Buscar

UNIDADE 1 PSICOLOGIA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIDADE 1 - PSICOLOGIA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES
1) Leia as asserções a seguir.
 I. O modelo mecanicista permitia a autonomia dos trabalhadores e maior liberdade de comunicação entre eles.
II. O filme Tempos Modernos mostra como as organizações lidavam com os operários de forma produtiva e, por isso, positiva.
III. A linha de montagem retratada no clássico de Charles Chaplin demonstra a crítica à situação dos operários após a Revolução Industrial.
Sobre tais asserções é correto afirmar que:
RESPOSTA: Somente a assertiva III é verdadeira.
2) Sabemos que o Experimento de Hawthorne teve quatro etapas. A primeira etapa teve como objetivo avaliar o efeito da iluminação sobre o rendimento das funcionárias. Os pesquisadores dividiram as operárias em dois grupos: grupo controle e grupo experimental. Os dois grupos realizavam atividades idênticas em condições também idênticas, exceto pela iluminação. Enquanto no grupo controle a iluminação se mantinha estável, no grupo experimental a intensidade da luz variava constantemente.
Sobre a segunda etapa é correto afirmar que:
RESPOSTA: Concluiu que, embora importante, as condições de trabalho não tem tanta influência nos resultados da produção.
3) Observe as assertivas a seguir, acerca do experimento de Hawthorne.
I. O estudo ocorreu na década de 40, quando um psicólogo americano resolveu estudar a produtividade e a felicidade do trabalhador no seu ambiente de trabalho. 
II. Os resultados do experimento surpreenderam os pesquisadores, contribuindo para uma nova visão da aplicação da psicologia no ambiente organizacional.
III. Elton Mayo coordenou a pesquisa em Chicago.
RESPOSTA: Somente as assertivas II e III são verdadeiras.
4) A partir da Psicologia Organizacional novos estudos passaram a ser desenvolvidos. Originou-se a Abordagem Sociotécnica, a qual reuniu diversos princípios, tais como:
I. Grupos de Trabalho: O foco passa a ser o trabalho em grupo, o que resulta na diminuição de níveis hierárquicos e favorecimento da participação de todos.
II. Liberdade de escolha: Iniciativa e autonomia do trabalhador se sobressaem às regras preestabelecidas, possibilitando a esses encontrar soluções para os problemas de seu setor.
Aponte qual alterativa NÃO contém um princípio da Abordagem Sociotécnica.
RESPOSTA: O homem completa a máquina de forma a reduzir suas funções. Ou seja, o homem não é mais visto como extensão da máquina, mas essa é que o serve.

Outros materiais