Buscar

Aula ANATOMIA CP - MUSCULOS DA MIMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula de ANATOMIA CABEÇA E PESCOÇO 
Tema: Músculos da mímica
Musculo depressor do lábio inferior: deprime o lábio inferior. 
Orbicular da boca: orbita envolta da boca. 
Orbicular do olho: orbita em volta do olho. 
Os mais importantes para a Odontologia são os peri-orais (bucais):
Musculo occiptofrontal: Músculos com 2 ventres são chamados de digástricos (1 ventre no osso occipital e um ventre no osso frontal, entre os dois ventres temos um tendão que se chama aponeurose (em forma de folha) epicrânica).
Aponeurose epicrânica: vai da protuberância occiptal do cérebro interna, linha nucal suprema e arco zigomático. O ventre frontal do musculo occiptofrontal se origina na aponeurose epicranica e se fixa na pele envolta do arco superciliado. 
Musculo prócero: Se origina no osso nasal e se insere na pele da glabela. 
Corrugador do supercilio é mais frontal, recebe esse nome porque vai da glabela até a região mais lateral do supercilio. (Aproxima as sobrancelhas). 
Músculo orbicular do olho: 2 partes: Uma palpebral que fica na pálpebra e uma orbicular que fica na parte mais externa, invade um pouco da fronte, da região geniana, da bochecha. A função é piscar. Quase não tem fixação óssea, tem mais pele e alguns ligamentos palpebrais (medial, lateral e pequena porção na maxila e no osso lacrimal).
Músculo nasal: origem na maxila e tem duas porções: uma porção nasal que sobe o dorso do nariz e vai encontrar no lado oposto, amplia a abertura das narinas e uma porção alar que fica na asa do nariz (fecha as narinas). 
Musculo Orbicular da boca: orbita em volta da boca. É o único dos periorais que fecha a rima da boca. É mais forte que os outros. Se origina na base dos processos alveolares (maxila e mandíbula), septo nasal e num conjunto de tecido conjuntivo (fica a 1 cm lateral da comissura labial). 
Importância clínica: paciente com perda dental com rebordo residual está na 4 prótese total, a inserção do orbicular não musa, está fixa, o osso é que diminui. Então, vai chegar um ponto que o paciente abre a boca e o rebordo está na altura do assoalho da boca e quando vai falar a prótese total removível acaba saindo (o orbicular contrai e empurra a dentadura). O diagnóstico então seria: Respirador bucal. Respira pela boca e não pelo nariz. Se dorme de boca aberta o orbicular da boca dele funciona pouco e se funciona pouco é um musculo fraco, hipotônico e reduz a altura. 
Fibras: 
Existem as do lado superior e as fibras do lado inferior. São independentes uma da outra. 
4 fibras: 2 superiores direita esquerda e duas inferiores direita e esquerda, mas foram descobertas mais fibras, sendo elas uma labial superior e inferior direita e esquerda e uma marginal superior e inferior direita e esquerda. Ao todo 8 fibras que são diferentes e unidas formam um novo musculo. 
Músculos elevadores do lábio
Músculo elevador do lábio superior e da asa do nariz: Se origina no processo frontal da maxila, desce rente ao nariz e se prende na asa do nariz, então quando sobe eleva o lábio superior e a asa do nariz. 
Músculo elevador do lábio superior: Se origina da margem orbital e vem se inserindo de forma triangular até metade do lábio superior. 
Músculo zigomático menor: vai da face anterior do zigomático até o ângulo da boca.
 Músculo zigomático maior: face lateral do zigomático até o ângulo da boca. Tracionando o ângulo da boca pra cima e pra lateral. 
Musculo elevador do ângulo da boca: Origem na fossa canina e vem reto até o ângulo da boca. 
