Buscar

Exercício 02 para envio

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTANCIA
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
 
 
 
Prof. da Disciplina: Leonardo Pereira de Sousa
Aluno: MIKAEL TORRES DA SILVA
Polo:Oeiras
Obs.: Cada questão vale 1,0 ponto.
 
Exercício 02 
 
- Defina Comunicação e sua importância dentro das organizações. processo através do qual realizam a função de planejamento,
R- A comunicação entende-se como o processo através do qual os administradores realizam a função de planejamento, organização, liderança e controle. Ela também é um processo do qual administradores dedicam grande parte do seu tempo, através de comunicação face-a-face, eletrônica ou telefônica com subordinados, supervisores, fornecedores ou clientes. Até mesmo através de memorandos, cartas ou relatórios a comunicação é utilizada dentro das organizações, por isso considerada como o “sangue vital” da empresa, e as falhas desse processo têm causado muitos problemas refletindo em todo o seu ambiente interno e externo.
A comunicação empresarial tem assumido um papel fundamental nas organizações, exigindo dos profissionais da área não apenas conhecimentos e habilidades, mas também uma visão abrangente do mercado e uma visão universal e estratégica de negócios. Sendo um fator importante para se ter um diferencial de competitividade, e é fundamental para a excelência nos relacionamentos das empresas e instituições com os seus inúmeros públicos estratégicos. Além disso, englobam o cuidado com a imagem corporativa, ou seja, com a marca da empresa, melhorando os serviços e aumentando a produtividade e lucro.
- Quais são os Meios de Comunicação mais existentes nas organizações? 
R- A comunicação se divide em: oral e escrita e podem ser auxiliadas por recursos visuais, gráficos, fotografias, mapas ou objetos.
Comunicação oral: é o primeiro e mais importante canal de comunicação, além do domínio do idioma, envolve a escolha das palavras e o tom de voz.
Comunicação escrita: é mais complexa que a oral porque envolve um segundo sistema de comunicação, além da fala. Vão desde bilhete, e-mails, relatório ou ofícios, e é essencial para todas as pessoas que trabalham em organizações.
Recursos visuais: são imagens, símbolos ou objetos e complementam a comunicação verbal ou escrita. São muito usadas em apresentações executivas, salas de aula e apresentações de trabalhos.
Linguagem corporal: são figuras ou movimentos de quem se comunica como os olhares, gestos, posturas, vestuário, etc.
- Identifique as barreiras existentes à Comunicação além dos Processos de Comunicação. 
R- Existem múltiplos obstáculos que interferem e dificultam o processo de mútua interpretação do conteúdo da mensagem, entre eles destacam-se os aspectos relacionados com a própria transmissão da mensagem, as chamadas barreiras físicas. Pode-se perder informação devido ao ruído. Chama-se ruído a toda perturbação aleatória, que intervêm na comunicação da informação e que degrada a mensagem tornando-a errônea. O ruído pode alterar as mensagens e modificar o seu significado, a interpretação final da mensagem será diferente, porque a informação recebida é diferente. 
Existem outros obstáculos à comunicação eficaz, como sejam barreiras de significados ou barreiras psicológicas, que estão relacionadas com as barreiras intrapessoais do emissor/receptor e com a utilização de códigos não partilhados. 
Os obstáculos intrapessoais surgem quando num processo comunicacional os intervenientes assumem uma atitude de defensiva, ou porque se sentem inseguros/ameaçados, de baixa de autoconfiança, podendo ser afetados ainda pelo seu estado de humor e a emoção do momento. No contexto ambiental e físico, considera-se a distância entre indivíduos e grupos, visto que no sistema organizacional se encontram separados por departamentos ou setores. Resultados de pesquisas indicam que a probabilidade de dois indivíduos de se comunicarem decresce proporcionalmente dependendo da distância entre eles, isto mostra-nos que quanto menor a proximidade entre eles, melhor compreensão da mensagem transmitida.
- Comente a utilização da Tecnologia de Informação na Comunicação e seus benefícios.
 R- A tecnologia da informação mudou radicalmente a maneira como os membros da organização se comunicam. Melhorou a habilidade do gerente em monitorar o desempenho do indivíduo e da equipe, permitiu que os funcionários tivessem informações mais completas e tomassem decisões mais rápidas proporcionando mais oportunidade para colaborar e compartilhar informações.
A evolução da tecnologia da informação tem sido gigantesca, vários sistemas corporativos foram criados, como, por exemplo, o e-mail, a agenda de grupo online, etc. Ainda neste contexto, pode-se considerar a descoberta da Internet como um grande marco e um dos avanços mais significativos, pois através dela vários outros sistemas de comunicação foram criados.
É inegável o papel fundamental que as Tecnologias de Informação e Comunicação desempenham a nível individual e organizacional. No entanto, é importante compreender que sem uma boa gestão do recurso fundamental e estruturante de toda a organização, a Informação, não é possível garantir que um sistema de informação cumpra cabalmente as suas funções na organização
- Como se define trabalho em equipe?
 
