Buscar

PRova AV1,AVS e avaliando aprendizado

Prévia do material em texto

RESPONSABILIDADE CIVIL
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 805086)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Paulo motorista de um carro particular colide com um ônibus da Viação Aplha, o coletivo estava com passageiros, os quais ficaram levemente feridos, não estava chovendo e tampouco neblinando no local no momento da colisão, o que afasta a ocorrência de força maior. Analisando o caso acima, identifique o tipo de Responsabilidade Civil , com o consequente dever de indenizar. Fundamente: a) Entre os condutores. b) Entre passageiros e empresa de ônibus.
		
	
Resposta: A)Paulo responde pelo ato ilícito causado ao onibus da viação, pois, houve responsabilidade civil subjetiva,pela negligÊncia, imprudência como motorista e ainda responde pelos danos causados ao ônibus.b) Quanto aos passageiros e a empresa, em regra a empresa responde pelos danos causados aos passageiros que cuja a empresa tem responsabilidade objetiva e ainda indenizar os respectivos passageiros pelos danos ocorridos.
	
Gabarito: a) Em relação aos condutores é caso de responsabilidade subjetiva, será perquirida a culpa, deverá ser analisado qual dos dois violou um dever de cuidado. b) Já a relação entre os passageiros com a empresa de ônibus é uma relação de consumo. Devendo a empresa responder objetivamente pelos danos causados aos seus passageiros.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 865889)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual a distinção entre vício do produto e fato do produto?
		
	
Resposta: Os vícios são causados em decorrência existente no ato ilícito tendo assim, sendo comprovados defeitos devido vindo do fabricante e o fato do produto quando acontece após ter adiquirido o produto.
	
Gabarito: No vício do produto se verifica um defeito que impede o funcionamento esperado, sem contudo ocasionar outros danos. No caso do fato do produto, por sua vez, o dano será tamanho que atinge a integridade física ou psíquica do consumidor - exemplo do fato do produto: televisor que explode e causa queimadura ao consumidor.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 79970)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao se desviar de uma brusca fechada dada por um ônibus, Antônio subiu com seu veículo na calçada e atropelou Benedito, ferindo-o gravemente. Antônio:
		
	
	terá que indenizar Benedito porque praticou ato ilícito.
	
	não terá que indenizar Benedito porque não praticou ato ilícito.
	 
	terá que indenizar Benedito mesmo tendo praticado o ato em estado de necessidade.
	
	não terá que indenizar Benedito porque o ato praticado foi no exercício regular de um direito.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 1075320)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(FCC - 2005 - OAB/SP - Exame da Ordem - ADAPTADA) - Existe responsabilidade civil por ato:
		
	
	Abusivo, ainda que sem culpa do agente.
	
	lícito ainda que contrário a vontade do agente.
	 
	lícito ou por fato jurídico, independentemente de culpa, somente nos casos especificados em lei.
	 
	ilícito, apurando-se a culpa do agente.
	
	lícito ou por fato jurídico, independentemente de culpa, tão só quando constatar-se risco ao direito de outrem.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 835013)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Joana deu seu carro a Lúcia, em comodato, pelo prazo de 5 dias, findo o qual Lúcia não devolveu o veículo. Dois dias depois, forte tempestade danificou a lanterna e o parachoque dianteiro do carro de Joana. Inconformada com o ocorrido Joana exigiu que Lúcia a indenizasse pelos danos causados ao veículo.
		
	 
	Lúcia deve indenizar Joana pelos danos causados ao veículo, salvo se provar que os mesmos ocorreriam ainda que tivesse adimplido sua prestação no termo ajustado.
	
	Não há de se falar em responsabilidade civil no caso em tela.
	
	Lúcia incorreu em inadimplemento absoluto, pois não cumpriu sua prestação no termo ajustado, o que inutilizou a prestação para Joana.
	 
	Lúcia não responde pelos danos causados ao veículo, pois foram decorrentes de força maior.
	
