Buscar

Trbalho Idade Media (4) Sylvia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Idade Media: Historia e Direitos 
A idade media é o período intermediário da divisão clássica entre a antiguidade e a idade moderna. Tendo como um conceito “antigo” a “idade das trevas”. Este tipo de conceituação pretende atrelar uma pespectiva negativa ao tempo medieva. Foi durante o renascimento que ocorreu tais criticas, observando-se então que na idade media é simplificada a condição de (nero) oposto ao valores e ditanus que dominaram a civilização dos pensadores renascentistas.
No entanto em um olhar mais atento ao mundo medieval, nos revela que esse período não só teve ponto negativo como: a crise econômica, politica, social e cultural. Mas também o surgimento da civilização, desaparecimento da escravidão, surgindo assim um sistema de trabalho mais digno. Afinal de contas, se fosse um período onde se vivia nas “trevas”, não teria significado algum para historia da civilização, tendo como um exemplo de despedida desse preconceito a criação da universalidade. 
Os bárbaros e a civilização ocidental 
A criação da fronteira fortificadas pelos romanos para impedir que os germânicos penetrassem em seu território, não impediu o contato desses a sociedade romana. Tal acontecimento não era esperado devido aos contatos prévios dos germanos ao território romano.
A queda do império romano, não só afetou a igreja, mas como ocorreu também as ocupações dos bárbaros na Europa. Mas aos poucos foram convertidos e civilizados pelos missionários, que tinham como estratégia converte os reis, que tinham seus poderes fortalecido devido a essa “graça” e a população após a conversão do rei cloves a França abraçou o cristianismo, onde foram sagrados todos reis da França.
O cristianismo não só foi aceito como teve tamanha importância aos povos bárbaros. Trazendo para eles benefícios próprios e ensinamentos ao respeito acima da força
Surgindo então a cavalaria, uma instituição onde ajudava-se os fracos e como era considerado viúvas, órfãos e os inválidos. Sendo posto a eles a força e defendiao regiões onde instalava-se a guarda dos cristãos.
O surgimentos dos bárbaros germânicos trouxeram desentendimento com os romanos, pois de um lado os bárbaros germânicos com tamanha brutalidade e de outro lado os romanos com sua civilidade. Essa violência entre essas duas realidades foi canalizada pela igreja, que foi extremamente importante. 
Quando o império romano passou a não ter autoridades suficientes nos momentos necessários, devida a sua queda, a cavalaria surgiu como fiscalização social, reestabelecendo o equilíbrio. 
O império carolíngio de Carlos Magno
Carlos magno era um filho fiel da igreja, apesar de se destacar por sua elevada estrutura e força física. Tinha como programa de governo a restauração do antigo império romano sobe a liderança da França. Foi considerado o soberano mais poderoso da europa devido a grandeza de sua politica, tendo assim o cargo de imperador romano cristão. Apesar de sua grandiosidade a unidade politica realizada por ele não durou após sua morte. 
A obra jurídica de Carlos Magno
Era assembleia dos grandes do império carolíngio onde convocava-se a nobreza para se ouvir queixas, ponderações e efetuar consultas. Eram chamados de “capitulares” as leis por serem dispostas em capítulos. Foram as primeiras leis escritas da idade media. As normas antes de serem ordenadas, debatiam-se a questões necessárias para a imposição delas. Apesar de ouvir o debate, tais questões continuavam sob o comando “poder” de Carlos Magno, a decisão final.
As capitulares trouxeram grandes inovações como juízes profissionais, possibilidade ao recurso ao tribunal no caso de falso julgamento e o desenvolvimento da prova testemunhal.
O Feudalismo 
Com a busca dos cristões europeus a proteção dos mais poderosos, devido a insegurança e ao medo das constates invasões dos bárbaros, surgiu a formação das sociedades feudais, onde havia a relação entre os senhores feudais e os vassalos em uma espécie de prestação de serviço e na confiança mútua
O sacro império germânico – As cruzadas
A motivação das cruzadas foi por que a europa estava praticamente cercada pelos turcos, que estava proibindo o acesso a certos lugares. Após combaterem os turcos e conquistar Jerusalém, em uma espécie de guerra defensiva, criaram feudos, depois a cruzada estimulou o contato econômico e cultural para a permanência da civilização europeia. Aumentando o comercio, a europa conheceu novos produtos, no entanto as cruzadas também trouxeram consequências como o incremento do comercio, novas ideias europeia, e um movimento em direção ao absolutismo na europa, devido a morte de muitos nobres, aumentou o tamanho da burguesia e o poder real.
A Magna Carta da Ingraterra
Era uma carta de liberdade para os senhores feudais. Sendo ela o alicerce da legislação britânica atual. Foi o primeiro documento a colocar por escrito alguns dos direitos do povo inglês. Estabelecendo assim que o rei devia seguir a lei e não mais reinar como bem entendesse. Por isso considerado o verdadeiro marco no estudo de direito constitucional. 
Últimos tempos da Idade Média 
Foram marcados pela guerra dos cem anos entre franceses e ingleses, motivada pela crise politica que tomou conta da França. Além do interesse econômico, onde nesse período os monarcos fortaleciam seu poder econômico por meio de cobrança de tributos. Em uma guerra onde os ingleses venciam, a francesa Joana D’arc deu outro sentido a esse conflito. Essa guerreira conquistou importantes cidades de domínio inglês. No entanto a lendária guerreira pagou um preço caro, foi aprisionada, julgada, condenada e queimada viva. 
Em seguida a guerra dos cem anos surgiu a peste negra, uma epidemia trazida por meio de infecção do ar, espirros, tosses, individuo infectado, sendo transmitida para os seres humanos através de ratos, pulgas e outros. Ao pegar essa peste, a pessoa tinha pouco tempo de vida.
O fim da época medieval foi marcada por vários fatores: fome, peste, guerras, rebeliões de servos, atingindo assim a essência do sistema feudal.

Outros materiais