Buscar

gabarito de dpp ad11 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa
AD1 - gabarito
Atividade 1 - Fórum - prazo final de postagem: 21 de agosto.
Considere um sistema empresarial industrial do segmento de vestuário. Identifique os elementos constitutivos desse sistema, em cada um dos três grupos (entrada, processamento e saída). 
Faça o mesmo para um sistema empresarial de serviços educacionais.
A seguir, estabeleça as semelhanças e diferenças entre os dois sistemas. 
Resposta esperada: 
* Vestuário: 
Entrada – matéria-prima (tecidos, linha, botões, etc), infra-estutura, maquinários, funcionários, informações, energia.
Processamento – corte dos moldes, costura, acabamento, embalagem.
Saída – camisas, calças, bermudas e outras peças de vestuário.
Serviços Educacionais:
Entrada – infra-estrutura, funcionários, informações, energia, alunos, conhecimentos.
Processamento – aulas, atividades de avaliação.
Saída – alunos diplomados.
Semelhanças – ambos os sistemas utilizam recursos humanos, demandam infra-estrutura, energia, informações.
Diferenças – A matéria prima tem variação, já que a empresa de vestuário, precisa de insumos a serem processados para serem transformados em produtos, já na empresa de serviços educacionais, a saída é representada pela diplomação de alunos, que recebem conhecimentos durante o processamento. 
Atividade 02 - Estudo de caso – prazo final para postagem 21 de agosto.
O alto índice de mortalidade das micro e pequenas empresas
Existe um contraste na alta taxa da constituição de microempresas no Brasil e a alta taxa de mortalidade dessas empresas, e segundo dados do Sebrae (2001), das microempresas que iniciam suas atividades, basicamente 70% delas não completam o segundo ano de atividade. Por ser esse o segmento que mais gera emprego e renda para a economia do país, muitos estudos têm sido realizados por todos os Estados e regiões. 
No Brasil, de acordo com pesquisa realizada em São Paulo pelo Sebrae/SP (2001), os principais fatores que influenciam a abertura de micros e pequenas empresas são o sonho de ter o próprio negócio, ou seja, a independência funcional (34%), a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento técnico sobre determinado produto ou serviço (11%), a única alternativa diante do quadro de desemprego (6%), exigência dos clientes e fornecedores (6%), ter recursos financeiros sobrando (4%) estavam insatisfeitos no seu emprego (2%) e outras razões (9%).
Em relação às pequenas empresas que fecharam e não conseguiram sobreviver ao mercado competitivo, na pesquisa do Sebrae/SP (2001, p. 21), dentre os principais riscos e problemas enfrentados, podem-se destacar os seguintes: a deficiência no planejamento prévio à abertura da empresa; a má gestão dessa empresa; problemas particulares; problemas com sócios; dificuldades conjunturais, por exemplo, mercado consumidor retraído, acirramento da concorrência, pressão de custos, etc.
Fonte: Organizações em contexto, Ano 2, n. 4, dezembro 2006.
Responda:
No momento que antecede a abertura de um novo negócio, quais seriam as principais informações a serem coletadas numa pesquisa de mercado (definição dos objetivos de pesquisa), para evitar que esta empresa venha a fechar prematuramente pelos motivos citados no texto? 
Resposta esperada: 
Realização de um planejamento prévio, contendo projeções financeiras, estudo da melhor localização para implantação do negócio, análise de viabilidade financeira, produtos e serviços a serem comercializados, preços a serem praticados, público-alvo a ser atingido, campanhas promocionais, treinamento equipe. ( O Aluno deverá citar pelo menos 3 desses assuntos para que a resposta seja considerada como correta)

Outros materiais