Buscar

Física eletricidade apol 4

Prévia do material em texto

Apol 4 
Questão 1/5 - Fisica- Eletricidade
Uma bobina circular com raio de 0,075 m possui 50 espiras e está situada sobre um plano horizontal, conforme mostra a figura. Ela conduz uma corrente de 6,5 A no sentido anti-horário, quando observada de cima para baixo. A bobina está em um campo magnético uniforme orientado da esquerda para a direita, com módulo igual a 1,75 T. O módulo do momento magnético e o módulo do torque sobre a bobina são respectivamente:
Considere as seguintes afirmações:
I. A área A da bobina é 1,77.10-2 m2;
II. O momento magnético de cada espira da bobina é 0,4788 Am2;
III. O momento magnético total de todas as 50 espiras da bobina é 5,75 Am2;
IV. O módulo do torque sobre a bobina é 5,87 Nm.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente as proposições I e II são verdadeiras;
	
	B
	Somente as proposições II e III são verdadeiras;
	
	C
	Somente as proposições I e III são verdadeiras;
Você acertou!
O gabarito das questões de cálculo das Apols são disponiblizadas na Aula 14 - Gabaritos (Questões de Cálculo) APOLS - AVA
	
	D
	Somente as proposições III e IV são verdadeiras.
Questão 2/5 - Fisica- Eletricidade
A distância entre dois fios longos paralelos é igual a 0,400 m, veja a figura. As correntes I1 e I2 possuem os sentidos indicados.
Calcule o módulo da força total que cada fio exerce sobre 1,20 m de comprimento do outro fio, a força é de atração ou repulsão?
Assinale a correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F = 2,37 x 10 -4 N; repulsão
	
	B
	F = 6,0 x 10 -6 N; repulsão
Você acertou!
	
	C
	F = 2,37 x 10 -4 N; atração
	
	D
	F = 6,0 x 10 -6 N; atração
Questão 3/5 - Fisica- Eletricidade
A figura abaixo mostra um circuito que repousa sobre uma mesa horizontal. Uma bússola é colocada no topo do circuito, conforme indicado. Duas pilhas devem ser associadas e conectadas ao circuito de modo que, quando a chave é fechada, a agulha da bússola sofra desvio no sentido anti-horário. Qual é a orientação, A, B, C e D, em que as pilhas devem ser colocadas no circuito?
Assinale a correta:
Nota: 20.0
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
Você acertou!
A orientação é a figura C. Esta orientação fará a corrente fluir no sentido horário em torno do circuito. Logo, a corrente fluirá para o sul pelo fio que fica abaixo da bússola. Pela regra da mão direita para o campo magnético produzido por um condutor longo e retilíneo que transporta corrente, isso produzirá um campo magnético que aponta para a esquerda na posição da bússola (que fica acima do fio). A combinação do campo magnético da Terra, orientado para o norte, e o campo orientado para oeste, produzido pela corrente, fornece um campo magnético resultante orientado para noroeste. Portanto, a agulha da bússola vi oscilar no sentido anti-horário para se alinhar a esse campo.
	
	D
	
Questão 4/5 - Fisica- Eletricidade
Um feixe de prótons (q=1,6.10-19 C) se move a 2,5.103 m/s num campo magnético uniforme, com módulo igual a 3,5 T, orientado ao longo do eixo positivo 0z. A velocidade de cada próton está contida no plano xz, formando um ângulo de 45° com o eixo +0z. O módulo, direção e sentido da força que atua sobre o próton é:
Nota: 0.0
	
	A
	A força está no sentido negativo de 0y, com módulo igual a 9,9.10-16 N;
O gabarito das questões de cálculo das Apols são disponiblizadas na Aula 14 - Gabaritos (Questões de Cálculo) APOLS - AVA
	
	B
	A força está no sentido positivo de 0y, com módulo igual a 7,6.10-14 N;
	
	C
	A força está no sentido negativo de 0y, com módulo igual a 7,6.10-14 N;
	
	D
	A força está no sentido positivo de 0y, com módulo igual a 9,9.10-16 N.
Questão 5/5 - Fisica- Eletricidade
A figura abaixo mostra um próton movimentando-se dentro de uma região de campo magnético B  orientado para dentro do plano do papel. Se você duplicar a velocidade escalar do próton, enquanto mantém o campo magnético constante, como isso afetará o tempo necessário para completar um orbita circular da trajetória?
Assinale a correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O tempo não varia
Você acertou!
De acordo com a equação da velocidade para trajetória circular,
E do raio da trajetória,
Substituindo uma em outra, temos:
Percebe-se que o período (tempo para uma volta completa) não depende da velocidade da partícula e, portanto, ele permanecerá o mesmo.
	
	B
	O tempo dobra
	
	C
	O tempo é quatro vezes maior
	
	D
	O tempo se reduz pela metade

Outros materiais

Perguntas Recentes