Buscar

A arte da fotografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A arte da fotografia
Foi através da fotografia que o homem encontrou uma das formas mais perfeitas e práticas para gravar e reproduzir suas manifestações culturais.
Por volta de 1554, Leonardo Da Vinci descobriu o princípio da câmera escura, que é o seguinte: a luz refletida por um objeto projeta fielmente sua imagem no interior de uma câmera escura, se existir apenas um orifício para a entrada dos raios luminosos.
Baseados neste princípio, os artistas simplificam o trabalho de copiar objetos e cenas, utilizando câmeras dos mais diversos formatos e tamanhos. Enfiavam-se dentro da própria câmera e ganhavam a imagem refletida em uma tela ou pergaminho preso na parede oposta ao orifício da caixa.
Não é difícil imaginar os passos seguintes desta evolução: uma lente, colocada no orifício, melhorou o aproveitamento da luz; um espelho foi adaptado para rebater a imagem na tela; mecanismos foram desenvolvidos para facilitar o enquadramento do assunto.
Com esses e outros aperfeiçoamentos, a caixa ficou cada vez menor e o artista trabalhava já do lado de fora, tracejando a imagem protegido por um pano escuro.
Atividades Propostas aos alunos
Etimologia: 
Photo (do grego, quer dizer luz) – Photos – foto
Graphy (do grego, significa escrita) – Graphos – grafia
Photographia – photo grafia – fotografia = luz desenhada
Portanto, fotografia é desenhar com a luz ou “escrita da luz”. Fotografia, como resultado final, uma imagem inalterável, criada pela reflexão da luz.
Decodificando:
Assunto:
Delimitação do Assunto:
Objetivo:
A fotografia nos coloca constantemente diante de um mistério, e nunca diante de uma certeza. Ela nos obriga a uma interrogação sobre as nossas vidas, sobre o mundo que nos cerca. Fotografar é tentar agir contra o tempo: parar o tempo, tornar presente para sempre o passado, transformar um instante em eternidade. A fotografia trabalha com um material diferente das outras linguagens, um material tempo. E porque este tempo é de fato um tempo suspenso, ele deve ser conduzido por um artista, que nele é o ator principal, embora não seja o único.
Decodificando
Assunto:
Delimitação do assunto:
Objetivo:
Fotografias há de dois tipos. As mais raras são obras de arte, belezas que o olho do fotógrafo percebeu e nos mostra. Olhamos a foto e ficamos espantados: não havíamos visto a beleza que estava lá. Especialista nessas fotos é a Helô, nome completo Heloísa Helena de Castro Barbosa. A capa do meu livro As cores do crepúsculo – A estética do envelhecer – é uma fotografia dela. A Helô fotografa as coisas mais banais – coisas com as quais um turista jamais desperdiçaria uma foto – tais como folhas secas sobre o chão, um pau seco saindo da lagoa, as marcas do vento sobre a areia – e a gente leva um susto. Não é boa câmera que faz a fotografia. É o olho do fotógrafo. As outras são aquelas de grandes cenários em que pessoas sorridentes aparecem fazendo gracinhas. Banalidade pura.
Decodificando
Assunto:
Delimitação do assunto:
Objetivo: 
Contextualizando a fotografia
Observe a foto abaixo. Verifique o que ela representa para você. A partir dela, crie um texto descritivo, narrativo ou dissertativo, com no mínimo, 10 linhas.

Outros materiais