Buscar

MARACUJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BIOQUÍMICA VEGETAL
Trabalho sobre Nutrientes minerais
Discussão de artigos científicos
Aluno: Brenivaldo Luiz M. da Silva
Aluno: Luiz Eduardo Santos de Amorim 
Dra Terezinha Rangel Camara
Profa. Depto de Química/UFRPE
Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais
Fone/Fax: 55-81-3320 6366/ 3320 6364
E-mails:tkrcamara@pq.cnpq.br, teca.camara@gmail.com
 
 
1)     Qual o principal problema estudado? 
Observou que mesmo com o aumento da área plantada naquele período, verificou-se um decréscimo em torno de 19% na produtividade de frutos desta cultura. E com a contínua expansão dos plantios vem aumentando demanda por tecnologias de produção mais adequadas, capazes de elevar a produtividade e a rentabilidade dos pomares. A falta de informações sobre os níveis adequados de fertilizantes e irrigações a serem aplicados em cada condição de plantio, não tem permitido, na maioria dos casos, inferências a respeito desses insumos, o que tem prejudicado o desenvolvimento da cultura.
	
2)     Qual a importância e o objetivo da pesquisa?
Conhecer a dosagem certa de nitrogênio em grama, que vai ser aplicada na cultura do maracujazeiro e a quantidade de irrigação mais a pluviosidade adequada para essa cultura com o intuito de obter uma maior produtividade por hectare. E sanar esses defite de informações sobre os níveis adequado de fertilizantes e a irrigação a ser aplicada na cultura do maracujazeiro-amarelo.
3)     Resuma a metodologia usada para alcançar os objetivos.
Após escolher o local para implantar a cultura e feita a análise do solo, e a agua usada para a irrigação é feita analise das características químicas, O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 4 x 6, com três repetições. Os tratamentos utilizados foi a quatro doses de N (50, 250, 450 e 650 g planta-1 ano-1 de N), na forma de uréia, sob seis lâminas de irrigação (0, 25, 50, 75, 100 e 125% da evapotranspiração de referência - ETo), As parcelas foram constituídas por três fileiras com 24 plantas, em espaçamento de 3 x 2 m, considerando-se as seis plantas como úteis. Todos os tratamentos receberam uma dose de 35 g de P, na forma de superfosfato simples, 25 g de K, na forma de cloreto de potássio, e 50 g de FTE-BR12, incorporados na cova 30 dias antes do plantio. Foram aplicados 10 e 16,6 g planta de N e K, aos 30, 60 e 90 dias após o plantio. Os adubos, em cobertura, foram aplicados numa faixa de 30 a 40 cm de distância do colo da planta, espalhados numa faixa de 20 a 30 cm de largura ao redor da planta. As doses de N, correspondentes aos tratamentos, foram divididas em dez parcelas iguais durante o ano. Nos tratamentos com irrigação, a água foi aplicada, através de um sistema de gotejamento por tubogotejador com vazão de 3,75 L h-1. Foi instalado uma pequena estação agrometeorologica o que permitiu o cálculo da ETo, utilizada para o cálculo do volume de água a ser aplicado em cada irrigação. Pesagem e contagem de todos os frutos colhidos da área útil de cada parcela pelo menos duas vezes por semana, durante os períodos produtivos. Para determinação das características qualitativas dos frutos, coletaram-se, em duas ocasiões, nos meses de maio e junho de 1997, seis frutos maduros por parcela. Nesses frutos foram determinados o comprimento, o diâmetro, a espessura da casca, a concentração de polpa, casca, suco, vitamina C e de ácido cítrico, o pH e o ºBrix (sólidos solúveis totais - SST).
4)     Enumere os principais resultados.
1- A produtividade máxima de frutos foi de 41,3 t ha, é obtida quando se aplica 290 g por planta ano de N, sob uma lâmina de irrigação de 75% da ETo, o que corresponde a uma lâmina total de água (irrigação + precipitação efetiva) de 1293 mm.
 2- Na irrigação correspondente a 50% da ETo, numa lâmina total de água igual a 1195 mm, a produtividade máxima obtida é de 36,8 t ha-1, com 273 g planta-1 ano-1 de N. 
3- Não há resposta ao incremento do adubo nitrogenado quando se utilizam lâminas correspondentes a 0, 25, 100 e 125% da ETo.
 4- A adubação nitrogenada influencia o número de frutos ha-1 e não influencia o peso médio e outras características qualitativas dos frutos.
5- As irrigações influenciam a produtividade, o peso médio, comprimento e o diâmetro dos frutos do maracujazeiro-amarelo.
5)     Quais as conclusões a que se chegou com a pesquisa?
Que a dosagem de nitrogênio aplica juntamente com a irrigação mais a pluviosidade interfere na produtividade da cultura, sabendo aplicar corretamente o produtor vai ter uma alta produtividade. A adubação nitrogenada não influencia o peso médio e nem em outras características qualitativas dos frutos.
6)  Exponham uma opinião sobre o trabalho, se acharam relevante, se ficaram com muitas dúvidas, enfim, o que aprenderam.
É um trabalho relevante, aponta dados principalmente de produção, em números e em determinadas condições, não tivemos muitas dúvidas exceto sobre alguns valores de medição apresentados. Aprendemos sobre a incorporação de N através da ureia e sobre as percentagens de irrigação saudáveis para a sua absorção.

Outros materiais