Buscar

apol100sociedade, família e instituição Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Considere a seguinte afirmativa: 
“A formação [docente] não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GÓMEZ, Angel Pérez. O pensamento prático do professor. In: NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed., p. 15-34. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 25.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão sobre ser profissional da educação na atualidade, é correto afirmar que:
	
	A
	Ser profissional da educação hoje é acima de tudo saber conservar as características do modelo tradicional de ensino.
	
	B
	Compreende-se que o professor deve deixar de ser aprendiz para ocupar-se totalmente em lecionar.
	
	C
	Admite-se que o professor nunca está pronto, acabado, mas, sempre em processo de (re)construção de saberes.
	
	D
	A formação do professor está completa quando ele conclui o curso específico em nível superior.
	
	E
	Os processos formativos de um professor findam quando ele consegue o doutoramento em sua área de atuação.
Leia o trecho de texto que segue:
“Nos últimos 15 anos, o Brasil tem realizado significativas reformas e mudanças em todos os níveis de ensino. [...] Ao mesmo tempo, alguns problemas e desafios parecem longe de serem resolvidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Joedson Brito dos. Avanços e desafios da educação brasileira na atualidade: Uma reflexão a partir das contribuições de Hannoun e a Educação Infantil como uma aposta enactante. Anais do XXVI ANPAE, Recife, p. 1-13.  2013. p. 2.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão para vencer os desafios da educação atual, dentre outros aspectos, o professor deve:
	
	A
	Parar de investir na sua formação continuada de modo a se dedicar exclusivamente ao ensino do conteúdo letivo previsto no livro-didático do aluno
	
	B
	Investir na sua formação continuada de modo a atender às necessidades dos alunos, levando em conta as mudanças aceleradas da sociedade
	
	C
	Lutar para a educação voltar a seguir a metodologia tradicional de ensino de modo a transformar o aluno em agente passivo da ação pedagógica
	
	D
	Inibir o uso de tecnologias de informação e comunicação na sala de aula de modo a privilegiar o ensino por meio do livro-didático impresso
	
	E
	Ignorar as novas linguagens e experiências, baseadas no processo de mediação e diálogo com os alunos, e privilegiar um ensino tradicional
3- Atente para a seguinte afirmativa:
“Voltando à arena nacional, após a edição da Constituição de 1988, diversas políticas sociais previstas na Constituição necessitavam de uma regulamentação através de uma lei federal, entre elas a política de saúde, criança e adolescente, assistência social e política urbana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CYMBALISTA, Renato; MOREIRA, Tomás. Política habitacional no Brasil: A história e os atores de uma narrativa incompleta. In: ALBUQUERQUE, Maria do Carmo (Org.) Participação popular em políticas públicas: Espaço de construção da democracia brasileira. p. 31-48. São Paulo: Instituto Pólis, 2006. p. 42.
Conforme os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil sobre a agenda da reforma institucional, proposta na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A agenda tinha como eixo periférico a democratização dos processos decisórios
	
	B
	A agenda não pretendia implementar mudanças no regime político
	
	C
	A agenda ocupou-se em manter as características autoritárias do padrão brasileiro
	
	D
	A agenda não tratou da intervenção estatal na área social
	
	E
	A agenda pretendia implementar mudanças na gestão das políticas públicas.
	1C
	2B
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 4/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Considere a seguinte passagem de texto: 
“O contexto político e social brasileiro, desde as últimas décadas do século passado, tem sido marcado pelo processo de redefinição do papel do Estado, a partir da universalização dos direitos de cidadania, descentralização e gestão democrática das políticas públicas. Trata-se, assim, de um novo formato institucional, legitimado pela Constituição Federal de 1988, integrante do processo de implementação da gestão descentralizada e participativa, que ocorreu no Brasil nos anos de 1990, nas esferas [de governo]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Roberto. A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil. Revista Pós em Ciências Sociais, v. 1, n. 11. São Luís/MA, 2009. <http://www.ppgcsoc.ufma.br/index.php?option=com_content&view=article&id=318&Itemid=114>. Acesso em 12 set. 2017.
De acordo com os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil, é correto afirmar que a Constituição Federal de 1988 regulamentou a participação da sociedade civil, como um elemento dos processos decisórios, nas esferas de governo...
	
	A
	municipal e estadual, apenas
	
	B
	municipal, estadual e federal
	
	C
	estadual e federal, apenas
	
	D
	municipal e federal, apenas
	
	E
	intermunicipais
Questão 5/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto a seguir:
“Com o fim do Regime Militar e a reabertura democrática, as unidades subnacionais e as antigas e as novas formas de organização da sociedade civil, encontram espaço para fortalecer a si e às instituições democráticas; promover a descentralização e criar novos canais de inter-relação entre os entes federados e entre estes e novos atores sociais. Nesse contexto, a Constituição de 1988 institucionaliza diretrizes que marcam a ascensão de um novo modelo de gestão das políticas públicas baseado na descentralização política e administrativa da União para as demais unidades federadas, na responsabilidade do Estado, na participação da população, na formulação e controle em todos os níveis de governo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SCHMIDT, Vera Viviane. Sociedade civil organizada: Políticas públicas e políticas de saúde no Brasil. INTERthesis, Florianópolis. v.3, n. 1, p. 1-28, jan./jun. 2006. p. 3.
De acordo com os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil a respeito da democratização da gestão pública e municipalização das políticas públicas nas diversas legislações brasileiras, é correto afirmar que:
	
	A
	Apesar da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas nas diversas legislações, é necessário que o mecanismo constitucional seja acompanhado de uma mudança na cultura política brasileira capaz de redefinir e alterar as relações entre o Estado e a sociedade.
	
	B
	A institucionalização dos Conselhos Gestores no processo de deliberação e controle social não está relacionada com a democratização da gestão pública no Brasil.
	
	C
	A existência, na Constituição Federal e em todas as legislações brasileiras, da exigência da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas é condição suficiente para a garantia e a funcionalidade da democratização da gestão pública.
	
	D
	Na Constituição Federal e em diversas legislações vigentes no Brasil, não são tratadas as questões relativas à garantia da democratização e municipalização das políticas públicas.
	
	E
	A implementação, na Constituição Federal e nas mais diversas legislações brasileiras, da descentralização e municipalizaçãodas políticas públicas é um fator criado especificamente para corroborar com a ineficiência da democratização da gestão pública no Brasil.

Outros materiais