Buscar

ESTUDO DAS VÍSCERAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESTUDO DAS VÍSCERAS
Esplancnologia: Parte da anatomia que estuda as vísceras. Relaciona os sistemas digestivo, respiratório, urogenital e endócrino.
Camadas de uma víscera: 
Mucosa (interna): Forra as vísceras tubulares, secretam muco, conferindo aspecto viscoso à superfície que olha para a luz do órgão;
Submucosa: É formada por tecido conectivo, situada entre a mucosa e a camada muscular mais interna;
Muscular: Responsável pelos movimentos da parede visceral no intuito de agir sobre o seu conteúdo, comprimindo-o ou fazendo-o progredir;
Serosa ou adventícia: É o revestimento externo das vísceras. É de natureza serosa no caso das vísceras serem recobertas pela pleura, pericárdio ou peritônio. Quando em seu lugar existe tecido conectivo, mais ou menos frouxo, constituindo a túnica limitante periférica dos órgãos, recebe o nome de adventícia, como sucede para o esôfago cervical.
Funções das serosas: 
Diminuir o atrito entre os órgãos;
Manter os órgãos úmidos; Impedir aderências;
Manter a estática visceral;
Permitir a passagem de vasos e nervos (mesos).
“Os órgãos estão envolvidos, mas não contidos nos sacos serosos”.
Cavidade torácica: É revestida pela pleura. A pleura pode ser visceral, que faz a cobertura interior em contato com a víscera, ou parietal, que faz a cobertura externa, em contato com a cavidade torácica. Divisão: Cavidades pleurais (direita e esquerda) e mediastino. O mediastino é uma região torácica dividida em duas partes, limitada lateralmente pelos pulmões, à frente pelo esterno, embaixo pelo diafragma e atrás pela coluna vertebral.
Cavidade abdominal: Forrada pelo peritônio (serosa da parede). O peritônio impede a aderência dos órgãos na parede abdominal, é vascularizado (acelera a cicatrização dos órgãos), tem função de amortecer/acolchoar os órgãos além de fazer isolamento térmico e permitir o rolamento dos desses.
MESOS: Levar nervos e vasos aos órgãos; Sustentação dos órgãos; Formação do nome: Prefixo (meso) + sufixo (nome do órgão).

Outros materiais