Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Questionário II

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Questionário II – RESOLVIDO
Pergunta 1
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	As alternativas abaixo referem-se aos diferentes modelos educacionais presentes em Esparta e Atenas. Leia e assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a. 
Na sociedade espartana, a educação, em conformidade aos ideais sociais, era essencialmente militar, embora os esportes e a música também fossem incentivados.
	
	b. 
Muito diferente de Esparta é o modelo de educação que se estabelece em Atenas. Enquanto Esparta se preocupou com a formação do patriota guerreiro, Atenas se preocupa com a formação do homem livre.
	
	c.
Atenas é considerada o berço da democracia. Este tipo de governo e sociedade, embora não prescinda de uma formação militarista, tem outros anseios e outras necessidades, muito diferentes dos anseios e necessidades de uma sociedade fortemente militarista.
	
	d. 
As preocupações da sociedade ateniense são voltadas para o desenvolvimento artístico e cultural de seu povo, o que leva à formação de uma civilização de forte tendência intelectual, artística e cultural.
	
	e. 
Todas as alternativas referem-se adequadamente aos modelos educacionais de Esparta e Atenas.
 
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	As alternativas abaixo referem-se aos principais valores culturais gregos que influenciaram diretamente a educação. Assinale a correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a. 
Descobrimento do valor humano independente de autoridade religiosa ou política; reconhecimento da razão, da inteligência crítica fora de dogmas.
	
	b. 
Criação da vida cidadã, do Estado, da organização política.
	
	c. 
Criação da liberdade individual e política dentro da lei e do Estado.
	
	d. 
Reconhecimento do valor decisivo da educação na vida social e individual.
	
	e. 
Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As proposições abaixo referem-se à educação, sociedade, cultura e trabalho no Antigo Egito. Leia e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I - A literatura disponível acerca do Antigo Egito nos informa que, entre eles, a ideia de trabalho manual era pouco considerada. De forma geral, este trabalho era percebido como menor, inferior e desgastante em contraposição ao trabalho intelectual, muito bem considerado, tido como superior.
II - A literatura disponível acerca do Antigo Egito nos informa que, entre eles, a idéia de trabalho manual era muito importante e considerada, pois deste trabalho dependia a vida de todos.
III - A profissão de escriba, como a de guardador de cavalos, apesar de muito importante (o cavalo era o único meio de transporte), era desvalorizada e inferiorizada, pois era uma profissão cujo trabalho era manual e, portanto, percebido como menor e inferior.
IV - O escriba do Antigo Egito era um perito na escrita e mestre dos filhos das castas dominantes, dos filhos dos reis e faraós. Como trabalho intelectual, a profissão de escriba se apresentava aos jovens e à sociedade em geral como extremamente promissora e vantajosa e, portanto, era claramente uma forma de ascensão social.
V - Em uma sociedade como a egípcia, fortemente marcada pelas desigualdades sociais e com pouca mobilidade social, o domínio da escrita e do conhecimento eram formas de ascender socialmente. O escriba era um sábio, um intelectual, que detinha o conhecimento e era, portanto, diferenciado em relação aos demais.
VI - O escriba do Antigo Egito era um escravo, pronto para atender aos desejos de seu amo e senhor. Perito na arte de domar cavalos, o escriba era responsável pela limpeza dos estábulos, e por prender o estribo à sela. Apesar de manual, este trabalho era o único considerado superior, apresentando-se aos jovens e à sociedade em geral como uma profissão promissora.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Apenas a I, a IV e a V estão corretas.
 
	Respostas:
	a. 
Apenas a I, a III e a IV estão corretas.
	
	b. 
Apenas a VI está correta.
	
	c. 
Apenas a I, a II e a VI estão corretas.
	
	d. 
Apenas a V está correta.
	
	e. 
Apenas a I, a IV e a V estão corretas.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta: “e”
Comentário: o trabalho manual era desconsiderado e pouco valorizado, e o escriba era um perito na escrita, mestre dos filhos das castas dominantes, entendido como um sábio e intelectual, e a profissão de escriba era uma forma de ascender socialmente, portanto apenas as proposições I, IV e V estão corretas.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Assinale a alternativa que demonstre as principais características da educação no Antigo Egito:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
A educação no Antigo Egito era elitista, repetitiva, baseada na escrita e na literatura sapiencial. A princípio, era transmitida autoritariamente do pai para o filho e, com o tempo, através de um encarregado pela educação (escriba ou sacerdote).
	Respostas:
	a.
A educação no Antigo Egito era, essencialmente, uma educação livre e informal. Baseada na literatura sapiencial, era feita de conselhos práticos para as mais diversas situações da vida diária, desde a religião até a guerra. Normalmente, era realizada pelos anciões, que eram severamente combatidos e não tinham prestígio, pois eram associados àqueles que poderiam desencaminhar a juventude.
	
