Buscar

Discursiva ética, politica e sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Além do vírus ser detectável somente por alguns dias no sangue das pessoas infectadas, os sintomas de zika são muito semelhantes, aos de dengue e de chikungunya, a chegada do Zika vírus ao Brasil não pode ser evitada. Para ele, o verão é o período mais crítico, pois é quando muitos habitantes viajam nas férias. Além disso, o clima é favorável para a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da doença, assim como da dengue e febre chikungunya. “As pessoas que tiram férias estão indo para locais onde já circula o zika vírus". Quando essas pessoas retornarem das férias, boa parte delas já vai trazer o zika vírus no seu organismo. E, se estiverem ainda na fase ativa da doença e forem picadas pelo mosquito, facilmente vai acontecer a transmissão para outras pessoas” Poderá ser feitas apenas campanhas de conscientização e mobilização para a população para que todos tenham ciência de como o vírus é transmitido.
 
Questão1)
 
 As três doenças, Dengue, Zika e a Chikungunya, são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado, e apresentam alguns sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico, porém, cada doença têm uma gravidade diferente e podem ser notadas na intensidade dos sintomas. Para diagnosticar se o paciente está infectado com uma delas, o médico deverá analisar os sintomas, e solicitar exames laboratoriais .
Entre essas doenças, a dengue é a mais grave quando comparada à chikungunha e à zika, pois pode provocar hemorragias, e óbito.
O tratamento para ambas é praticamente o mesmo, repouso e beber bastante líquido, não se deve fazer uso de remédios que contenham ácido acetilsalicílico, pois eles podem desencadear hemorragias.
 
Questão 2)
 
O Brasil é um País tropical e a junção do clima e maus hábitos da população contribuem na proliferação do Aedes aegypti principalmente no verão, pois é quando muitos viajam nas férias para locais onde já circula essas doenças e quando retornarem boa parte delas já trará o zika vírus no seu organismo. 
A Copa do Mundo e um campeonato de canoagem em 2014 poderiam ter introduzido o vírus no país, mas uma pesquisa mostra que isso ocorreu em 2013 ano da Copa das Confederações, mas não a como provar isso conclusivamente, a copa incluiu uma seleção do Taiti, que jogou no recife perto do epicentro da epidemia brasileira e isso foi relacionado com o aumento dos casos de infecção pelo Zika vírus e microcefalia neste período. 
 
 
Questão 3)
 
Não só o zika vírus, mas todas as doenças transmitidas pelo aedes aegypti poderiam e podem ser evitadas se o descaso com a saúde pública for deixado de lado, se o governo e a população entenderem realmente a gravidade destes surtos e criarem bons hábitos para extinguir focos e mosquito, o Brasil precisa trabalhar em cima de seus problemas estruturais básicos como: tornar disponível a todos o acesso à água tratada, coletar e dar destinação adequada ao lixo e saneamento básico. Desta forma e trabalhando também com campanhas de conscientização as medidas serão mais eficientes para diminuir cada vez mais os casos das doenças.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes