Buscar

PROVINHA 3 nova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IEUFU41041- Estatística Econômica e Introdução à Econometria
Provinha 3 – 25/05/2017
Questão1 – Você quer estimar o impacto que a frequência às aulas tem nas notas finais das disciplinas na faculdade e consegue ter acesso aos registros da universidade com dados relativos às notas (nota_final), numa escala de 0 a 40, e o percentual (%) de aulas frequentadas (freq.) de uma amostra de 680 alunos de acordo com o seguinte modelo:
Usando os dados FREQ.dta, responda aos seguintes itens:
Nesta amostra, reporte a média e o desvio padrão das variáveis nota_final e freq.
Estime o modelo e interprete os coeficientes estimados para e . 
Estimando este modelo por MQO, você obtém uma estimativa para sem viés? Justifique sua resposta.
Você possui também informação sobre o percentual de aulas perdidas (faltas) e incorpora essa informação ao modelo estimando: 
Que resultado você obtém para agora? Explique o que acontece.
Com informações sobre o coeficiente de rendimento do aluno até o momento (CR), medido numa escala de 1 a 4, a nota no exame de ingresso na universidade (VEST), com escala de 0 a 40, e o percentual de tarefas entregues por aluno (tarefa), você agora estima o seguinte modelo de regressão múltipla: 
Você acredita que a variável freq é correlacionada com CR, VEST e tarefa? Calcule os coeficientes de correlação correspondentes e comente os resultados. 
Compare a estimativa obtida para no modelo de regressão múltipla com aquele obtido no item (b) e comente a mudança observada. 
Compare os erros padrão estimados para o coeficiente de nos itens (b) e (e) e explique porque ele aumentou no modelo de regressão múltipla. 
As variáveis freq., CR, VEST e tarefa explicam muito das variações observadas nas notas nesta amostra de alunos? Justifique.

Outros materiais