Importância clínica de saber esses músculos: O que impede a dissipação de processos infecciosos: fáscia e inserção dos músculos. O musculo elevador do ângulo da boca tem a pele abaixo do forame orbital e vem até o ângulo da boca e em cima tem o elevador do lábio superior nasal, elevador do lábio superior e zigomático menor. Entre ele tem gordura (em gordura a bactéria se espalha) e dependendo da altura da raiz do canino, se a raiz do canino estiver abaixo da inserção do elevador do ângulo da boca o abcesso vai ficar intra oral. Se estiver maior que a inserção do orbicular da boca o abcesso vai pro espaço entre os músculos e gera um abcesso extra oral. Os músculos prendem. Os músculos da mimica são finos, muito delicados, são tão finos que as vezes não tem nem fáscia. Sai pela abertura entre o elevador da asa do nariz e elevador do lábio superior. Se chega um paciente assim no consultório chegamos a conclusão de que ele está com a raiz acima da inserção do musculo do ângulo elevador da boca. Só que ainda não temos o ponto de dreno, nesse caso passamos antibiótico para fazer o canal do dente/ extrair, etc. 
Músculo Risório: não tem inserção óssea. Vai do ângulo da boca até as fibras posteriores do platisma, fáscia do masseter ou fáscia parotidea.
Músculos depressores
Músculo depressor do ângulo da boca: Vai da margem da mandíbula até o ângulo da boca. 
Depressor do lábio inferior: Vai da margem da mandíbula e segue reto até o lábio inferior.
Músculo bucinador: Tem origem na linha obliqua da mandíbula, na base do processso alveolar, na base do processo alveolar na região de maxila. Ligamento pterigomandibular. Vai até o ângulo da boca. Mantem a bochecha rígida durante a mastigação, ajuda no sopro, sucção e é continuo com o musculo superior constrictor da farínge. É perfurado pelo ducto da glândula parotida. 
Pergunta: Porque crianças são bochechudas? 
Resposta: Ajuda a mastigar, na sucção. Pra ela ter a função do bucinador, mantem a bochecha no lugar para que faça a sucção do leite de forma normal. 
Externamente ao bucinador: fáscia bucofaringea. 
Externamente a fascia bucofaringea: corpo adiposo da bochecha. (bichectomia). 
Músculo mentoniano: tem origem na protuberância mentoniana e se insere na pele do mento. É um musculo muito forte e como vai até a região do sulco labiomentonino, normalmente vai atrapalhar muito durante um atendimento. Em perio: Na raspagem de incisivo inferior o musculo mentoniano fica puxando e atrapalha muito. Em protese: empurra a dentadura. 
Bichectomia, cirurgia: anestesia, faz incisão de mais ou menos 1 cm abaixo da abertura do ducto, com uma pinça divulsionamos e abrimos. Incisao: mucosa, submucosa, bucinador, fascia, faríngea e corpo adiposo, vai puxando com a pinça, só está preso por alguns ligamentos que puxando soltam-se facilmente. Tira-se a “gordurinha, sutura, passa antibióticos, manda pra casa para recuperação. 
Musculo de incisão: bucinador em sentido horizontal. 
Temos várias expressões faciais: 
Susto: temos o facial, os músculos periorais que vai puxando, o orbicular do olho, o procero, o colgador do supercilio. 
Alegria: risório, periorais. 
Covinha: espaço entre os dois mentonianos ou entre o modil. Orbicular da boca. 
Músculos da mimica agem movimentando a pele do rosto formando sulcos e as vezes esses sulcos se tornam permanentes (rugas), a partir dos 30 não é mais produzido colágeno. E rugas são sempre perpendiculares as fibras do musculo. 
Incisão: se formos incisar o lábio do paciente, o musculo mais forte é o orbicular da boca, o sentido da fibra é horizontal ou latero lateral, então se um paciente chegar no consultório com uma verruguinha de papiloma no lábio inferior teremos que tirar e mandar pra biopsia, o sentido será horizontal porque tem que ser no sentido das fibras e se não fizermos no sentido horizontal a cicatriz vai ser maior porque as fibras vão se afastar e se torna mais difícil de suturar. 
Botox: em músculos da mimica para atenuar as rugas, age no nervo facial, Botox é uma toxina que paralisa o musculo. Na odontologia é usado para o sorriso gengival. Corta o elevador do lábio superior e a asa do nariz. 
