Buscar

UNIDADE 2 MOTIVAÇÃO E COMPROMETIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIDADE 2 - MOTIVAÇÃO E COMPROMETIMENTO
1) Utilizando seus conhecimentos sobre motivação, leia atentamente as seguintes afirmações: 
I Maria Lucia está satisfeita com o seu emprego. Dessa forma, podemos dizer que está motivada.
II Luciano é rico, acabou de comprar a casa de seus sonhos. Por essa razão podemos dizer que é uma pessoa motivada.
III Vânia é ansiosa, tem muitos amigos, sabe o que fazer para abrir um negócio. Assim, podemos afirmar que Vania é uma mulher motivada.
É FALSO o que se afirma em
RESPOSTA: I, II e III.
2) O psicólogo francês Henri Piéron, em seu Vocabulaire de Psychologie, quem definiu motivação, ainda em 1964, como “[...] uma modificação do organismo que o faz mover-se, até que se reduza essa modificação [...]” (apud CASADO, 2002).
Considerando a afirmação acima, assinale a alternativa CORRETA:
RESPOSTA: Para que exista motivação, é necessário que algo aconteça, que haja alguma alteração no organismo que impulsione o indivíduo a reagir de forma a reduzir essa mudança, reestabelecendo, assim, seu estado inicial.
3) Para melhor entender a motivação, é importante esclarecer o que é e o que não é. Uma das questões importantes é compreender que não podemos afirmar que “o fulano nasceu motivado ou desmotivado”, pois a motivação não faz parte da personalidade de uma pessoa. Considerando a afirmação acima, assinale a alternativa CORRETA:
RESPOSTA: A motivação está diretamente ligada a cada situação em específico, à história de vida da pessoa, ao seu repertório.
4) Segundo Maslow (1954), o comportamento do indivíduo é organizado apenas por necessidades insatisfeitas. Dessa forma, é possível compreender que a motivação é algo que vem do interior de uma pessoa.
Considerando a definição acima, leia atentamente as seguintes afirmações:
I De acordo com a Psicanálise, o desejo provoca aumento de tensão, o que não é tolerado pelo id. Frente à tensão gerada pelo aumento do desejo por algo, o id buscará satisfazer a necessidade a fim de baixar a tensão, ou seja, buscará reestabelecer a estabilidade do organismo, que é chamado de homeostase. Para tanto, forçará o ego a buscar por aquilo que é desejado. O ego, por sua vez, buscará, como já mencionado, equilibrar as ações de comando do id às exigências morais do superego.
II Priscila deseja um carro novo. Assim, segundo a Psicanálise, podemos dizer que Priscila está motivada a comprar um novo carro nesse momento.
III Para Keller e Schoenfeld (1974), assim como para os demais analistas do comportamento, a motivação, ainda que interna, pode ser manipulada a partir de certas “operações estabelecedoras”. Ainda que o seja dessa forma, os gestores não podem e, por isso, não devem fazer nada para motivar as pessoas com quem trabalham.
IV Considere a seguinte situação: uma pessoa é privada de seu salário por um tempo. Essa pessoa está sem dinheiro. Assim, estará mais propensa a se dirigir em busca da obtenção de um salário, de modo que, segundo a teoria de Skinner, tal pessoa estaria motivada nesse momento. É VERDADEIRO o que se afirma em
RESPOSTA: I, II, III e IV.

Outros materiais