	b.
A educação no Antigo Egito era elitista, repetitiva, baseada na escrita e na literatura sapiencial. A princípio, era transmitida autoritariamente do pai para o filho e, com o tempo, através de um encarregado pela educação (escriba ou sacerdote).
	
	c.
A educação no Antigo Egito era bastante informal, flexível e acessível a todos. Era baseada na escrita e transmitida apenas de pai para filho. Primava pelo desenvolvimento da arte da guerra e da agricultura, tudo isto dentro de um regime que não conhecia a disciplina nem a punição e o castigo.
	
	d. 
A educação no Antigo Egito era essencialmente uma educação patriótica/faraônica, baseada no amor à pátria e ao faraó, cujo objetivo principal era introduzir os iniciantes na arte da magia e da feitiçaria.
	
	e.
A educação no Antigo Egito era essencialmente uma educação para a guerra. Muitas tribos rivais queriam o domínio do Egito e, com isto, a educação voltava-se exclusivamente para fomentar o espírito guerreiro, muito valorizado na literatura sapiencial, na qual a educação se baseava. Os encarregados pela educação eram guerreiros de confiança do faraó.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta: “b”.
Comentário: a educação no Antigo Egito tinha as características contidas na alternativa “b”. Não era uma educação livre e informal como se afirma na “a” e “c” nem patriótica ou faraônica como na “d” ou guerreira como na “e”.
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Em relação ao significado da educação na Grécia Antiga, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que contenha corretamente o significado de “educação heróica ou cavalheiresca”, presente no Período Homérico:
I - No Período Homérico, a sociedade grega é uma sociedade de tempos heróicos e guerreiros, portanto o significado de educação neste período, chamada heróica ou cavalheiresca, é fortemente alicerçado nos conceitos de honra e valor, no espírito de luta e sacrifício, bem como nas capacidades e feitos individuais.
II - No Período Homérico, a sociedade grega é uma sociedade de tempos oníricos e sonhadores, portanto o significado de educação neste período é chamada de heróica ou cavalheiresca, porque é baseada nos contos de fada de heróis e cavalheiros.
III - No Período Homérico, a sociedade grega é uma sociedade dominada pelos heróis e guerreiros da Macedônia, que submete o povo a muita crueldade, portanto o significado deeducação neste período, chamada heróica ou cavalheiresca, é fortemente alicerçada nos ideais de revanche, luta e vitória sobre os dominadores.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a. 
Apenas a I está correta.
	
	b. 
Apenas a I e a II estão corretas.
	
	c. 
Apenas a II e a III estão corretas.
	
	d. 
Apenas a II está correta.
	
	e. 
e) Apenas a I, a II e a III estão corretas.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Em relação à literatura sapiencial, em que a educação egípcia era baseada, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A literatura sapiencial é um tipo de literatura proverbial de sabedoria que tem uma finalidade basicamente didática.
	Respostas:
	a. 
A literatura sapiencial é um tipo de literatura proverbial de sabedoria que tem uma finalidade basicamente didática.
	
	b. 
A literatura sapiencial é um tipo de literatura colonial de sabedoria rural que tem uma finalidade prática para o dia a dia.
	
	c. 
A literatura sapiencial é um tipo de literatura sagrada que tem uma finalidade basicamente religiosa.
	
	d. 
A literatura sapiencial é um tipo de literatura trágica de sabedoria popular que tem uma finalidade basicamente lúdica.
	
	e. 
A literatura sapiencial é um tipo de literatura mitológica, própria dos faraós, que tem uma finalidade basicamente de dominação.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta: “a”.
Comentário: a literatura sapiencial é um tipo de literatura proverbial de sabedoria que tem uma finalidade basicamente didática.
	
