e dinâmica, palpação das mamas e cadeias ganglionares axilares e supraclaviculares e a expressão mamilar.
O autoexame não substitui o ECM.
A hipertensão arterial é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo indispensável que o profissional compreenda a forma como é realizado o diagnóstico da doença. Segundo o Caderno de Atenção Básica, número 37, que trata das estratégias para o cuidado com esta doença crônica o diagnóstico da HAS consiste na média aritmética da pressão arterial maior ou igual a 140/90mmHg, verificada pelo menos três dias diferentes, com intervalo mínimo de uma semana, entre as medidas.
CORRETA
O protocolo de Atenção Básica: Saúde para as Mulheres apresenta os critérios de elegibilidade para escolha de contraceptivos por condição clínica, estabelecidos pela OMS. Segundo estas normas, às mulheres com idade igual ou superior a 35 anos que fumam 15 ou mais cigarros por dia, não possuem recomendações para o uso do DIU como método contraceptivo.
Fumar não é uma contra indicação para a colocação do DIU.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. A avaliação dos fatores de risco (multiplicidade de parceiros, adolescente, não uso de preservativo) e a busca ativa dos parceiros consiste em um dos manejos para a detecção e controle das IST.
CORRETA
A Hanseníase uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa. Acomete principalmente a pele e os nervos periféricos, mas também manifesta-se como uma doença sistêmica comprometendo articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos. O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado à capacidade de penetração do Mycobacterium leprae na célula nervosa e seu poder imunogênico.
CORRETA
O homem é considerado a única fonte de infecção da hanseníase. A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente (forma infectante da doença - MB), mesmo em tratamento, que elimina o bacilo para o meio exterior infectando outras pessoas suscetíveis. Estima-se que 90% da população tenha defesa natural contra o M. leprae, e sabendo-se que a susceptibilidade ao M. leprae tem influência genética.
A transmissão ocorre quando a pessoa doente, portadora do bacilo de Hansen, NÃO tratada através das formas contagiantes, que o elimina para o meio exterior, contagiando pessoas susceptíveis.

Outros materiais