Buscar

AV1 TÓPICOS EM LIBRAS SURDEZ E INCLUSÃO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201704077662)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na perspectiva da Educação Bilíngue, qual status linguístico e político que a língua brasileira de sinais assume para o surdo sinalizante?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: A língua brasileira de sinais é considerada a primeira língua do surdo sinalizante brasileiro enquanto o português é a sua segunda língua. A própria lei de LIBRAS assume a língua de sinais como meio oficial de comunicação dentro da comunidade surda.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704299467)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As novas tecnologias digitais permitem que a informação seja propagada de forma mais ampla e mais veloz. As comunidades surdas também se beneficiaram com essas tecnologias, pois facilitam a sua comunicação e permitem o registro de sua literatura. Considerando o avanço tecnológico em nosso tempo, discuta sobre os benefícios das novas tecnologias para: a) a autonomia comunicativa dos surdos; b) a produção da literatura surda; c) a acessibilidade na comunicação e aos bens culturais artísticos dos surdos.
		
	
Resposta:
	
Gabarito:
a) As novas tecnologias digitais possibilitam a comunicação entre os surdos e surdos e surdos com os ouvintes. Atualmente, com aplicativos de mensagens e vídeos essa comunicação pode acontecer tanto em português, quanto em LIBRAS; b) as tecnologias de informação e  comunicação (TIC) possibilitam o registro e a divulgação da literatura surda e, dessa forma, propaga a cultura surda; c) as TIC promovem a acessibilidade aos surdos, pois proporcionam autonomia comunicativa e facilitam o acesso às informações e aos espaços culturais e artísticos.
 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703706911)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A palavra abaixo, apresentada em alfabeto manual (LIBRAS), refere-se a:
		
	
	um bairro.
	
	um continente.
	
	um município.
	 
	um país.
	 
	um estado brasileiro.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201704087687)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A datilologia apesar de ser uma representação da ortografia da língua portuguesa,  cumpre a função de empréstimo linguístico. Marque a ÚNICA opção que define a utilidade da datilologia em um diálogo em LIBRAS:
		
	 
	Soletrar os nomes das pessoas, os endereços de lugares ou qualquer informação que não tenha sinal padronizado.
	
	Estabelecer o diálogo entre surdos e ouvintes o tempo todo.
	
	Causar cansaço e desgaste em quem a utiliza.
	
	Embaraçar a vista de quem precisar associar a palavra soletrada à palavra em português.
	 
	Levar o usuário a fazer uso pleno da LIBRAS.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201704077663)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em 1880, houve o congresso de Milão onde se instituiu a prática de qual metodologia de ensino que privilegia a leitura labial como forme de aquisição dos conteúdos pedagógicos:
		
	
	Interlíngua
	 
	Comunicação Total
	
	Bilinguismo
	
	Pedagogia surda
	 
	Oralismo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201704077738)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. A que núcleo de família de surdos se refere o fragmento destacado:
		
	
	Pais surdos e filhos surdos
	
	Pais ouvintes e filhos ouvintes
	
	Pais cegos e filhos ouvintes
	 
	Pais ouvintes e filhos surdos
	
	Pais surdos e filhos ouvintes
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703705542)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. A existência das Comunidades Surdas pode ser explicada como: (adaptada da questão 31, do concurso público da UFRJ de 2009)
		
	
	Doença irreversível e incapacitante, pois afeta a capacidade cognitiva dos indivíduos, impede os surdos a tirarem carteira de motorista.
	 
	Fenômeno cultural onde se concentram as relações sociais, emocionais e intelectuais, porque tratam de questões em que a língua serve como marca de identidade pessoal e de grupo.
	
	Deficiência segregadora que acarreta a inibição e o isolamento social levando aos sujeitos surdos que participam de associações de surdos a viverem em guetos.
	 
	Má formação do indivíduo tendo como principal conseqüência a incapacidade para a socialização e dificuldade de aprendizagem na idade escolar.
	
	Aspectos patológico sque provocam limitações no nível das relações pessoais e problemas linguísticos, impedindo os surdos de apreenderem uma língua.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201704099246)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a ÚNICA opção que contempla exemplos de advérbios de tempo da LIBRAS:
		
	
	Bastante, pouco, mais, menos.
	
	Não, nem, nunca, jamais.
	
	Depois, primeiramente, cantar, dele.
	 
	Tarde, hoje, depois, agora.
	
	Apenas, exclusivamente, salvo, senão.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201704093208)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os verbos não direcionais são de suma importância para a LIBRAS, eles possuem características próprias por atender uma função específica. Assinale a ÚNICA opção que descreve os comportamentos dos verbos não direcionais:
		
	
	São verbos importantes na organização do transito de veículos e condução de pessoas.
	 
	Não existem na LIBRAS.
	 
	Não apresentam concordância, verbos ancorados ao corpo e verbos que incorporam o objeto.
	
	São verbos irregulares na LIBRAS, sem qualquer definição conceitual.
	
	Exige a direcionalidade do movimento do sinal do sujeito ao objeto em relação ao receptor da mensagem.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201704077670)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com a criação de quadros, esculturas, fábulas os surdos imprimem suas peculariedades culturais,já que as pessoas surdas assumem o papel de produtoras de bens culturais. Desse modo, exibem seus discursos na sociedade, dando visibilidade a temas que lhe são importantes, expondo suas ideias e concepções de mundo. Assinale a alternativa correspondente à arte e cultura surda. Assinale a ÚNICA alternativa que corresponde a essa afirmação:
		
	
	O texto não expressa a realidade. Os surdos possuem uma língua própria, mas não há espaço para uma produção artística independente.
	
	Os surdos não tem pensamentos abstratos, porque por sua língua só podem falar de coisas concretas, assim fica impossível exporem ideias e concepções do mundo na Arte.
	
	Os surdos são incapazes para assumir papéis fundamentais na produção de bens culturais.
	 
	Os surdos como sujeitos de língua e cultura próprias produzem bens culturais e por meio deles contam suas narrativas, experiências, conquistas, sofrimentos, imprimem suas ideias e concepções do mundo. Desse modo, revelam pelo discurso artísticos quem são e como são.
	
	A questão do discurso é importante, os surdos mudos não podem ficam fora dessas oportunidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes