Buscar

UNIDADE 6 O LIVRO DIDÁTICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIDADE 6 – O LIVRO DIDÁTICO
1) Assinale a alternativa que apresenta os termos que completam adequadamente as lacunas.
“O livro didático adquiriu grande _________ ou, até mesmo, tornou-se ____________ na escola brasileira. Dessa forma, a sua escolha e a sua utilização precisam ser fundamentadas na(o) _____________ dos professores que, com os alunos, vão fazer dele (livro) instrumento de __________.
RESPOSTA: importância, fundamental, competência, aprendizagem.
2) Sobre o livro didático, analise as assertivas a seguir em relação à sua veracidade e coloque entre os parênteses F (Falsa) ou V (verdadeira).
( ) O adjetivo didático qualifica e define um certo tipo de obra que é um instrumento específico na relação de ensino e de aprendizagem formal.
( ) O livro didático é o único material de que professores e alunos vão valer-se no processo de ensino e aprendizagem.
( ) O livro didático pode ser decisivo para a qualidade do aprendizado resultante das atividades escolares.
( ) Esse material é o único disponível para consulta do professor para a preparação das suas aulas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
RESPOSTA: V, F, V, F.
3) Pela definição do INPE (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), didático é o livro que:
RESPOSTA: vai ser utilizado em aulas e cursos e que, provavelmente, foi escrito, editado, vendido e comprado tendo em vista sua utilização escolar e sistemática;
4) Segundo alguns autores, a geografia escolar e aquela apresentada nos livros didáticos estão longe de superação da lógica tradicional (formal). A abordagem dos fenômenos naturais (clima, relevo, vegetação entre outros) é meramente descritiva, classificatória e pouco cuidadosa, sendo desconsideradas as relações entre os elementos naturais e as inovações científicas sobre a temática.
Para romper com essa abordagem, o(a) professor(a) deve buscar outros materiais e práticas além do livro didático, que incorporem contextualizações diferenciadas, a fim de proporcionar ao aluno a construção de conceitos, a compreensão das dinâmicas dos fenômenos e, não, simplesmente a memorização.
Nessa perspectiva, abordagens de temas relacionados à natureza em sala de aula - com a utilização ou não do livro didático - como o clima, por exemplo, que buscam ultrapassar a simples memorização ou reprodução de conceitos devem:
I – promover um processo de ensino-aprendizagem facilitador da elaboração de conceitos ligados ao clima, apresentados pelo livro didático e associados ao cotidiano do aluno.
II – despertar o interesse dos alunos pelas correntes teóricas específicas das áreas que estudam o clima.
III – aplicar, sobre as condições meteorológicas, procedimentos pedagógicos que partam da realidade do aluno em associação ao conteúdo do material didático.
IV – verificar a percepção dos alunos em relação ao avanço das massas de ar e frentes frias sobre a região a ser tratada pelo livro didático.
V – testar a aplicabilidade do registro das condições de tempo para a identificação da evolução dos sistemas meteorológicos sobre uma determinada área.
Estão certos apenas os itens:
RESPOSTA: I e III;

Outros materiais