Buscar

AV1 PATOLOGIA BASICA ESTACIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0139_AV_201512653373 » PATOLOGIA BÁSICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201512653373 - MARIA EDILENE DE SOUZA SILVA
	Professor:
	THIAGO DUTRA VILAR
	Turma: 9009/AI
	Nota da Prova: 3,5    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 22/11/2017 18:58:10
	
	 1a Questão (Ref.: 201512763017)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um paciente do sexo masculino, 30 anos, residente em região carente de saneamento básico, soropositivo para o HIV, procurou o serviço de emergência de um Hospital da rede pública apresentando tosse produtiva e relatando febre diária nos últimos cinco dias. O paciente apresentava-se desnutrido e desidratado, estando bastante debilitado. A investigação laboratorial apresentou resultado positivo para tuberculose pulmonar. O diagnóstico foi confirmado pela identificação do Bacilo de Koch (Micobacterium tubeculosis) no escarro do paciente. O exame radiológico de internação revelou áreas de calcificação e opacificação no pulmão direito, com cavidades semelhante a um queijo. De acordo com o caso clínico que tipo de necrose e calcificação ocorreram no parênquima pulmonar desse paciente, respectivamente?
		
	
Resposta: necrose caseosa, calcificaçao distrófica
	
Gabarito: Necrose caseosa e calcificação distrófica.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512758191)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A inflamação é a reação de um tecido e de sua microcirculação a uma agressão patogênica, caracterizada pela produção de mediadores inflamatórios e movimentação de líquido e leucócitos do sangue para os tecidos extravasculares. Por meio desse mecanismo, o hospedeiro localiza e elimina metabolicamente células alteradas, partículas estranhas, microorganismos ou antígenos. Em certas circunstâncias, a capacidade de eliminar substâncias estranhas e tecidos lesados fica comprometida, ou os mecanismos reguladores da resposta inflamatória são alterados. Portanto, as RESPOSTAS FISIOLÓGICAS dos tecidos lesionados devem ser levadas em consideração no processo de intervenção, para uma eficaz REABILITAÇÃO. Com base nessas informações, indique quais são as alterações características em processos inflamatórios agudos e crônicos:
		
	
Resposta: .
	
Gabarito: INFLAMAÇÃO AGUDA - o início da resposta inflamatória ocorre em virtude da lesão direta ou estimulação dos componentes estruturais ou celulares de um tecido,caracterizada por duração curta que pode durar minutos, horas ou alguns dias. Aparecimento dos sinais cardinais típicos (tumor, rubor, calor) assim como alterações da microvasculatura, da permeabilidade vascular e emigração de leucócitos. INFLAMAÇÃO CRÔNICA - reação persistente que desencadea uma resposta imunológica contra os produtos microbianos residuais ou contra os componentes teciduais alterados, que pode durar semanas ou meses, normalmente seguida de uma inflamação aguda, mas pode iniciar-se de modo insidioso e assintomático. Como característica têm-se a presença de leucócitos, macrofágos e proliferação celular.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512757923)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Saúde e normalidade não têm o mesmo significado. A palavra saúde é utilizada em relação ao indivíduo, enquanto o termo normalidade é utilizado em relação a:
		
	 
	Conceito biológico de adaptação
	
	Variações metabólicas
	
	Variações do meio ambiente
	
	Aspectos das doenças
	 
	Parâmetros estruturais e funcionais
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513488234)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na verdade, muitas respostas à X são comuns a quase todos os tipos de células, embora o grau da resposta provocada varie muito entre diferentes tipos celulares. A incógnita X pode ser substituída por:
		
	 
	Lesão
	
	Disfunção
	
	Infeção
	
	Inflamação
	
	Doença
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513503652)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma mulher de 20 anos de idade, sexualmente ativa, apresentou uma dor abdominal que durou 24 horas. A paciente não tinha história de dor desse tipo. Sua temperatura estava em 37,9°C e a região abdominal inferior esquerda apresentou-se bastante sensível à apalpação. Os achados laboratoriais implicavam uma contagem de leucócitos totais igual a 29.000 células/mm3, dos quais 75% eram neutrófilos segmentados, 6% eram bastões, 14% eram linfócitos e 5% eram monócitos. A laparotomia revelou que a tuba uterina esquerda estava distendida, repleta de líquidos e a ponto de se romper. Foi realizada uma salpingectomia. Qual dos seguintes achados tem maior probabilidade de ser encontrado durante o exame microscópico da tuba uterina extraída?
		
