Buscar

6 CONCLUSÕES hahhaha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

6 CONCLUSÕES
.
 No Brasil, o radier em grande maioria é utilizado apenas para empreendimentos residenciais e comerciais de pequeno porte, sendo pouco explorado para outros métodos de construção, como exemplo o radier em concreto protendido que possui a capacidade de suportar grandes cargas. 
O sistema de concreto armado ainda é considerado como o método mais utilizado pelas construtoras no Brasil, isso devido a permanecer a cultura de construção em concreto armado, após a chegada do cimento Portland no século XX, sendo que para muitos empreendedores ainda consideram o concreto armado com um método construtivo mais barato, levando em consideração pela maior facilidade de contratar mão obra qualificada, e com um maior número de empresas especializada em venda de materiais para concreto armado, comparada ao método protendido.
Através de pesquisas no mercado da construção civil, foi possível verificar o que mais 50% do valor investido em uma estrutura, está relacionado a mão de obra. 
Em relação o concreto armado, apesar de ter um menor custo de materiais, o custo em relação ao tempo de execução pela mão de obra é muito maior, comparado ao método de concreto protendido, concluindo que ao utilizar o concreto protendido se tem uma maior economia ao executar o empreendimento, se torna um método mais vantajoso.
O radier em concreto protendido é um das fundações mais utilizadas nos Estados Unidos, isso devido a sua capacidade de suportar grandes cargas, com uma maior velocidade de execução da estrutura, apesar de que ao executar um radier em concreto protendido, o custo será mais elevado em relação aos materiais, sendo considerado vantajoso em relação ao menor tempo para a finalização da estrutura, reduzindo significativamente o custo da mão de obra.
Observando os fatos apresentados, é possível concluir a eficácia da utilização do radier em concreto protendido, apresentando maiores vantagens ao se comparar as técnicas utilizadas no método tradicional em concreto armado.
RESUMO
.
O trabalho apresenta as vantagens e desvantagens para a utilização do radier em concreto protendido, descrevendo a origem do concreto no Brasil, relatando a necessidade de utilização do concreto armado e do concreto protendido para a construção civil.
Serão abordados os principais tipos de fundação direta, incluindo o radier em concreto armado e o radier em concreto protendido, descrevendo as suas funções e as suas características.
 Será abordado um comparativo em relação aos custos e capacidade de carga entre método o de concreto armado e o concreto protendido, definindo qual método é considerado mais vantajoso para a construção civil. 
Através de pesquisas no mercado da construção civil, foi possível constatar que na construção de uma estrutura, o valor relacionado à mão de obra, representa mais de 50% no custo valor total de uma estrutura.
Os resultados desses estudos mostraram que ao se utilizar o concreto protendido, se tem uma maior economia em executar uma estrutura, considerando a fundação em radier protendida, um método vantajoso para a construção de um empreendimento urbano e comercial.