Elevar a ponta do nariz: pega mais o septo, musculo depressor do septo nasal, abaixa o septo, então aplicando o Botox eleva-se a ponta do nariz.
Os nossos músculos periorais precisam de suporte labial, dado por processos alveolares e dentes, se extraímos dentes perdemos processo alveolar, então quando vamos repor os dentes do paciente na prótese tem um rebordo, uma celaque dá uma estufada no que perdeu. Temos que tomar cuidado para repor direitinho, tomar cuidado com o orbicular, primeiro ver se e não está debaixo dele e ter cuidado para não estufar muito a prótese porque senão o paciente não consegue fechar a boca. 
Podemos mudar o sorriso do paciente com a base dos músculos da mimica. Paciente com prótese e sorriso torto: provavelmente a prótese está muito grande, então no ato de entrega de prótese teremos que verificar o sorriso, dando harmonia, se não estiver harmônico desgastamos a prótese. 
Quando um índio retira o couro cabeludo, dá-se o nome de descalpelado. 
Temos 5 camadas no crânio: 1 pele (pelos, glândulas sebáceas, sudoríparas), 2 tecido subcutâneo (tem uma camada de gordura não muito vascularizada, 3 aponeurose epicranica (vai da protuberância occiptal do cérebro interna, linha nucal suprema e arco zigomático), 4 tecido subaponeurótico frouxo (veias hemissárias, parte perigosa do couro cabeludo, nele que a infecção se propaga de extra pra intra craniana), 5 periósteo (pericrânio).
1,2 e 3 estão intimamente unidas. 
Lesões superficiais até a aponeurose não se abrem, mas se o corte chega até o tecido subaponeurótico frouxo ocorre abertura. 
Já na região temporal temos o musculo temporal e a fascia temporal, vamos acrescentar duas camadas nessa região que vão entrar entre o tecido subaponeurótico frouxo e o pericrânio. 
Então é: de fora pra dentro: pele, tecido subcutâneo e aponeurose epicranica que vai estar fixa no arco zigomático. Mais fundo: tecido aponeurotico frouxo, fascia do temporal (se fixa no arco zigomático), musculo temporal e pericrânio. 
Fascia do temporal se fixa no arco zigomático, mais um motivo pra lesões nessa região se ficar fixa no arco zigomático, porque se propagam no tec subaponeurótico frouxo, mas lateralmente ela não desce porque a aponeurose epicranica esta fixa no arco zigomático e a fascia do temporal também está fixa, então infecção, edema ou hematoma param por aqui e posteriormente não desce porque a aponeurose epicranica está fixa na linha nucal. 
Incisões que vão até a aponeurose não abrem, não precisa nem suturar porque vai estar fechado, mas se foi até o tec subaponeurótico frouxo vai depender da direção da lesão. 
Musculo occiptofrontal: direção das fibras é na vertical. 
Cortes verticais que conseguiram lacerar a aponeurose não vão abrir, abre bem pouco. E corte horizontal abre muito, porque cada um lado puxa uma borda da lesão. 
Por isso devemos usar EPI, para que não aconteçam eventos indesejados, máquina de gesso, por exemplo. 
A lesão foi na fronte, mas o que ficou roxo foram os olhos, o que aconteceu?
Disseminou porque não tem aponeurose pra prender ou impedir o processo infeccioso, por isso lesões em fronte dão hemorragia/ hematoma e essa hemorragia se concentra na orbita. 
Alopecia Areata de origem dentaria: perda de cabelo circunferencial no couro cabeludo. 
Fazendo tratamento, à medida que vamos tratando o couro cabeludo vai voltando ao seu estado normal, se recompondo. 
Trigêmio: Responsável por todas as extremidades da face e as vezes quando chega no SNC as informações se cruzam. Por exemplo, o nervo responsável pelo dente, quando a informação chega lá no tronco encefálico se cruza com o nervo responsável pela inervação do couro cabeludo gerando essa falha. 
3º molar pode causar alopecia em barba.

Outros materiais