Buscar

Empoderamento

Prévia do material em texto

Disciplina: Psicologia Comunitária II
Resenha crítica – Texto: Desarrollo comunitário y potenciación
O texto Desarrollo comunitário y potenciación de Gonzalo Mitsu Ochoa vai abordar o tema do empoderamento, conceito chave dentro da Psicologia Comunitária, sendo está uma abordagem comprometida com a mudança de situações sociais de desigualdade em comunidades menos favorecidas. Podemos então, ver uma relação entre o significado de empoderamento e a prática da Psicologia Comunitária, já que o primeiro está direcionado a relação existente entre as pessoas e o ambiente que se desenvolve. Este empoderamento, não era buscar apenas a resolução de problemas enfrentados pelo indivíduo na sociedade, mas também a prevenção e promoção de um maior controle sobre suas vidas adquirindo melhor qualidade.
Com a característica de desenvolver potencialidades por meio de sistemas naturais, o empoderamento se caracteriza por ser proativo, preventivo e positivo, buscando não apenas a solução de problemas, mas também mostrando os pontos positivos de certa comunidade para ganharem força em alcançarem suas potencialidades. O empoderamento também defende o direto ao diferente, ou seja, a diversidade passa a ser um dos princípios deste conceito, onde participar da relatividade cultural, ajuda a promover uma melhor distribuição de recursos na sociedade, além de colaborar para uma melhor relação entre profissional e comunidade. Assim, o profissional não irá utilizar de autoridade para realizar uma mudança, mas irá defender o diálogo como forma de colaboração com e transformação.
Este processo de relação irá acontecer por meio de um projeto de ação social proposto por Kurt Lewin chamado pesquisa e ação. Pesquisa porque irá buscar conhecer melhor a realidade local, ação porque busca a resolução de problemas específicos. A participação da comunidade neste processo além de possibilitar a mudança em aspectos coletivos, torna os participantes como sujeitos da história, sendo os responsáveis por ajudar a melhorar a vida em sua comunidade. Por fim, após todo o processo, esperasse que a comunidade passe a ser a própria motivadora de seus processos de mudança. 
Para ilustrar tal conceito, temos o exemplo de 5 pessoas que incomodadas com o lixo que uma indústria local está produzindo, se mobilizam para lutar por esta causa, fazendo também com que outras pessoas entrem nessa luta. Essas organizações, quando unidas pelo mesmo objetivo, conseguem solucionar o problema. Ou seja, indivíduos, organização e comunidade mobilizam recursos que proporcionam o controle de circunstâncias para alcançar seus objetivos de mudanças.
Por fim, o empoderamento é um conceito multinível, sendo o primeiro individual: A Potenciação psicológica, que implica na crença de sua própria competência, na compreensão do contexto sociopolítico e nos esforços para exercer controle sobre o contexto. O segundo nível é o das organizações, que representam as organizações sociais ou compostas por cidadãos, podendo ser políticas ou apolíticas. Sendo que, uma organização potenciadora é uma instituição que tem a capacidade de influencias a dinâmica social, sabendo utilizar de seus recursos disponíveis. O terceiro nível é o comunitário, onde uma comunidade pontenciadora e fortalecida é aquela que trabalha para o bem comum e coletivo.
O conceito de empoderamento vem sendo muito empregado em nossa sociedade atualmente de forma diferente a apresentada por este texto. Um conceito que, se aproveitado segundo as explicações acima, poderia proporcionar fortes mudanças em diversos contextos de nossa sociedade, havendo a superação de vários problemas. Infelizmente, a aplicação de tal conceito, se encontra fora de atuação, pois podemos ver de forma clara em nosso cotidiano, como a palavra empoderamento está sendo utilizada mais para separar comunidades e segregar pessoas, do que realmente ser efetiva em ativar suas potencialidades para gerar mudanças sociais. Acredito que, se os vários âmbitos responsáveis por reger nosso país, se apropriassem de forma consciente das ricas contribuições que o empoderamento/capacitação, apresentados por esse texto nos trás, os vários objetivos e necessidades carecidos por nossa sociedade poderiam começar a ser verdadeiramente estudamos para a promoção de mudanças que beneficiariam a todos.

Outros materiais