Buscar

Histologia segunda unidade

Prévia do material em texto

DENTINA: Característica; representa a maior parte do dente formado pela secreção dos odontoblastos, presença de múltiplos túbulos destinarias protege a polpa e sustenta o esmalte, pequena capacidade de regeneração é revestida pelo esmalte da coroa e semento da raiz. 70% do material inorgânico, cristais de hidroxiapatita, 20% de matéria orgânica, 90% e proteínas e 10% de agua é responsável parcialmente pela coloração da coroa do dente. DENTINA DO MANTO: dentina mais próxima a JAD, fibras colágenos grandes “suporte”, parte mais externa da dentina primaria. DENTINA PRIMARIA: maior parte do dente é formada pela dentina primaria, pode ser chamada de dentina sircumpolar, fibras colágenas pequenas e delineada a câmera pulpar. DENTINA SEGUNCARIA: estrutura tubular com continuidade com a dentina primaria, pode ser chamada de dentina peritubular, estrutura tubular com continuidade com a dentina primaria pode ser chamada de dentina peritubular e é hipermineralizada e não contem colágeno. DENTINA TERCIARIA: é produzida por estímulos como carie atrito e desgaste, pode ser chamada de dentina reacional ou dentina de reparação. TUBULOS DENTINARIOS: alojam os prolongamentos odontoblasticos estendem-se por toda espessura da dentina, sua conjugação indica o trajeto seguro pelos odontoblastos durante a odontogenese. SENSIBILIDADE DENTINARIA; a permeabilidade é a soma de todos os processos que atuam na passagem de substancias e fluidos através do tecido. É afetada pela obturação dos canalículos dentinarios que são principal caminho desse tecido. PRÉ-DENTINA: camada não mineralizada do dente que permanece separando a dentina da polpa mineralizada. TIPOS DE DENTINA: túbulos dentinarios; são canalículos ocos que atravessa a dentina e alojam os prolongamentos odontoblasticos, a configuração dos túbulos indica o trajeto seguido pelos odontoblastos durante a dentinogenese, a permeabilidade e a soma de todos processos atuam na passagemde substancias e fluidos atrás do tecido, é afetado pelo grau de obstrução dos canalículos dentários que são o principal caminho desses tecidos DENTINA PERIOTUBULAR: circundada a entrada dos túbulos dentários, hipermineralizada e pouco colágeno. DENTINA INTERTUBULAR: situada entre os túbulos dentários, consiste em uma rede entrelaçada de colágeno nas quais os cristais de hidroxiapatita estão depositados. CAMADA GRANULOSA DE TOMES: pequenos espaços aprisionados que se formam ao redor do túbulo dentinario. Dentro desses espaços existem proteínas colágenas e não colágenas(fosfoproteína da dentina). DENTINA INTERGLOBULAR: associada a falta de vitamina D ou que tenha sido exposta a elevados níveis de fluoretos, defeitos da mineralização. DENTINA EXCLEROTICA: constituída por túbulos dentários que se tornaram obliterados por material calcificado pela idade, por estimulo como a carie ou a uma resposta fisiológica da dentina
POLPA; TIPOS DE ZONA; 1 ZONA RICA EM CELULAR; é a mais interna da polpa onde fica os suprimentos sanguíneos (ameloblastos, odontoblastos, células sanguíneas, células indiferenciadas e fibroblastos) 2. ZONA ACELULAR; é onde sai os prolongamentos sanguíneos e nervosos esses prolongamentos só chegam a dentina(pouca quantidade de células) 3.CAMADA DE ODONTOBLASTOS; os odontoblastos começam na polpa e vao ate a JAD. Tem algo poder metabólico, especialmente em processo de reparação e diferenciação de novas células quando estimuladas 4. PRÉ DENTINA; onde iniciam os prolongamentos dos odontoblastos. ODONTOBLATOS: é um tipo de célula responsável pela síntese de matriz da pré dentina esta celular com origem na crista neural localizada na parte externa na superfície dental, e cuja função biológica é dentinogenese. FIBROBLASTOS: função de formar e manter a matriz pulpar, a qual consiste em colágeno e substancia fundamental, células mais numerosas da polca de são capazes de fagocitar e degradar o colágeno. CELULAS ECTOMESENQUIMAIS: são células que podem originar odontoblastos, fibroblastos e osteoblastos(regeneração óssea). MACROFAGOS: remove tecido morto mas não remove bacteira, com a remoção de células mortas ocorre a renovação de fibroblastos da polpa dentaria. SUBSTANCIA FUNDAMENTAL DA MATRIZ: sustentam as células e atuam como transporte de nutrientes vindos dos vasos sanguíneos. 