 R- Segundo a Wikipédia, trabalho em equipe ou trabalho de equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode também ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho.
O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. Na sociedade atual, o trabalho em equipe é muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro.
- Diferencie grupo de trabalho e equipe de trabalho.
 R- Um grupo de trabalho interage principalmente para compartilhar informações e para tomar decisões que ajudarão cada membro a agir dentro de sua área de responsabilidade. Os grupos de trabalho não precisam e não têm a oportunidade de se envolver no trabalho coletivo, que exige um esforço conjunto.
Consequentemente, seus desempenhos são simplesmente a soma, as contribuições individuais de todos os membros do grupo. Não há uma sinergia positiva, que criaria um nível geral de desempenho maior do que a soma das contribuições.
Uma equipe de trabalho, por outro lado, gera sinergia positiva, por meio de um esforço coordenado. Seus esforços individuais resultam num nível de desempenho que é superior à soma das contribuições individuais.
- Cite e comente os tipos de equipe de trabalho existentes.
 R- As equipes de trabalho podem ser classificadas com base em seus objetivos. As quatros formas mais comuns de equipe em uma organização são as funcionais, as de resolução de problemas, auto gerenciadas e as multifuncionais.
 As equipes funcionais. São compostas de um gerente e do funcionário de sua unidade. Dentro dessa equipe funcionam, questões como autoridade, tomada de decisões, liderança e interações são relativamente simples e claras. Geralmente estão envolvidas no esforço para melhorar as atividades de trabalho ou para solucionar problemas específicos dentro de uma determinara unidade de funções.
As equipes de solução dos problemas. Nelas, os membros compartilham ideias ou oferecem sugestões sobre como melhorar os processos e os métodos de trabalho. As equipes de solução de problemas se reúnem regularmente para discutir problemas de qualidade, investigar as causas do problema de qualidade e também geram e avaliam seu próprio feedback. Mas raramente essas equipes recebem a autoridade para unilateralmente implementar suas sugestões. Em vez disso, fazem recomendações a gerencia, a qual geralmente toma a decisão sobre a implementação das soluções recomendadas.
As equipes de trabalho auto gerenciadas.Uma equipe de trabalho auto gerenciada é um grupo formal de funcionários que opera sem um gerente e é responsável por um processo ou segmento de trabalho completo, que entrega um produto ou serviço para um cliente externo ou interno. Esse tipo de equipe tem o controle sobre o seu ritmo de produção, determina as tarefas e os horários dos intervalos e inspeciona o próprio trabalho. As equipes de trabalho totalmente auto gerenciadas selecionam seus integrantes e fazem com que eles avaliem o desempenho uns dos outros. Como resultado, as posições de supervisão não têm muita importância e podem até ser eliminadas.
As equipes multifuncionais. A equipe de trabalho multifuncional, é a que consiste em funcionários de mesmo nível hierárquico, mas de diferentes áreas de trabalho na organização. Os funcionários são reunidos para realizar uma tarefa específica. As equipes multifuncionais também são um meio eficaz de permitir que os funcionários de diversas áreas de uma organização compartilhem informações, desenvolvam novas ideias, solucionem problemas e coordenem as tarefas complexas. Mas as equipes multifuncionais podem ser difíceis de administrar. Os estágios iniciais do desenvolvimento (por exemplo, a tempestade) em geral consomem tempo, conforme os membros aprendem a trabalhar com a diversidade e a complexidade. Essa dificuldade com a diversidade, no entanto, pode ser transformada em vantagem.
- Cite as características das equipes de trabalho de alto desempenho. 
R- As equipes de trabalho de alto desempenho têm uma clara compreensão de meta e também a crença de que a meta inclui um resultado digno ou importante. Além disso, a importância das metas encoraja os indivíduos a redirecionarem a energia para além das preocupações pessoais e na direção das metas da equipe. Os integrantes das equipes de trabalho de alto desempenho estão comprometidos com as metas da equipe; sabem o que se espera deles e entendem como trabalharão juntos para atingir esses objetivos. Elas são compostas por indivíduos competentes. Eles têm talento e habilidade técnica para atingir os objetivos desejados, bem como as características pessoais necessárias para alcançar a excelência enquanto trabalham bem com os outros. Os mesmos indivíduos também são capazes de reajustar suas habilidades de trabalho, chamadas de ‘ajustes de cargo’, para se ajustar as necessidades da equipe. É importante não deixar de lado as características pessoais. Nem todas as pessoas tecnicamente competentes têm habilidade para trabalhar bem com o outro membro de uma equipe. Os membros da equipe de alto desempenho possuem habilidades técnicas e interpessoais.
- Por que a confiança é um aspecto tão importante no processo de negociação?
R- As equipes eficazes são caracterizadas pela alta confiança mútua entre seus membros. Isto é, os membros acreditam na integridade, no caráter e na habilidade do outro. Porém, como você já deve saber de seus próprios relacionamentos pessoais, a confiança é frágil. Os membros de uma equipe eficaz mostram lealdade e dedicação intensa à equipe. Eles estão dispostos a fazer qualquer coisa que tenha relação com ajudar a equipe e ter sucesso nas negociações.
Chamamos essa lealdade e dedicação de comprometimento unificado. Estudos de equipes de sucesso detectaram que seus integrantes se identificam com suas equipes. Os membros se redefinem para incluir a associação na equipe como um aspecto importante a ser. Assim, o compromisso unificado se caracteriza pela dedicação aos objetivos da equipe e pela disposição em despender uma extraordinária energia para alcançá-los.
- Com base na sua experiência, você considera que os líderes são suficientemente flexíveis para adaptar o seu estilo de liderança à situação ou aos seus liderados? Explique sua resposta. 
R- Nem todos os lideres tem esta flexibilidade. Isso depende de cada um. E como sabemos que liderar é ser capaz de influenciar pessoas a fazerem de boa vontade o que tem que ser feito em favor do coletivo e para agirem em torno de um objetivo comum em que todos possam crescer com o resultado dos esforços de seus membros é que acho que líderes e liderados têm que entrarem em um acordo para que eles tenham uma boa relação para o bem da empresa. E também acredito que o líder tenha que ter um pouco de flexibilidade, mas que cada liderado tenha que se adaptar ao estilo do seu líder, pois ele foi colocado naquele posto por uma comissão organizada de nível hierárquico da empresa e para tal função o deram total liberdade de utilizar de seus métodos para a sua realização.
Aluno: MIKAEL TORRES DA SILVA

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes