Buscar

p2 CONSERVAÇÃO E USO DO SOLO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quanto à tolerância de perdas de solo por erosão, como isto pode ser relacionado com: 
Produtividade, fatores físicos, econômicos e tempo para formação do solo.
A Equação Universal de Perda de Solo (EUPS) foi elaborada visando prever perdas de solos médias em períodos longos e condições específicas.
Onde,
PS = Perda de solo []
(R=Erosividade da chuva e K=Erodibilidade do solo) só variam dentro de uma ordem de grandeza.
(L=Comprimento da encosta [m] e S=Declividade da encosta [%]) há certa dificuldade em obter.
(C=Fator de cobertura do solo) para um solo completamente desprotegido e (P=Fator de práticas de controle de erosão) geralmente é empregado para descrever diferentes práticas de manejo e cultivo do solo.
Originalmente foi desenvolvida para uso em terras cultivadas e a USLEm para prever o transporte de sedimentos. Porém, a USLE foi aplicada em áreas de pastagens e áreas florestais impactadas. Atualmente, também para áreas de construção urbana, locais de recreação, aterros para construção urbana, etc. Para uma bacia hidrográfica geralmente determina-se a erobilidade de cada tipo de solo existente nela, e aplica-se no mapa de solo para posterior cálculo da EUPs. Para determinação da torelância de perdas de solo, L e S são representadas separadamente, mas na aplicação prática da equação, é considerado conjuntamente como um fator topográfico. 
Explique como as práticas de conservação do solo poderiam ser usadas para que terrenos declivosos sejam convenientemente usados, evitando ou reduzindo o risco de serem severamente erodidos.

Outros materiais