Buscar

CAQUEXIA

Prévia do material em texto

CAQUEXIA
A caquexia é uma síndrome “complexa e multifatorial caracterizada por um intenso consumo generalizado dos tecidos corporais, muscular e adiposo, com uma perda progressiva e involuntária de peso, anemia, astenia, balanço nitrogenado negativo, disfunção imune e alterações metabólicas, geralmente associadas á anorexia.” (Silva, 2006).	Normalmente é associada a doenças cronicas (como no caso da nossa utente tuberculose pulmonar e insuficiência hepática de etiologia alcoólica) ou a doenças cardíacas. 
A palavra “caquexia” é de origem grega. Desta palavra provem “kakos” que significa “mau” e “hexis” significa “condição, estado”, ou seja “um estado mau de saúde”. Como manifestações clinicas, a caquexia apresenta:
Astenia;
Anorexia;
Úlcera de pressão;
Mau esta geral;
Atrofia muscular;
Edemas;
Alterações no paladar;
Palidez;
Letargia;
Infeções frequentes;
Perda de peso;
Degeneração física geral. 
Este conjunto de manifestações clinicas desta síndrome podem levar a uma decadência da imagem corporal do individuo e fazer com que o mesmo se isole do mundo e perca a sua autoestima. As várias patologias associadas á caquexia são:
Diversos tipos de cancro;
HIV;
Tuberculose;
Falência cardíaca congestiva;
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
Fibrose cística;
Insuficiência renal;
Hepatopatias (tanto doenças hepáticas alcoólicas quanto não alcoólicas);
Queimaduras amplas e graves;
Alguns distúrbios autoimunes.
Para diagnóstico da síndrome, recorre-se a um conjunto de medidas de avaliação do corpo humano (antropometria) que permitem avaliar o estádio da doença. O que é avaliado nas medidas antropométricas são: a quantidade de tecido adiposo, muscular, ósseo. “O peso é o parâmetro nutricional mais utilizado na avaliação do paciente” (Silva, 2006). A suspeita da caquexia ocorre quando existe e perda involuntária de 5% do seu peso habitual num período de 6 meses. “Além do peso, a prega cutânea de tríceps (PCT), a circunferência muscular do braço (CMB), o perímetro do pulso e o índice de massa corporal (IMC) são outras medidas antropométricas utilizadas.” (Silva, 2006)
	
https://consultaremedios.com.br/crsaude/caquexia-o-que-e-causas-sintomas-tratamento-prevencao-e-mais/problemas-de-saude/sua-saude

Outros materiais