	
	
Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Em relação à religião entre os antigos egípcios, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
O poder político no Egito era fundamentado no poder religioso, portanto, a religião era indissociável da vida política e cotidiana dos egípcios.
	Respostas:
	a. 
Politeístas, os egípcios acreditavam na vida após a morte, e a prática religiosa era composta por muitas cerimônias e rituais com grande destaque, valor e influência na sociedade.
	
	b. 
O poder político no Egito era fundamentado no poder religioso, portanto, a religião era indissociável da vida política e cotidiana dos egípcios.
	
	c. 
O dia a dia era uma expressão da vontade divina e os faraós eram considerados e adorados como deuses encarnados.
	
	d. 
Os egípcios eram monoteístas, bastante religiosos; suas práticas místicas influenciaram a elaboração do cristianismo.
	
	e. 
As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas e se complementam para explicar corretamente a religião entre os antigos egípcios.
	
	
	
Pergunta 8
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os sofistas da Grécia antiga foram bastante criticados por Sócrates e seus seguidores. As alternativas abaixo referem-se aos motivos de discordância entre eles. Leia e assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Os sofistas usavam o diálogo em seus ensinamentos para impor ideias ou para fins egoístas. Sócrates, ao contrário, usava o diálogo para conduzir à descoberta da verdade.
	Respostas:
	a. 
Ao contrário dos sofistas, Sócrates não concordava que a educação fosse uma profissão remunerada, utilitária.
	
	b. 
Para Sócrates, a educação não deveria ser de caráter prático nem de proveito pessoal, mas deveria, antes, ser de tipo espiritual e moral.
	
	c. 
Os sofistas usavam o diálogo em seus ensinamentos para impor ideias ou para fins egoístas. Sócrates, ao contrário, usava o diálogo para conduzir à descoberta da verdade.
	
	d. 
Os sofistas não se preocupavam com as idéias morais, enquanto para Sócrates, a moral, a virtude e a ética deveriam ser o cerne da educação e da vida. 
	
	e. 
Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	
Pergunta 9
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Durante o período arcaico na Grécia Antiga, ocorre um alargamento do ideal educativo “areté”, que passa a ser denominado “kaloskagathia”. Assinale a alternativa que contemple corretamente o significado de “kaloskagathia”:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a.
O ideal educativo denominado “kaloskagathia” busca alcançar, além de honra e glória, excelência física e moral, sendo que os atributos que o homem deve procurar realizar são: a beleza (kalos) e a bondade (kagatos), Para isto, a educação implica dois elementos fundamentais: a ginástica, para o desenvolvimento do corpo, e a música (aliada à leitura e ao canto), para o desenvolvimento da alma.
	
	b.
O ideal educativo denominado “kaloskagathia” busca alcançar, exclusivamente, a virtude da alma, sendo que, para isto, os atributos que o homem deve procurar realizar são: a contemplação (kalos) e a clemência (kagatos). Para isto, a educação implica um único elemento fundamental: os extenuantes exercícios espirituais para a alma.
	
	c.
O ideal educativo denominado “kaloskagathia” busca alcançar, unicamente, a virtude física, sendo que os atributos que o homem deve procurar realizar são: a beleza (kalos) e a força (kagatos). Para isto, a educação implica um único elemento: a ginástica, em todas as suas formas e modalidades, para o desenvolvimento amplo e geral do corpo.
	
	d.
O ideal educativo denominado “kaloskagathia” busca alcançar os benefícios advindos da glória, sendo que os atributos que o homem deve procurar realizar são: a beleza (kalos) e a força (kagatos). Para isto, a educação implica três elementos fundamentais: a meditação, os exercícios espirituais para a alma e a ginástica, para o desenvolvimento do corpo.
	
	e.
O ideal educativo denominado “kaloskagathia” busca alcançar a virtude da alma e o combate ostensivo dos prazeres do corpo, sendo que, para isto, os atributos que o homem deve procurar realizar são: a contemplação (kalos) e a inclemência (kagatos). Para isto, a educação implica dois elementos fundamentais: os extenuantes exercícios espirituais para a alma e exercícios de flagelação do corpo.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia e responda: É possível perceber, no Egito Antigo, elementos que nos mostram que o sábio, o intelectual ou aquele que detém o conhecimento é sempre diferenciado em relação aos demais. Percebemos também que deter conhecimentos é uma forma de exercer o poder sobre os outros. No Egito Antigo, qual profissão está intimamente ligada a esta questão?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Escribas.
	Respostas:
	a. 
Sofistas.
	
	b. 
Faraós.
	
	c. 
Escribas.
	
	d. 
Copistas.
	
	e. 
Filósofos.
	Feedback da resposta:
	Resposta: “c”.
Comentário: o escriba era um perito na escrita, mestre dos filhos das castas dominantes, entendido como um sábio e intelectual, e a profissão de escriba era uma forma de ascender socialmente.
	
	
	
9

Outros materiais