 PERIODONTO: é definido como o conjunto de tecidos que sustentam e revestem dente, os quais consistem no semento, no ligamento periodontal, no tecido ósseo que reveste o alvéolo e na parte da gengiva voltada para o dente. CEMENTO: é um tecido conjuntivo mineralizado e avascular que que recobre as raízes do dente. CEMENTO ACELULAR: se desenvolve lentamente a medida que o dente vai erupcionando, e é considerada como acelular porque as celular que as formam permanecem, terço servical da raiz chamado de semento primário de fibras extrincicas(fibroblastos).CEMENTO CELULAR: terço médio e áreas de bifurcação e trifurcação das raízes, mais expeço no terço cervical, presença de lacunas “cementossitos”, fibras intrínsecas(sementoblastos), fibras extrincicas(fibroblastos) e fibra de sharpey. LIGAMENTO PERIODONTAL: tecido conjuntivo frouxo não mineralizado atravessado por grosso feixes de fibras colágenas, que se inserem no semento ao osso alveolar. FUNÇÃO; sustentar o dente em seu alvéolo, resistência a força mastigatória atua como receptor sensorial, FIBRAS DE SHARPEY: porção de ligamento inserido no osso e semento, ancoragem para vasos sanguíneos. TECIDOS OSSEOS: servem para suporte, proteção, locomoção e reserva de minerais. CELULAR OSSEAS- OSTEOCLACITOS: origina de células mononucleadas provenientes da medula óssea que em contato com o osso se unem para formar o osteoclastos. Secretam para dentro de um ambiente fechado acido clorídrico colagenoso e outras hidrolises que absorvem a parte orgânica e a matriz óssea. Reabsorve e regula a quantidade de osso. OSTEOBLASTOS: deposita osso. Da origem aos osteocitos a matriz recém formada adjacente ao osteoblasto que ainda não esta calcificada é o osteoide (é a matriz completa porém não calcificada/ osso na fase primaria). OSTEOCITOS: é o osteoblasto que fica preso ao osso, células encontradas no interior da matriz óssea e dentro das lacunas. MATRIZ OSSEA: cálcio e fosfato formam cristais de hidroxopatita, as glicoproteínas são importantes na calcificação da matriz. Hidroxiapatita+fibras colágenas=dureza e resistência do tecido ósseo. CAMADAS DO TECIDO OSSEO; PERIOSTEO; camada mais superficial contém fibras colágenas e fibroblastos, as fibras de sharpey penetram no tecido ósseo e prendem o periósteo ao osso. ENDOSTEO: geralmente constituído por uma camada de células osteogênicas achatadas que revestem as cavidades do osso esponjoso. TIPOS DE OSSIFICAÇÃO: intramenbranosa acontece no interior das membranas no tecido conjuntivo contribui para o crescimento dos ossos curtos espessamento dos ossos longos. 
COMO ACONTECE A OSSIFICAÇÃO INTRAMEMBRANOSA: inicia pela diferenciação das células ectomensenquimais sintetiza osteoide amatriz se mineraliza engloba os osteoblastos fazendo os osteossitos. ENDOCONDRAL: crescimento em comprimento forma os osso longos e curtos/ 1 processo; cartilagem hialina sofre modificação e hipertrofia, redução da matriz cartilaginosa a finas tabiques, mineralização dos tabiques e morte dos condrocitos por apopitose. 2 processo; cavidades ocupadas por condrocitos são invadidas por cavidades sanguíneas e células osteogenios provenientes do tecido conjuntivo (endocito; osteoblacidos deposita matriz óssea sobre os tabiques de cartilagem) adjacente. Tabiques = osteossitos+ matriz.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes