Buscar

LEI DE HOOKE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESUMO
O experimento apresenta os principais fundamentos da Lei de Hooke, determinando de maneira prática a constante elástica da mola. Ele foi feito analisando a deformação da mola utilizando cinco objetos cilíndricos, formado de moedas, de massas iguais.
INTRODUÇÃO
Mesmos os objetos aparentemente mais rígidos sofrem certa deformação quando são submetidos a uma força de tração ou de compreensão. Ao cessar a atuação dessa força, o corpo pode recuperar ou não sua forma original. Quando o corpo recupera sua forma original, dizemos que a deformação é elástica. Em geral, existe um limite para o valor da força a partir do qual acontece uma deformação permanente no corpo. Dentro do limite elástico, há uma relação linear entre a força aplicada e a deformação. Esta relação de linearidade é conhecida como Lei de Hooke.
Relaciona a força elástica (Fel), reação da constante elástica (k) e a deformação da mola (Δx). Onde k é a constante elástica da mola e é uma medida da rigidez da mola. Quanto maior o valor de K, mais rígida é a mola e maior será a força necessária para produzir um determinado deslocamento. O valor de k é determinado pel tipo de material que a mola é feita, bem como de sua espessura, tamanho e outros fatores.
Fel = - k * Δx (Equação 1)
O sinal negativo a expressão significa que a força elástica possui sentido oposto à deformação. Analogamente, e uma mola está presa na extremidade superior e na outra extremidade é inserido um corpo em contato com a mola, o peso deste corpo indicado por (P) provocará uma de formação na mola até uma posição de equilíbrio, onde o peso do corpo tem modulo igual ao da força elástica, porém sentidos contrários:
│Fel│= │P│
METODOLOGIA
ANALISE
Resultado

Outros materiais