Buscar

provinha 1 respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

IEUFU41041- ESTATÍSTICA ECONÔMICA E INTRODUÇÃO À ECONOMIETRIA
19/09/2017- Provinha 1
Mais gastos em campanha, relativamente ao adversário, afetam a proporção de votos recebida por um candidato nas eleições presidenciais? Suponha que para se estimar a relação entre o percentual de votos recebido por um candidato do partido A (votoA) numa eleição para presidente contra o candidato do partido B, e o percentual da despesa total (A+B) que cabe ao candidato de A (gastoA), seja proposto o seguinte modelo de regressão simples:
Qual é a interpretação de neste modelo? Resp: B0 é o intercepto da regressão e reflete a proporção de votos esperada para o candidato de A quando a o percentual de seus gastos de campanha (relativamente ao total) é igual à zero.
Qual é a interpretação de neste modelo? Resp: B1 é o coeficiente de inclinação da regressão e reflete o efeito marginal de GastoA sobre VotoA. Ou seja, quando GastoA variar em 1 ponto percentual, espera-se que VotoA varie B1 pontos percentuais.
Quais variáveis você diria que se encontram no erro do modelo proposto u? Essas variáveis têm relação com Comente. Resp: Outras variáveis que afetam VotoA são: a qualidade do candidato, o tempo de exposição prévia na mídia, se o candidato já é conhecido dos eleitores etc. Essas variáveis em geral tendem a ter correlação com GastoA, pois quanto melhor e mais forte for o candidato de um partido, e quanto mais conhecido do eleitorado, maiores tendem a ser os investimentos na sua campanha. 
Teve-se acesso a uma amostra de 5 disputas entre os candidatos dos partidos A e B nas últimas eleições, cujos dados para VotoA e GastoA encontram-se no quadro abaixo:
Quadro1 
	Candidato
	VotoA
	GastoA
	VotoA-prev
	residuo
	1
	68.00
	97.41
	71,03
	-3,03
	2
	62,00
	60,88
	66,58
	-4,58
	3
	73,00
	97,01
	70,98
	2,02
	4
	69,00
	92,40
	70,42
	-1,42
	5
	75,00
	72,61
	68,01
	6,99
	
	
	
	Soma: 
	0,00
Usando os dados disponíveis, estimou-se o modelo por MQO e obteve-se a seguinte reta de regressão amostral : 
Responda:
Desenhe o gráfico desta função
VotoA
 
59% b1=0,12
 GastoA
 
Interprete o coeficiente estimado para , Resp: se os gastos do partido A forem zero como proporção dos gastos totais, espera-se que seu candidato receba 59,12% dos votos nas eleições, 
Interprete o coeficiente estimado para Resp: se os gastos do partido A aumentarem 1 ponto percentual vis a vis ao total de gastos dos dois candidatos, espera-se um incremento de 0,12 pontos percentuais no total de votos para o candidato de A, 
Para cada uma das observações na tabela, calcule o valor previsto de VotoA (ver votoA_prev)
Para cada um dos 5 candidatos, calcule o resíduo da regressão e confira se a soma dos resíduos é zero (ver resíduo),
Se o candidato A receber 50% dos gastos totais na campanha, qual o valor previsto de VOTOA para ele? Resp: 65,16%
Se houver um incremento de 5 pontos percentuais na proporção de gastos totais (GastoA) que cabe ao candidato, qual a variação esperada em VotoA? Resp: um incremento de 0,6 pontos percentuais

Outros materiais