Buscar

inclusao digital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
INCLUSÃO DIGITAL
Caroline batista da Silva Resta RU 1340663
Amoreiras-campinas -SP
30/10/2017
 O QUE É INCLUSÃO DIGITAL
Inclusão digital consiste em disponibilizar para todos os cidadãos, de modo igualitário, a oportunidade de ter acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC's). Em outras palavras, a inclusão digital representa a democratização da tecnologia.
A inclusão digital serve para garantir que todas as pessoas, independente de classe social, etnia, religião ou poder econômico, tenham condições de usufruir as potencialidades das ferramentas tecnológicas de comunicação e informação. Quando exploradas corretamente, estas podem ajudar a melhorar as condições de vida desses indivíduos.
Para que haja a inclusão digital são necessários três requisitos básicos: um computador, acesso a internet e, principalmente, o domínio sobre as ferramentas da internet. Por este motivo, os programas de inclusão digital dos governos, por exemplo, devem visar essencialmente a formação e "alfabetização informática" das pessoas, para que sejam aptas a extrair os benefícios do universo digital.
A inclusão digital é um passo em direção a inclusão social dos indivíduos.
Saiba mais sobre a Inclusão social.
Os programas de inclusão digital dão destaque aos âmbitos escolares, auxiliando crianças e jovens a aprenderem a usar a tecnologia em prol do seu desenvolvimento. 
Os portadores de deficiência também são alvo desses programas governamentais, onde a tecnologia deve ser adaptada para atender as suas necessidades. Além do mais, as tecnologias de comunicação e informação podem ser uma excelente ferramenta educacional para quem sofre com deficiência auditiva ou visual, por exemplo.
 INCLUSÃO DIGITAL PARA ESCOLA E COMUNIDADE
Como os jovens e adolescentes adoram a tecnologia,como computador,tables,celulares tudo que envolve a internet e o mundo virtual,criamos um projeto que se chama ‘neto de aluguel’, onde a escola abre espaço para a comunidade no caso da terceira idade, e dão espaço para os próprios alunos da rede auxiliarem nas dificuldades tecnológicas,com isso o aluno se sente mais prestativo.
Se por um lado, as novas gerações apresentam familiaridade com o uso das inovações tecnológicas que surgem aceleradamente, as gerações mais velhas, dos idosos, por sua vez, encontram-se no extremo oposto, sentindo-se no meio de um “bombardeio tecnológico” que lhes causa estranheza, medo e/ou receio. Essa geração sente-se analfabeta diante das novas tecnologias, revelando dificuldades em entender a nova linguagem e em lidar com os avanços tecnológicos, até mesmo em questões básicas com eletrodomésticos, celulares e os caixas eletrônicos instalados nos bancos
É interessante salientar que, ao se procurar por cursos de informática destinados à Terceira Idade, o que geralmente se encontra no mercado são cursos que não levam em conta as especificidades dos aprendizes. Dessa forma, ensina-se Word, Excel, Internet e PowerPoint tendo o domínio destas ferramentas como o objetivo final, sem a preocupação dessas ferramentas servirem como meio para que os alunos possam desenvolver habilidades, atitudes e conhecimentos aplicados a outras áreas e, muito menos, sem ter a 
preocupação de contextualizar a aprendizagem, ignorando a trajetória do aluno, seus interesses particulares, vivências ricas a serem resgatadas e compartilhadas.
Para muitos autores, a inclusão digital é entre outras coisas, um processo de alfabetização digital, ou seja, é a aprendizagem necessária ao indivíduo para circular e interagir no mundo das mídias digitais como consumidor e como produtor de seus conteúdos e processos. Já para outros, esta é sinônimo de permitir acesso a todas as pessoas que não estejam conectadas ao mundo virtual e, mais do que isso, ensiná-las a utilizar a Internet para resolver de forma efetiva problemas do dia-a-dia. Para todos os estudiosos e envolvidos na questão, inclusão digital não pode ser entendida apenas como oferecer computador, mas sim ensinar a utilizá-lo
Nesse projeto é avaliado a atuação do aluno e sua pontualidade no dia do projeto,no caso os professores aplicam uma lição em cada aluno, que não podemos parar no tempo precisamos estar sempre buscando e nos atualizando, neste dia toda a responsabilidade fica por conta do aluno, cada idoso tem sua dificuldade maior e cada um fará o que for possível para auxilia los , como criar um email, assistir um vídeo no youtube,noções básicas da internet, como usar o wats SAP e suas demais dificuldades esperando que possam ser todas atendidas, esse projeto promete reunir mais de 50 pessoas da 3ª idade, e queremos incentivalos a aprender cada vez mais, e se atualizar sempre que for preciso.
Flyer:

Outros materiais