	
	Metaplasia escamosa
	
	Infiltração mononuclear
	
	Proliferação de fibroblastos
	 
	Células gigantes de Langhans
	 
	Necrose liquefativa
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512757052)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A calcificação pode ser encontrada em áreas de necrose. Nesse caso, ocorre deposição local de sais de cálcio, mesmo que os níveis sanguíneos de cálcio estejam normais. Essa deposição também pode ocorrer nas valvas cardíacas dos idosos, podendo torná-las rígidas ou obstruídas. Sobre esse assunto pode-se afirmar que:
		
	
	Um tumor na glândula paratireóide está associado à hipersecreção do hormônio paratireoidiano, causando hipercalcemia e maior possibilidade de surgimento de calcificações distróficas em tecidos normais.
	
	Na calcificação do tipo metastásica os níveis sanguíneos de cálcio estão dentro dos valores considerados normais.
	
	As características mencionadas no enunciado da questão descrevem a calcificação do tipo metastásica.
	 
	As características mencionadas no enunciado da questão descrevem a calcificação do tipo distrófica.
	 
	Na calcificação do tipo distrófica os níveis sanguíneos de cálcio estão aumentados (hipercalcemia).
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512949130)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A CONGESTÃO DOS MEMBROS INFERIORES PODE LEVAR AO EDEMA POR QUE:
		
	
	CAUSA OBSTRUÇÃO LINFÁTICA
	
	REDUZ A PRESSÃO ONCÓTICA
	 
	AUMENTA A PRESSÃO HIDROSTÁTICA
	
	DIMINUI A PRESSÃO HIDROSTÁTICA
	 
	AUMENTA A PRESSÃO ONCÓTICA
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512757046)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito das manifestações locais da inflamação aguda e os eventos que MELHOR as explicam, relacione as colunas a seguir e depois assinale a associação correta: MANIFESTAÇÃO 1. Rubor 2. Calor 3. Perda de função 4. Dor 5. Edema EXPLICAÇÃO A. acúmulo de líquido plasmático causando compressão dos tecidos e liberação de mediadores químicos B. ocorre devido aos danos no tecido ocasionados pela lesão, dor e edema no local C. aumento da permeabilidade vascular resultando em extravasamento de fluido plasmático D. aumento do fluxo sanguíneo na área lesionada
		
	
	1C; 2C; 3D; 4A; 5B
	
	1D; 2D; 3C; 4A; 5B
	 
	1D; 2D; 3B; 4A; 5C
	
	1D; 2C; 3B; 4D; 5C
	
	1D; 2D; 3C; 4B; 5A
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201512764413)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A lesão genética não-letal constitui o ponto mais importante da carcinogênese. Várias classes de genes estão envolvidos, correspondendo às bases moleculares do câncer, como os genes promotores do crescimento, genes supressores do crescimento tumoral, que regulam o crescimento celular e genes que regulam a apoptose. A angiogênese tumoral é um importante fator que influencia o crescimento tumoral. A neovascularização possui efeito duplo sobre o crescimento tumoral ¿ a perfusão fornece oxigênio e nutrientes e as células endoteliais recém-formadas estimulam o crescimento de células tumorais. A angiogênese constitui o pré-requisito para crescimento contínuo do tumor e formação de metástases. Sem acesso à vasculatura as células tumorais não sofrem metástases. Dessa forma, a angiogênese tumoral relaciona-se à malignidade. Dentro desse contexto, por que o tumor é incapaz de aumentar de tamanho na ausência de vascularização?Porque a hipóxia desencadeada pela ausência de vascularização induz à necrose por ativação do gene p53.
	 
	Porque a hipóxia desencadeada pela ausência de vascularização induz à apoptose por ativação do gene p53.
	
	Porque a hiperemia desencadeada pela ausência de vascularização induz à apoptose por ativação das moléculas BAD e BAX.
	
	Porque a hipóxia desencadeada pela ausência de vascularização induz à ativação dos oncogenes.
	
	Porque a desnutrição desencadeada pela ausência de vascularização induz à carcinogênese.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201513488274)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os mastócitos que estão sensibilizados mantêm as moléculas de IgE expostas em sua superfície por longos períodos; se houver interação específica desses anticorpos com os alérgenos originais, ocorre a desgranulação das células com a liberação de mediadores químicos ainda em pré-formação, que são os mediadores primários. Dentre eles estão à histamina, proteases, fatores quimiotáticos para neutrófilos e eosinófilos (relacionado à quimiotaxia) e heparina, responsáveis pelo desenvolvimento do processo inflamatório, que pode ser localizada ou sistêmica. As células em questão participam de uma reação de:
		
	 
	Hipersensibilidade tipo II
	
	Hipersensibilidade tipo IV
	
	Hipersensibilidade tipo III
	 
	Hipersensibilidade tipo I
	
	Hipersensibilidade Tipo I e Tipo IV

Outros materiais