	Lúcia não está em mora, pois Joana não a interpelou, judicial ou extrajudicialmente.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 152531)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pode-se dizer que o dano material:
		
	
	sempre deve estar presente quando houver o pedido de indenização por dano moral.
	 
	pode existir o dever de indenizar pelo dano emergente e lucro cessante mas são coisas distintas, muito embora estejam inseridas no dano material
	
	sempre irá gerar o dever de indenizar por dano emergente e lucro cessante.
	
	possui o dano moral inserido no valor indenizatório.
		
	
	 7a Questão (Ref.: 152537)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No ordenamento brasileiro, quando tratamos do dano moral é INCORRETO afirmar: I - É um direito e uma garantia fundamental, mencionado expressamente no art. 5° da Constituição. II ¿ Pode ser pleiteado quando existir a violação de direito da personalidade. III ¿ Jamais pode ser cumulado com o dano material.
		
	
	Todas estão incorretas.
	 
	Somente a III está incorreta.
	
	Somente a I está incorreta.
	
	Somente a II está incorreta.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 860862)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(2016, Banca: CESPE, Órgão: TRT - 8ª Região (PA e AP), Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária) A respeito da responsabilidade civil, assinale a opção CORRETA:
		
	 
	Em decorrência da própria condição de incapacidade, o menor incapaz não pode responder pelos prejuízos que causar a terceiros.
	
	A sentença criminal que absolve o réu, por qualquer dos fundamentos previstos em lei, impede o reexame dos mesmos fatos para fins de responsabilização civil.
	
	A pessoa lesada não terá direito à indenização quando os danos que lhe foram causados decorrerem de conduta praticada em estado de necessidade, ainda que ela não seja responsável pelo perigo.
	
	Conforme o entendimento sumulado do STJ, a indenização em decorrência de publicação não autorizada de imagem de pessoa, com fins econômicos ou comerciais, depende da comprovação do prejuízo.
	 
	De acordo com o entendimento sumulado do STF, presume-se a culpa do empregador pelos atos culposos de seus prepostos e empregados.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 152554)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Mirtes gosta de decorar a janela de sua sala com vasos de plantas. A síndica do prédio onde Mirtes mora já advertiu a moradora do risco da queda dos vasos e de possível dano aos transeuntes e moradores do prédio. Num dia de forte ventania, os vasos de Mirtes caíram sobre os carros estacionados na rua, causando sérios prejuízos. Nesse caso, é correto afirmar que Mirtes:
		
	 
	deverá indenizar os lesados, pois tem responsabilidade objetiva pelo dano causado.
	
	está isenta de responsabilidade, pois não teve a intenção de causar prejuízo.
	
	somente deverá indenizar os lesado se tiver agido dolosamente
	
	poderá alegar motivo de força maior e não deverá indenizar os lesados.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 80169)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Corregedor do STJ intercede para liberar caminhoneiro preso injustamente em SP (O GLOBO 24/12/2007). Em abril de 1999 o caminhoneiro Aparecido Batista perdeu os documentos em Uberlândia (MG). Registrou a ocorrência na Delegacia local e usou o boletim muitas vezes para provar que também era vítima, diante das cartas de cobrança que recebia de lojas do país inteiro. Em 2005, foi condenado como réu em dois processos criminais em Pernambuco, acusado de desvio de cargas. Preso há mais de 60 dias, a empresa em que Aparecido trabalha conseguiu um ábeas corpus em seu favor, provando que, no dia do crime, Aparecido voltava de Brasília para São Paulo e que, portanto, não estava em Pernambuco, onde o crime ocorreu.
 Supondo que Aparecido pretenda ser indenizado por danos moral e material, assinale a opção correta:
		
	
	no caso, quem deve responder é o juiz que condenouAparecido equivocadamente;
	 
	o Estado responde com base no art. 37, § 6º da Constituição Federal por ser tratar, no caso, de atividade judiciária;
	 
	por se tratar de ato judicial típico, o Estado responde com base no art. 5º, LXXV da Constituição;
	
	o Estado só responde no caso de erro, dolo ou má-fé do juiz.
	
	o Estado não responde por ato judicial

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes