Buscar

Casos concretos semanas de 01 a 07

Prévia do material em texto

SEMANA 01
Analise a questão abaixo e esclareça de acordo com a Doutrina e Jurisprudência sobre o tema: 
"Cuida-se de agravo de instrumento, com pedido de liminar, em face de decisão que declinou da competência para conhecer de pedido de falência ajuizado pelo agravante, sob o fundamento de que a sede do agravado se situa em São Paulo/SP, para onde determinou a remessa dos autos..... Por fim, salienta que, caso a decisão seja imediatamente cumprida, poderá haver lesão de difícil reparação, pois não possui condições financeiras para acompanhar o trâmite da ação no Estado de São Paulo e o recurso estaria prejudicado pela perda de objeto. Pede a concessão de efeito suspensivo, bem como a reforma da decisão impugnada para declarar que o Juízo da Vara de Falência do Distrito Federal é o competente para apreciar o pedido." 
R – A competência para apreciar o processo de falência é do juiz sob cuja jurisdição estiver situado o principal estabelecimento do devedor (Lei n° 11.101/2005, art. 3º). Súmula 480 STJ. 
Principal estabelecimento, para fins de definição de competência para o direito falimentar, é aquele em que se encontra concentrado o maior volume de negócios da empresa; é o mais importante do ponto de vista econômico.
SEMANA 2 
Julgue o próximo item, relativo às normas de falência e de recuperação de empresas. Justifique com o dispositivo legal pertinente. 
"De acordo com a legislação de regência, o deferimento do processamento da recuperação judicial de sociedade empresária suspende o curso de todas as ações e execuções que tramitem contra o devedor; contudo, em hipótese nenhuma, a suspensão pode exceder o prazo improrrogável de cento e oitenta dias contado do deferimento do processamento da recuperação, restabelecendo-se, após o decurso do prazo, o direito dos credores de iniciar ou continuar suas ações e execuções, independentemente de pronunciamento judicial". 
R – Conforme artigo 6º, caput e § 4º da lei 11.101/2005, está correto o texto, no que concernem as normas de falência e recuperação de empresas. 
SEMANA 3 
Em 29/01/2010, ABC Barraca de Areia Ltda. ajuizou sua recuperação judicial, distribuída à 1ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro. Em 03/02/2010, quarta-feira, foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico do Rio de Janeiro ("DJE-RJ") a decisão do juiz que deferiu o processamento da recuperação judicial e, dentre outras providências, nomeou o economista João como administrador judicial da sociedade....... Diligente, você verifica no edital mais recente que, da relação de credores, não consta o credor XYZ Cadeiras Ltda. E, examinando os autos em cartório, constata que o quadro geral de credores ainda não foi homologado pelo juiz. Na qualidade de advogado de XYZ Cadeiras Ltda., analise a questão à luz da Lei 11.101/2005 para regularizar a cobrança do crédito desta sociedade.
R – Análise das datas
	Ajuizamento da Recuperação Judicial
	29/01/2010
	Publicação do Edital da decisão que deferiu o prosseguimento da recuperação
	03/02/2010
	Apresentação das Habilitações – prazo de 15 dias – Artigo 7º da lei 11.101/2005 – Perdeu essa data, passou a ser credor retardatário.
	18/02/2010
	Publicação de Edital com o Quadro provisório de Credores – 45 dias
	02/04/2010
	Você foi procurado em 
	20/04/2010
Conforme previsto no caput do artigo 7º da lei 11.101/2005, o credor terá 15 (quinze) dias após a publicação do edital, contendo o deferimento da decisão de recuperação judicial para apresentação das habilitações ao Administrador Judicial.
Neste caso, nos termos do artigo 10, caput, da Lei n. 11.101/2005, o credor pode pedir o seu ingresso no processo de recuperação, mas será recebido como credor retardatário. Mas como não foi homologado o quadro geral de credores, a habilitação pode ser feita através de impugnação, conforme prevista no § 5º do artigo 10 da mencionada legislação.
SEMANA 4 
A respeito do Administrador Judicial, no âmbito da recuperação judicial, JULGUE as afirmativas abaixo: 
A) somente pode ser destituído pelo Juízo da Falência na hipótese de, após intimado, não apresentar, no prazo de 5 (cinco) dias, suas contas ou os relatórios previstos na Lei 11.101/2005; (F) – Artigo 23 da lei
B) o Administrador Judicial, pessoa física, pode ser formado em Engenharia; (V) – Artigo 21 da lei
