Buscar

Musica nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Musica nota 100
Leia com atenção o fragmento de texto a seguir: 
De acordo com Moreira, “a música pode ser uma atividade divertida e que ajuda na construção do caráter, da consciência e da inteligência emocional do indivíduo, pois desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporciona um estado agradável de bem-estar, facilita a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, sendo também um agente cultural que contribui efetivamente na construção da identidade do cidadão”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRITSCHE, Jackeline Marisa. A música no desenvolvimento da criança de 3 a 4 anos na educação infantil. Revista REP’s. Experiências em Educação do Campo: Perspectivas e práticas pedagógicas, Sinop, v. 7, n. 3 (20. ed.), p. 1146-1160, ago./dez, 2016. p. 1152. <sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/download/2556/1870>. Acesso em 14 nov. 2017. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre competência musical infantil, analise as asserções a seguir:
I. Um exemplo do desenvolvimento das competências musicais nas crianças é o fato de cantarem partes de canções nos primeiros anos de vida e até mesmo misturarem partes de duas canções conhecidas.
II. É muito comum os adultos perceberem que os bebês criam suas próprias canções na hora do banho ou em outras situações cotidianas.
III. Pesquisas realizadas em Minas Gerais comprovaram que somente crianças superdotadas são capazes de compor músicas, mesmo ainda bebês.
IV. Desde o início da vida, o potencial de criar música e sons para acompanhar o dia a dia já está presente, mesmo sendo pouco estimulado e, por isso, pouco desenvolvido na grande parte das crianças. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	II e IV
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II e III
	
	E
	I e IV
	
Leia o trecho de texto a seguir: 
“O gosto referente à música associa-se ao cenário cotidiano, conforme as circunstâncias e as condições de experiência do indivíduo [...]. Considerando a impressão do indivíduo face às qualidades dos elementos da música, a cada passo o aprendiz, em qualquer faixa etária, toma consciência do seu universo sonoro no decorrer da musicalização”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CIRINO, Andréa Cristina. Musicalização de adultos: Gosto musical se discute. XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Natal, 2013. p. 1. [Comunicação]. <http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/23anppom/Natal2013/paper/viewFile/2199/351>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre as preferências musicais e a formação do gosto musical de crianças, analise as asserções a seguir:
I. Somente adultos demonstram preferências musicais, pois as crianças ainda estão em formação no que diz respeito a esse aspecto.
II. Os bebês e as crianças apreciam muito músicas que já conhecem.
III. A experiência é imprescindível para que as preferências musicais se transformem em gostos musicais.
IV. Os primeiros anos de vida são ótimos momentos para introduzir repertórios novos na vida das crianças. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
	
	A
	Somente I, II e III estão corretas.
	
	B
	Somente II, III e IV estão corretas.
	
	C
	Somente I, III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente I e IV estão corretas.
	
	E
	Somente III e IV estão corretas
	
Atente para a seguinte citação: 
Betti afirma que, “sendo uma atividade indispensável no processo de desenvolvimento da criança, a música pode auxiliar no seu desenvolvimento cognitivo e, por isso, deve ser valorizada no âmbito escolar a fim de potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória e outras habilidades, além de contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRITSCHE, Jackeline Marisa. A música no desenvolvimento da criança de 3 a 4 anos na educação infantil. Revista REP’s. Experiências em Educação do Campo: Perspectivas e práticas pedagógicas, Sinop, v. 7, n. 3 (20. ed.), p. 1146-1160, ago./dez, 2016. p. 1149. <sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/download/2556/1870>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Conforme os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre desenvolvimento musical infantil, analise as afirmativas que seguem:
I. A estimulação precoce do desenvolvimento musical em crianças é prejudicial a elas, pois ainda não têm capacidade de escolha.
II. Na pré-adolescência, as crianças se tornam mais críticas e seus interesses mudam e, por isso, podem substituir atividades que gostavam de fazer, por exemplo, cantar e dançar, por outras.
III. Há certo consenso entre pesquisadores ao afirmarem que, nas primeiras séries do Ensino Fundamental, os alunos estão mais receptivos à música, pois esta é uma das fases mais ricas e prazerosas para o ensino e a aprendizagem musicais.
IV. Uma pesquisa comprovou que bebês preferem versões musicais acompanhadas por vários instrumentos musicais do que músicas cantadas apenas por voz humana. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	II e IV
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	II e III
	
	D
	I, II e III
	
	E
	I, II e IV
	
Atente para a citação a seguir: 
“Pesquisas atuais mostram a importância da ação musicalizadora aliada ao aprimoramento da sensibilidade, ao contexto sociocultural e à natureza de cada indivíduo. Nesse processo, é necessário explorar os sons, enxergar o que a música possui para que seja escutada, e apreciá-la de diferentes maneiras. Isso também implica aspectos como memória, gosto, estilo, emoção e reflexividade concernentes à experiência musical”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CIRINO, Andréa Cristina. Musicalização de adultos: gosto musical se discute. XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Natal, 2013. p. 1. [Comunicação]. <http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/23anppom/Natal2013/paper/viewFile/2199/351>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre as preferências musicais e a formação do gosto musical de crianças, relacione corretamente a segunda coluna de acordo com a primeira: 
(1) Preferência musical
(2) Gosto musical 
 
(  ) Dura pouco tempo.
(  ) É mais estável.
(  ) Desaparece rapidamente.
(  ) Depende da experiência para ser formado.
(  ) É mais comum uma pessoa idosa já possuir esse aspecto desenvolvido.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	B
	2 – 1 – 2 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 1 – 1 – 1
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2 – 2
	
	E
	2 – 1 – 2 – 1 – 1
	
Atente para o seguinte trecho de texto: 
Segundo Moreira, “as atividades musicais realizadas na escola não visam à formação de músicos, mas, contato, vivência e compreensão da linguagem musical. Por isso, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRITSCHE, Jackeline Marisa. A música no desenvolvimento da criança de 3 a 4 anos na educação infantil. Revista REP’s. Experiências em Educação do Campo: Perspectivas e práticas pedagógicas, Sinop, v. 7, n. 3 (20. ed.), p. 1146-1160, ago./dez, 2016. p. 1152. <sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/download/2556/1870>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na
adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre transformações nas práticas musicais de crianças em idade escolar, analise as asserções a seguir:
I. As crianças em idade escolar, especialmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, já têm noções de afinação e precisam praticar essa competência para mantê-la na memória.
II. Por meio da música, além de aprender a ouvir, cantar ou tocar, as crianças também aprendem a refletir e a fazer escolhas conscientes sobre os tipos de músicas que desejam ouvir e apreciar.
III. A música tem muitas funções na vida do ser humano e ocorre em diferentes contextos.
IV. Quem foi bem musicalizado desde pequeno, necessariamente terá maior competência musical do que a pessoa que não teve contato com a música quando pequena. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	II e III
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II e IV
	
	E
	I e IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais