Buscar

AP3 SOCIEDADE E ORGANIZAÇÕES 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Sociedade e Organizações 
1ª Questão: aula 10 
Com fins de desenvolver a capacitação da mão-de-obra no Brasil os distintos governos no poder no país vêm buscando implementar políticas públicas de qualificação profissional. Em função do exposto identifique a alternativa incorreta: 
 
( ) As escolas técnicas e o Sistema “S” tornaram-se, praticamente, a marca da educação profissional no Brasil. Em meados da década de 1970, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estruturou o sistema nacional de formação de mão de obra que permitia descontos do Imposto de Renda para aplicação em formação profissional. 
( ) O Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador (Planfor), surgiu de uma necessidade de articulação, no âmbito das políticas públicas de emprego, entre os diversos instrumentos, tendo em vista aumentar as chances de reinserção no mercado de 
trabalho ou evitar a marginalização da força de trabalho. 
(X) O Plano Nacional de Qualificação foi criado baseado em fundamentos que visavam políticas que na realidade não comtemplam o entendimento das necessidades locais provenientes da diversidade cultural e econômica do país. 
( ) O fundamento da ética busca garantir a transparência no uso e gestão dos recursos públicos através de adoção de mecanismos permanentes de monitoramento dos contratos; uniformização dos contratos e convênios; disponibilização de informações atualizadas via internet; aplicação de procedimentos de redução de custos intermediários; garantia da autonomia do sistema de avaliação frente à gestão e à realização dos planos; garantia de um sistema de monitoramento, em tempo real e de modo eficiente.
2ª Questão: aula 14 
Identifique a afirmativa errada sobre a era do conhecimento e metacompetência. 
 
(X) Os indivíduos metacompetentes são aqueles criativos, comunicativos, gregários (o que se agrega, vive junto com seus semelhantes), estudiosos e comprometidos, mas muitas vezes há a necessidade de desenvolverem a capacidade de ser visionários. 
( ) Para o profissional do século XXI o planejamento pessoal é fundamental. A percepção mais adequada é a de que o planejamento profissional não pode existir sem a 
presença de um planejamento pessoal. O que se pretende para a sua carreira deve vir 
acompanhado de, pelo menos, mais cinco preocupações, relativas a: dinheiro, família, 
desenvolvimento pessoal, saúde e lazer. 
( ) A indisciplina dispersa energia. A disciplina a condensa. E no mundo atual ninguém está em posição de desperdiçar energia em hipótese alguma. Mas não se est á sugerindo que se concorde com todas as ordens que receber dos outros. Ser disciplinado significa obedecer às ordens que um indivíduo dá a si mesmo. Mas para isso é preciso dar as ordens certas, caso contrário outros indivíduos podem influencia-lo no que deve ser feito. 
( ) O ser humano é o único animal dotado de discernimento e capacidade de escolha, o que lhe dá poder de decisão. Apenas o ser humano é capaz de determinar seu comportamento e justificá-lo com argumentos racionais, sem ser obrigado a obedecer apenas a suas necessidades naturais, uma vez que considera também a cultura, traço que lhe confere a qualidade humana. 
 
3ª Questão: aula 12 e 8 
Identifique nos temas: O homem e a sociedade contemporânea, e Produtividade e satisfação com o trabalho a afirmação errada, assinalando-a. 
 
( ) O extraordinário desenvolvimento da tecnologia científica, da produtividade do trabalho e, em certo grau, dos níveis ordinários de consumo da classe trabalhadora durante o século XX e XXI, tiveram um profundo efeito sobre os movimentos trabalhistas em geral. 
(X) A mão de obra de baixa qualificação, essencialmente braçal e intercambiável, sustenta a Terceira Onda. A educação de massa, ao estilo das fábricas, preparou os trabalhadores para tarefas rotineiras e repetitivas, contudo as exigências de qualificações são cada vez maiores. 
( ) Segundo Joseph Schumpeter, “sem inovação, não há empreendedores, sem investimentos empreendedores, não há retorno de capital e o capitalismo não se propulsiona”. Sua teoria do ciclo econômico é fundamental para a ciência econômica
propulsiona”. Sua teoria do ciclo econômico é fundamental para a ciência econômica 
contemporânea. 
( ) Para que uma inovação seja realizada, é necessário que três condições sejam cumpridas: a) que em um determinado período existam novas e mais vantajosas possibilidades do ponto de vista econômico privado, numa indústria ou num setor de indústrias; b) acesso limitado a tais possibilidades, seja devido a qualificações pessoais necessárias, seja por causa de circunstâncias exteriores; e, c) situação econômica que permita um cálculo de custos e planejamento razoavelmente confiável, isto é, em uma situação de equilíbrio econômico.
4ª Questão: aula 6 e 7 
A influência do meio na conduta humana é real, a partir desta premissa, identifique 
nessas temáticas qual a afirmativa errada. 
( ) o contrato psicológico é, essencialmente, um conjunto de expectativas, uma vez que estabelece um acordo implícito de troca: de um lado o empregado dá sua energia e seu talento; de outro lado, a empresa paga e oferece resultados para satisfação das necessidades do empregado, ou seja, o contrato psicológico lida com as expectativas da organização sobre o indivíduo e suas contribuições para satisfazê -lo de forma dinâmica, influenciando-se contínua e mutuamente 
( ) A sociedade tem procurado padronizar o processo de interação social, com o propósito de dotá-la de um significado construtivo, em que a coesão social seja estimulada, possibilitando, assim, atender às necessidades básicas de seus membros. É 
por meio da interação so cial que os indivíduos conhecem as regras que irã o orientar sua 
entrada no corpo social. 
( ) O comportamento humano pode ser definido como reações dos indivíduos e respostas que estes apresentam a um estímulo específico, sendo deter minado pelo conjunto de características ambientais (adquiridas) e hereditárias (genéticas), com absorção das pressões exercidas pelo meio ambiente. 
(X) nenhuma das respostas anteriores.

Outros materiais