C) será escolhido pela Assembleia Geral de Credores; (F) – Artigo 27 da lei
D) perceberá remuneração fixada pelo Comitê de Credores. (F) – Artigo 24 da lei
SEMANA 5 
A sociedade empresaria Telefonia do Sul S/A, constituída há mais de 5 anos e nunca beneficiada dos Institutos da Lei 11.101/2005, vem enfrentando dificuldades financeiras oriundas da crise econômica o que fez com que seu faturamento anual caísse em 40%, acarretando o não pagamento de dívidas tributarias e principalmente trabalhistas. O Diretor Financeiro da empresa procura seu escritório para detalhamento de eventual pedido de Recuperação Extrajudicial sob o argumento de ser procedimento menos oneroso e mais rápido do que o processo judicial. Oriente seu cliente de acordo com a legislação falimentar vigente. 
R – Na recuperação extrajudicial, não pode incluir créditos de natureza tributária e nem de créditos trabalhista. Artigo 161 da Lei 11.101/2005.
A recuperação extrajudicial é mais célere, menos onerosa e de menor risco, e tem que se observar os seguintes requisitos:
 - Empresa regular a mais de dois anos, e estar registrada na junta comercial – Conforme artigo 48, caput da lei 11.101/2005.
 - Não ser falido;
- Estar há cinco anos sem ter obtido recuperação judicial;
- Estar há oito anos sem plano especial;
- Não ter sido condenação em crimes previstos na lei falimentar.
Obs.: A empresa tem que ter viabilidade para entrar no pedido de recuperação extrajudicial. Porém no caso concreto, a empresa não está apta a esse procedimento.
SEMANA 6 
Cimbres Produtora e Exportadora de Frutas Ltda. aprovou em assembleia de sócios específica, por unanimidade, a propositura de medida judicial para evitar a decretação de sua falência, diante do gravíssimo quadro de crise de sua empresa. O sócio controlador João Alfredo, titular de 80% do capital social, instruiu o administrador Afrânio Abreu e Lima a contratar os serviços profissionais de um advogado...... O soerguimento é lento e, por isso, é indispensável a adoção de soluções alternativas e prazos diferenciados e mais longos, como única forma de evitar-se uma indesejável falência. Analise a questão de acordo com a legislação falimentar vigente.
R – FUNDAMENTO JURÍDICO 
1 – Recuperação judicial, artigo 48 da lei 11.101/2005.
2 – Artigo 107, VII, CC c/c Artigo 1076, CC (deliberação dos sócios).
3 – Competência: principal estabelecimento – Petrolina. Artigo 3º da lei.
4 - Requisitos da petição inicial – Artigo 51, caput da lei – Da petição.
Pedido
Deferimento do processamento de Recuperação judicial.
Requerer a nomeação do Administrador Judicial.
Dispensa das certidões negativas. Artigo 52, III da lei 11.101/2005.
Pedido da publicação do edital na imprensa oficial.
SEMANA 7 
Usina de Asfalto Graccho Cardoso Ltda., EPP, requereu sua recuperação judicial e indicou, na petição inicial, que se utilizará do plano especial de recuperação judicial para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.... Aberto prazo para objeções, um credor quirografário, titular de 23% (vinte e três por cento) dos créditos dessa classe, manifestou-se contra a aprovação do plano por discordar do abatimento proposto, aduzindo ser vedado o trespasse como meio de recuperação. 
Com base na hipótese apresentada, responda aos itens a seguir. 
A) Diante da objeção do credor quirografário, a proposta de abatimento apresentada pela sociedade deverá ser apreciada pela assembleia geral de credores? Procede tal objeção? 
R - Não, porque o plano especial de recuperação judicial para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte não se submete à assembleia de credores, com base no Art. 72, caput, da Lei nº 11.101/2005. A objeção não procede,porque o plano especial de recuperação pode conter proposta de abatimento do valor das dívidas, nos termos do Art. 71, II, da Lei nº 11.101/2005.
B) Em relação ao segundo argumento apontado pelo credor quirografário, é lícito à sociedade escolher o trespasse como meio de recuperação se esta medida for importante para o soerguimento de sua empresa? 
R – Não. No plano especial, a proposta do devedor fica limitada aos termos do artigo 71 da lei 11.101/2005, podendo incluir outros meios de recuperação, mesmo previstos para o plano comum, com o trespasse do estabelecimento.

Continue navegando